Quando seu gato pega camundongos

Os gatos adoram caçar camundongos. Como predadores naturais, eles são muito bons nisso. Seu gato não caça por estar com fome — ele já é muito bem alimentado com o alimento para gatos da Science Diet para isso! Na verdade, esse comportamento predatório faz parte de seu instinto natural. Isso não deve lhe causar problemas, mas você deverá evitar que perturbe a vida selvagem de seu jardim. Uma coleira com um guizo funcionará como alerta para qualquer passarinho incauto, dando-lhes uma chance de fugir antes que seu gato se aproxime demais.

Por que ele me traz presentes indesejáveis? Em algumas ocasiões estranhas, seu gato também poderá presenteá-lo com um ratinho ou algo maior, deixando-o à porta de sua casa. Os pesquisadores do comportamento felino não sabem exatamente porque os gatos levam presas mortas para seus donos, mas eles acham que pode ser por um dos dois motivos:

  • Como sinal de afeição ao proprietário. Afinal, eles adoram caçar, matar e brincar com o camundongo morto – por que você não gostaria?
  • Como resultado de um instinto parental. Os gatos têm a forte tendência de prover alimento à sua família.

A maneira como os gatos caçam também pode ser uma das causas. Eles gostam de esgotar suas presas até o fim, perseguindo-as e caçando-as até que elas fiquem exaustas. E eles geralmente preferem fazer isso em sua própria casa.

Prevenção.A única forma eficaz de evitar as caçadas é fazer com que seu animal de companhia seja um gato confinado a ambientes internos. Claro, isto nem sempre será muito prático, sobretudo se seu gato estiver acostumado a ficar fora de casa. Você pode tentar estimulá-lo com mais brincadeiras dentro de casa. Atividades que simulam caçadas, como perseguir brinquedos ou brincar com outros gatos, pode dar a seu gato a dose de adrenalina que ele precisa para ficar longe das caçadas ao ar livre.

Limpe logo a bagunça. Lembre-se de descartar qualquer coisa que tenha sido capturada por seu gato o quanto antes. Se você não se livrar dos troféus de seu gato, ele achará que está tudo OK e continuará a acumular patrimônio. Um par de luvas de borracha poderá lhe ser útil nesta tarefa particular!

Artigos Relacionados

  • Nascido para se limpar | Hill's Pet

    Seu gato não só sabe como se limpar como também foi feito para isto. A higiene é uma característica marcante da maioria dos gatos. Nós até podemos lhes dar uma ajudinha de tempos em tempos, mas os gatos, sozinhos, fazem um excelente trabalho.
  • Entendendo o miado de seu gato | Hill's Pet

    O miado de um gato não é simplesmente um som emitido por um gato. É na verdade um método surpreendentemente sofisticado de comunicação. Os hábitos de vocalização e a voz dos gatos são tão individuais quanto a voz de uma pessoa.
  • Sinais de boa saúde | Hill's Pet

    Quando você levar seu animal ao veterinário, apresente todas as suas dúvidas e preocupações com relação à saúde do gato. Para ajudá-lo a determinar as alterações sobre as quais você precisa conversar com seu veterinário, verifique os tópicos a seguir.
  • Compreendendo as gatas no cio | Hill's Pet

    Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois.
  • Seu gato provavelmente é mais esperto do que você pensa | Hill's Pet

    Você pode dizer que os gatos são espertos simplesmente observando-os por alguns minutos. Eles aprendem rapidamente e contam com milhares de anos de evolução por trás de suas habilidades de observar e tomar decisões inteligentes baseadas em suas percepções.
  • A anatomia especializada de seu gato | Hill's Pet

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.