Nascido para se limpar

Seu gato não só sabe como se limpar como também foi feito para isto. A higiene é uma característica marcante da maioria dos gatos. Nós até podemos lhes dar uma ajudinha de tempos em tempos, mas os gatos, sozinhos, fazem um excelente trabalho. Além do mais, eles adoram cuidar de sua higiene pessoal.

Gray tabby cat licking it's paw.

Todas as peças certas. Os gatos são flexíveis, estratégicos e bem equipados para a higiene pessoal. Tudo em seu corpo, da superfície áspera da língua até os dentes afiados, passando pelas garras em formato de pente, o transforma em uma máquina de higiene bem afinada. Os gatos até mesmo lambem suas patas para usá-las como lenços umidecidos para limpar o rosto. Ainda mais interessante é a sua habilidade de utilizar as patas anteriores para estimular as pequenas glândulas sebáceas que têm na cabeça. O óleo produzido por essas glândulas é o "perfume" do gato, e é espalhado por todo o corpo.

Hora de mudar de pelagem. A maioria dos gatos normalmente troca de pelo uma vez por ano. Isto geralmente acontece durante a primavera ou no início do verão. Fique sabendo que em ambientes permanentemente quentes e bem iluminados, a queda de pelos pode ocorrer ao longo de todo o ano. Caso seu gato esteja perdendo pelo rapidamente e em grande quantidade, consulte seu veterinário para se certificar de que não há uma causa clínica para isto.

Tente não interromper o gato quando ele estiver cuidando de sua higiene pessoal. Do ponto de vista de seu gato, esta é uma atividade muito importante e prazerosa, então deixe que ele aproveite-a ao máximo.

Artigos Relacionados

  • Entendendo o miado de seu gato | Hill's Pet

    O miado de um gato não é simplesmente um som emitido por um gato. É na verdade um método surpreendentemente sofisticado de comunicação. Os hábitos de vocalização e a voz dos gatos são tão individuais quanto a voz de uma pessoa.
  • Sinais de boa saúde | Hill's Pet

    Quando você levar seu animal ao veterinário, apresente todas as suas dúvidas e preocupações com relação à saúde do gato. Para ajudá-lo a determinar as alterações sobre as quais você precisa conversar com seu veterinário, verifique os tópicos a seguir.
  • Compreendendo as gatas no cio | Hill's Pet

    Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois.
  • Seu gato provavelmente é mais esperto do que você pensa | Hill's Pet

    Você pode dizer que os gatos são espertos simplesmente observando-os por alguns minutos. Eles aprendem rapidamente e contam com milhares de anos de evolução por trás de suas habilidades de observar e tomar decisões inteligentes baseadas em suas percepções.
  • A anatomia especializada de seu gato | Hill's Pet

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Quando seu gato pega camundongos | Hill's Pet

    Os gatos adoram caçar camundongos. Como predadores naturais, eles são muito bons nisso. Seu gato não caça por estar com fome — ele já é muito bem alimentado com o alimento para gatos da Science Diet™ para isso! Na verdade, esse comportamento predatório faz parte de seu instinto natural.