Arranhando corretamente

Start your cat with healthy scratching habits

Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se. Em vez de remover cirurgicamente as garras de seu gato, ofereça-lhe um arranhador no qual ele possa extravasar esse comportamento natural de forma segura. Também considere estas prioridades:

O arranhador correto. Escolha arranhadores que sejam firmes e altos o bastante para que seu gato possa alongar-se e esticar-se até o topo enquanto arranha. A maioria dos móveis modulados para gatos também apresenta áreas próprias para arranhar. Outras boas opções são corda de sisal, papelão corrugado ou madeira. Coloque o arranhador próximo ao local onde seu gato gosta de dormir. Inicie uma rotina de arranhar o local correto ajudando-o gentilmente a fazer os movimentos típicos de arranhar e recompensando-o imediatamente.

Supervisão cuidadosa. Fique de olho para evitar escaladas e arranhaduras em outros locais que não o arranhador. Caso o gato escale ou arranhe locais impróprios, calmamente leve-o até o arranhador e redirecione-o. Recompense-o com alguns kibbles de alimento para gatos ou elogie seu gato por usar o arranhador. Perseverança é a palavra-chave. Quando você não puder supervisioná-lo, confine seu gato a um cômodo com o qual ele já esteja familiarizado, deixando ali um arranhador, uma bandeja sanitária, água e alimento.

Enquanto espera pelos resultados. Até que seu gato esteja usando o arranhador regularmente, confine-o a um cômodo ao qual ele já esteja acostumado – com brinquedos, arranhador, bandeja sanitária, água e alimento – quando você não puder supervisioná-lo. Remova quaisquer objetivos que sejam tentadores para seu gato arranhar. Uma vez que ele esteja usando o arranhador regularmente, deixe-o andar livre pela casa sem supervisão de forma gradual.

Solução de problemas. Os gatos adoram espaços verticais e escalarão quase qualquer coisa. Caso o seu gato insista em escalar ou arranhar sua mobília ou cortinas, providencie móveis modulados próprios para gatos, prateleiras com revestimento antiderrapante, entre outros, para que seu gato possa neles subir. Fitas adesivas dupla-face ou produtos comerciais semelhantes ajudam a dissudir o gato a arrranhar sua mobília.

Artigos Relacionados

  • Entendendo o miado de seu gato | Hill's Pet

    O miado de um gato não é simplesmente um som emitido por um gato. É na verdade um método surpreendentemente sofisticado de comunicação. Os hábitos de vocalização e a voz dos gatos são tão individuais quanto a voz de uma pessoa.
  • Sinais de boa saúde | Hill's Pet

    Quando você levar seu animal ao veterinário, apresente todas as suas dúvidas e preocupações com relação à saúde do gato. Para ajudá-lo a determinar as alterações sobre as quais você precisa conversar com seu veterinário, verifique os tópicos a seguir.
  • Compreendendo as gatas no cio | Hill's Pet

    Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois.
  • Seu gato provavelmente é mais esperto do que você pensa | Hill's Pet

    Você pode dizer que os gatos são espertos simplesmente observando-os por alguns minutos. Eles aprendem rapidamente e contam com milhares de anos de evolução por trás de suas habilidades de observar e tomar decisões inteligentes baseadas em suas percepções.
  • A anatomia especializada de seu gato | Hill's Pet

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Quando seu gato pega camundongos | Hill's Pet

    Os gatos adoram caçar camundongos. Como predadores naturais, eles são muito bons nisso. Seu gato não caça por estar com fome — ele já é muito bem alimentado com o alimento para gatos da Science Diet™ para isso! Na verdade, esse comportamento predatório faz parte de seu instinto natural.