10 Modos Engraçados de Como os Gatos Acordam os Seus Donos

Published by
minuto ler

Uma vez que você recebeu um gato de braços abertos em sua vida, você sempre será surpreendido pela alegria que essas criaturas fofas trazem para casa. Você estará sempre entretido pelas coisas engraçadas que eles fazem, porém, tenha em mente que eles são muito inteligentes - sabem exatamente o que e como conseguir o que querem. Isso fica evidente quando se trata de acordar seus donos.

Entre outras coisas, ele fará de tudo para tirar você da cama. Seja tarde da noite ou bem cedo de manhã, ele poderá usar um ou mais desses dez modos para perturbar o seu repouso.

1. Arranhar e Puxar a Coberta

O seu gato adora uma cama aconchegante e confortável enfeitada com lençóis macios, cobertores e travesseiros fofos... isso é, até ele estar pronto para despertar. A esta altura, ele agarrará e puxará o edredom da cama, afiando suas unhas nos lençóis enquanto estiver sobre eles. Na maioria das vezes, o gato faz isso para ter toda a cama para si ou para fazer você buscar o café da manhã dele.


2. Miar Alto

Este é um dos truques mais velhos do seu manual e garantia que vai tirar você da cama (e ele sabe disso). Os gatos têm miados distintos com significados diferentes, sendo que até mesmo o menor dos gatinhos domina o poder de acordar seu humano para conseguir comida, entretenimento ou seu espaço quente do colchão. Pode parecer fofo quando você está acordado, mas esta é uma batalha que você não pode vencer se estiver tentando dormir.


3. Patadas no Seu Rosto

Outro método testado ao longo do tempo que o seu gato utiliza para acordar o dono é dar pequenas patadas no seu rosto enquanto dorme. Os gatos geralmente utilizam tapinhas leves, porém persistentes, e uma pequena patada pode despertar até mesmo aquele com o sono mais pesado, simplesmente por que assim desejam, até que você abra os olhos.


4. Mastigar e Puxar o Seu Cabelo

Às vezes, os gatos precisam apelar para métodos menos convencionais para acordar o seu dono, se realmente querem algo. Este é um truque extremamente eficiente se você tiver cabelos longos que seu peludinho possa puxar como se tivesse acabado de capturar sua presa.


5. Amassar Suas Pernas

Os gatos não possuem limites pessoais (isto é, até eles se refugiarem ao seu esconderijo quando um estranho se aproxima). Eles andarão para cima, para baixo e por todo o seu corpo, amassando suas pernas ou até mesmo a barriga se assim desejarem. Contudo, esse é um gesto carinhoso; os gatos fazem isso para se confortarem, mas se for acompanhado de um caminhar inquieto e/ou miado incessante, de acordo com a The Old Farmer's Almanac, ele provavelmente quer algo.


6. Mordidinhas na Ponta dos Pés

Não são exatamente mordidas, mas mordidinhas na ponta dos pés ou nos pés causam desconforto suficiente para acordá-lo do mundo dos sonhos e atender os anseios do seu inquieto amigo. Uma mordidinha carinhosa, apesar de divertido, mostra que ele não está para brincadeiras e não aceitará não como resposta.


7. Derrubar Itens dos Móveis

A não ser que você passe o cadeado em tudo, esta é uma artimanha que ele voltará a fazer por várias e várias vezes. Por quê? Porque funciona. Seja um livro, uma caneta ou controle remoto, o seu gato conseguirá encontrar um e o derrubará no chão. E você ouvirá, não importa em que lugar da casa caiu. Que pilantrinha! Você pensa. Mas ele conseguiu sua atenção - missão cumprida.


8. Bater nos Fios Elétricos

Orgulhe-se por tirar potenciais perigos do seu criado-mudo ou penteadeira, mas o seu gatinho não fica impressionado. O seu gato pode, e vai, encontrar outra maneira de encerrar o seu ciclo REM. O incessante tap tap tap do seu gato golpeando um relógio ou fio no criado-mudo? Um som aparentemente inofensivo durante o dia, mas é garantido que enlouquecerá você quando estiver tentando dormir.


9. Trazer Animais de Pelúcia para sua Cama

O seu gatinho é um caçador por natureza e o seu instinto provavelmente entrará em ação de madrugada, quando você ainda tiver algumas horas de sono. Ele terá uma enorme necessidade de lhe trazer sua “presa” e irá miar até você acordar para cumprimentá-lo pela missão que acabou de executar para você.


10. Vigiar

Outro hábito peculiar do seu residente noctívago é olhar fixamente para o vazio, aparentemente por nenhum motivo. Não é muito charmoso quando você abre os olhos e se depara com o seu gatinho a alguns centímetros do seu rosto com um olhar cortante. Por quanto tempo ele ficou vigiando você? O melhor é sair da cama sem fazer perguntas...

As coisas engraçadas que os gatos fazem para acordar você nem sempre são engraçadas no meio da noite; porém, os métodos criativos e inteligentes do seu peludinho revelam o tanto de amor e consideração que ele sente por seu dono.

Biografia do Colaborador

Foto de colaborador de Christine O'brien

Christine O'Brien

 

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gato de longa data, os seus dois Azuis Russos dominam a casa. O seu trabalho também pode ser visto em What to Expect Word of Mom, xoJane, Fit Pregnancy e Care.com. Encontre e a siga no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados