O Quão Inteligente São os Gatos?

Published by
minuto ler

Todos sabem muito bem que os gatos são espertos, talvez até criaturas traiçoeiras, mas o quão inteligente são os gatos?

De acordo com os cientistas, isso não é fruto da sua imaginação: Os gatos são muito mais inteligentes do que você pode perceber e também muito mais teimosos.

O Que Se Passa em Seu Cérebro?
Você precisa apenas observar os gatos por um curto período de tempo para reconhecer que são seres extremamente inteligentes. Os gatos possuem cérebros menores em relação aos cães, mas conforme explica o Dr. Lorie Huston da PetMD “o tamanho relativo do cérebro nem sempre é o melhor indicador de inteligência. Além disso, os cérebros dos gatos têm incríveis similaridades com nossos cérebros.” Conforme Huston explica, cada parte do cérebro do gato é compartimentalizada, especializada e conectada a outras, permitindo com que os gatos entendam, respondam e até mesmo manipulem o seu ambiente.

Como destacado pelo Dr. Berit Brogaard em Psychology Today, “os gatos possuem mais neurônios nas regiões visuais do cérebro, uma parte do córtex cerebral (região do cérebro responsável pela tomada de decisões, resolução de problemas, planejamento, memória e processamento de idioma), do que os humanos e do que a maioria dos mamíferos.” Um exemplo disso é que os gatos correm de um lado para o outro da casa perseguindo uma partícula de poeira que você nem sequer nota. Ele está em uma missão.

Além de ter uma visão privilegiada, a memória do gato, tanto a memória de curta duração, quanto a de longa duração, é impecável, e que você conhece caso seu bebê peludo lance um mau-olhado sempre que você faz as malas. Ele lembra que a última vez que você saiu de casa com essas malas, você ficou longe uma eternidade e ele não está feliz com isso.

O Que a Ciência Diz?

Outro sinal de inteligência dos gatos: negar-se a participar em estudos experimentais.

David Grimm escreve na Slate que dois pesquisadores líderes em estudo animal com quem ele conversou sobre a inteligência dos gatos tiveram grande dificuldade em trabalhar com os participantes de pesquisa, porque os gatos simplesmente não participariam dos experimentos ou não seguiriam instruções. Ádám Miklósi, pesquisador líder em estudo animal, teve até mesmo que ir até as casas dos gatos porque os gatinhos não cooperavam no laboratório. Entretanto, quanto mais eles aprendem sobre gatos, mais vontade os cientistas têm de continuar tentando. É só uma questão de fazer os gatos obedecer a comandos, que claramente é muito complicado.

Quem é Mais Inteligente? Gatos ou Cachorros?

A velha questão continua: Qual animal é mais inteligente, o gato ou o cachorro?

Depende para quem você pergunta. Os cães foram domesticados há muito mais tempo do que os gatos, são mais “treináveis” e são criaturas mais sociáveis, mas isto não significa que os gatos não sejam tão inteligentes quanto os cães. É impossível saber com certeza porque os gatos são tão capciosos de estudar em primeiro lugar.

Miklósi, que tipicamente estuda os cães, descobriu que assim como os seus companheiros caninos, os gatos possuem a capacidade de entender o que outros animais, incluindo humanos, estão comunicando a eles. Miklósi também determinou que os gatos não pedem ajuda aos seus donos com tanta frequência quanto os cães, principalmente porque os gatos não estão tão “em sintonia” com os humanos quanto os cãozinhos. “Eles estão zapeando outros canais no controle”, diz Grimm, “e isto definitivamente é o que os torna tão difíceis de serem estudados. Os gatos, como qualquer dono sabe, são seres extremamente inteligentes. Mas para a ciência, as suas mentes são uma eterna caixa-preta.”. No entanto, não é exatamente esta natureza misteriosa dos gatos que os torna animais tão envolventes?

Ainda levará tempo para os cientistas conseguirem responder especificamente à pergunta, o quão inteligente são os gatos? O que se sabe é que os gatos são impacientes, possuem capacidade cognitiva de tomada de decisão apurada e ficarão longe de você se o acharem uma pessoa chata. Na verdade, eles são muito bons em fazer o seu ego descer alguns degraus.

Entretanto, se seu gato o ama, ele continuará sempre lhe amando. Compreendendo bem a inteligência do seu gato, vocês dois poderão formar um forte vínculo por muitos e muitos anos.

Quer testar a perspicácia do seu gato? Responda ao Quiz Sobre a Inteligência dos Gatos!

Biografia do Contribuidor

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gato de longa data, os seus dois azuis russos dominam a casa. O seu trabalho também pode ser visto em Care.com, What to Expect, e Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais domésticos, gravidez e vida de família. Encontre e a siga no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados