Nascido para se limpar

Published by
minuto ler

Seu gato não só sabe como se limpar como também foi feito para isto. A higiene é uma característica marcante da maioria dos gatos. Nós até podemos lhes dar uma ajudinha de tempos em tempos, mas os gatos, sozinhos, fazem um excelente trabalho. Além do mais, eles adoram cuidar de sua higiene pessoal.

Gray tabby cat licking it's paw.

Todas as peças certas. Os gatos são flexíveis, estratégicos e bem equipados para a higiene pessoal. Tudo em seu corpo, da superfície áspera da língua até os dentes afiados, passando pelas garras em formato de pente, o transforma em uma máquina de higiene bem afinada. Os gatos até mesmo lambem suas patas para usá-las como lenços umidecidos para limpar o rosto. Ainda mais interessante é a sua habilidade de utilizar as patas anteriores para estimular as pequenas glândulas sebáceas que têm na cabeça. O óleo produzido por essas glândulas é o "perfume" do gato, e é espalhado por todo o corpo.

Hora de mudar de pelagem. A maioria dos gatos normalmente troca de pelo uma vez por ano. Isto geralmente acontece durante a primavera ou no início do verão. Fique sabendo que em ambientes permanentemente quentes e bem iluminados, a queda de pelos pode ocorrer ao longo de todo o ano. Caso seu gato esteja perdendo pelo rapidamente e em grande quantidade, consulte seu veterinário para se certificar de que não há uma causa clínica para isto.

Tente não interromper o gato quando ele estiver cuidando de sua higiene pessoal. Do ponto de vista de seu gato, esta é uma atividade muito importante e prazerosa, então deixe que ele aproveite-a ao máximo.

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados