Meu Gato Está Distante e Indiferente. Ele me odeia?

Published by
min read

Em algum momento da sua vida como dono de animal de estimação, você talvez já tenha se perguntado, o meu gato me odeia? Esta indagação aplica-se especialmente caso você tenha gatos independentes, mesmo que você seja um pai ou mãe de gatos de longa data.

Existem inúmeros mitos comuns sobre gatos e um bem persistente é que eles são indiferentes. Os gatos são criaturas independentes, isso é verdade, mas também são criaturas sociáveis, embora de forma diferente dos cães. Quais são alguns fatores que podem explicar a personalidade do seu gatinho?

Instintos Naturais

John Bradshaw, autor de Cat Sense, explica à NPR que os instintos de um gato poderão fazer você acreditar que ele não se importa com seu cuidador. “Eles evoluíram de um animal solitário que nunca teve a necessidade de um repertório social sofisticado.”

gray kitten snuggling with pet parent on the couch

Diferentemente de cães que andam em bandos, os gatos na maior parte, são caçadores solitários acostumados a viver sozinhos. Gatos domesticados não possuem a necessidade de caçar a sua comida (no entanto, eles perseguirão a sua presa em forma de brinquedos, animais de pelúcia e até mesmo meias) e por isso precisam dos seus donos para cuidar deles. Ele precisa de você para atender suas necessidades de comida, água, saúde e amor, mas o traço independente do seu amigo felino continua intacto.

Ele Quer Um Pouco de Espaço

Pode soar , mas dar ao seu gato seu próprio espaço fortalecerá seu vínculo com ele. A recomenda que os gatos “devem ter acesso a vários cômodos,” e não ficar confinado em apenas um ou dois. Um gato feliz é aquele que tem seu próprio lugar (ou dois ou três) na casa onde ele não será incomodado por pessoas impertinentes.

Se você trouxe para casa um gato filhote ou adolescente, as chances são que ele encontrará inúmeras maneiras de . O lado negativo é

Pode ser que ele fique irritadiço por não estar perto de pessoas com tanta frequência. Para fortalecer seu vínculo com seu novo bebê peludo, a  PetMD recomenda você deixar o seu gato aproximar-se primeiro, ao invés de persegui-lo, para ele saber que está no comando ou que pelo menos se sinta assim. Você poderá usar alguns grãos de sua ração para atrai-lo de fora do seu esconderijo. O seu gatinho confiará mais em você se você oferecer a segurança de um bom esconderijo. Uma vez que ele tenha dominado um local (debaixo da cama, atrás do sofá), sempre deixe ele acessar esta área.

A Idade do Seu Gato

Conforme os gatos envelhecem, suas necessidades evoluem e gatos idosos necessitam de uma mudança nos cuidados. Muitos gatos independentes mais velhos buscam mais conforto de seus donos do que faziam antes. Além de prestar mais atenção nas mudanças de necessidades de saúde, destaca a PetMD, uma maneira para manter e aprimorar o seu vínculo com ele é dar bastante carinho e um local de soneca com fácil acesso. Quando o seu amigo felino souber que pode confiar em você, ele o recompensará com amor e fidelidade.

Seu Gato Odeia Você? Não!

E sim, os gatos precisam de muito amor. Eles precisam de um “tempo sozinho” para reagrupar e recarregar, mas enquanto está ativo e acordado é justamente o contrário. Não é incomum um gato desaparecer em algum lugar da casa por horas e reaparecer repentinamente, exigindo todo seu tempo e atenção. Dê tudo isso a ele. Além de esfregar a barriga, dar carinhos e brincar, você pode também mostrar o seu amor dando a ele comida e água fresca, o mantendo bem arrumado e saudável com visitas regulares ao veterinário e limpando a caixa de areia regularmente (diariamente é o ideal, principalmente se tiver mais de um gato).

Um bom equilíbrio entre dar ao seu bebê peludo muito amor e muito espaço pessoal é a melhor maneira de construir um vínculo duradouro com o seu gato.

Image source:: Christine O'Brien

Biografia do colaborador

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gato de longa data, os seus dois azuis russos dominam a casa. O seu trabalho também pode ser visto em Care.com, What to Expect, e Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais domésticos, gravidez e vida de família. Encontre e a siga no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

Related Articles

  • O Significado Por Trás do Nariz Seco do Seu Gato

    Os donos de gatos geralmente perguntam se um nariz seco e quente significa que seu gato está doente. A resposta curta é não. O nariz de um gato saudável pode variar entre úmido e seco por diversas vezes durante o dia.
  • Os Contos Que A Cauda do Seu Gato Conta

    A cauda do seu gato pode dizer o que está se passando dentro da sua cabeça. As caudas são bons indicadores de humor. Tire algum tempo para observar o comportamento do seu gato e você começará a ter a percepção dos contos que a cauda conta.
  • O Gato e o Rato: Por que o Seu Gato Gosta de Caçar Ratos

    Os gatos adoram caçar camundongos. Como predadores naturais, eles são muito bons nisso. Seu gato não caça por estar com fome — ele já é muito bem alimentado com o alimento para gatos da Science Diet™ para isso! Na verdade, esse comportamento predatório faz parte de seu instinto natural.
  • Compreendendo as gatas no cio

    Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois.