O Gato e o Rato: Por que o Seu Gato Gosta de Caçar Ratos

Published by
minuto ler

Os gatos amam caçar ratos, e, como caçadores naturais, eles são muito bons nisso. O seu gato não caçará por estar com fome - ele está muito bem alimentado com a ração Science Diet® para isso! - Na verdade, ele assim o faz por ser um instinto natural. Isto não deverá ser um problema, mas você deve desestimulá-lo a perturbar a vida silvestre do jardim. Uma coleira com sino servirá como um aviso para pássaros inocentes, lhes dando uma chance de voar antes que o gato se aproxime demais.

Por que presentes indesejáveis? Ocasionalmente, o seu gato poderá também deixar um presentinho como um rato ou às vezes algo maior, à sua porta. Os pesquisadores de gatos não estão completamente certos do porquê os gatos deixarem uma presa morta para os seus donos, mas eles acham que é uma das duas razões:

  • Como sinal de carinho por seu dono; afinal, eles amam perseguir, matar e brincar com ratos mortos, então, por que você não deveria?
  • Como resultado de instinto paterno. Os gatos têm grande tendência de providenciar comida à sua família.

A maneira de como os gatos fazem a caça podem também ser um fator. Eles gostam de cansar sua presa, espiando e perseguindo até deixar exausto seja lá o que estão perseguindo. Eles geralmente preferem fazer isso quando em estão guerra por território..

Prevenção. A única maneira eficaz de fazer o seu gato parar de caçar é assegurar que ele fique em casa. Logicamente, nem sempre isto é prático, principalmente se ele está acostumado a passear. Você pode tentar estimulá-lo com mais brincadeiras em casa. Atividades que estimulam a caçar como perseguir brinquedos ou brincar com outros gatos poderão proporcionar ao seu gato a ‘solução’ que precisam para não caçarem na rua.

Livre-se rapidamente. Lembre-se de jogar fora qualquer coisa que ele pegou assim que possível. Se você não jogar fora seus troféus, ele achará que não tem problema em continuar colecionando-os. Um par de luvas pode ser uma ótima pedida para este trabalho em particular!

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados