Adotando um Gato Adulto: O Que Você Precisa Saber

Published by
minuto ler

Com um gato adulto você terá uma boa ideia do temperamento do gato de cara. Um gatinho filhote poderá se comportar de uma forma durante a juventude e mudar significativamente (e nem sempre para melhor) conforme cresce. A personalidade de um gato adulto poderá ser mais consistente e você conseguirá avaliar traços e peculiaridades através de sua interação com a equipe do abrigo.

Mais fácil melhor

Outro motivo para escolher um gato adulto ao invés de um filhote, francamente, é por dar menos trabalho. Os gatos filhotes precisam de muita atenção para mantê-los estimulados e fora de encrenca. Um gato adulto tende a ser mais fácil para um dono que não tem tempo ou energia para entreter um gatinho filhote.

Gatos adultos são mais raros de se encontrar em abrigos, porque tem algo errado com eles ou com sua personalidade. Na maioria das vezes, as condições de vida do dono mudaram ou surgiram alergias na casa original. Geralmente, eles são gatos amigáveis e sociáveis que adorariam ser parte de uma nova família.

Personalidade

A primeira coisa a se procurar ao adotar um gato é uma personalidade que combine com a sua. A equipe do abrigo será capaz de lhe dar uma boa ideia do temperamento do gato. Eles serão capazes de dizer se ele é bom com outros animais ou melhor sozinho. Eles também dirão se ele é mais carente ou na dele. Se for trazer um novo gato para uma casa que já tem cães e gatos, procure por um que já conviveu com outros animais anteriormente. Independentemente do seu histórico, qualquer gato se sentirá mais feliz em uma casa do que em um abrigo.

Conhecendo um ao outro

Certifique-se de passar algum tempo sozinho com o gato ou gatos que você quer trazer para casa. Pergunte à equipe do abrigo se há um lugar tranquilo, longe do gatil, onde você pode ficar com o gato. Ficar em um abrigo pode ter sido extremamente estressante e assustador para o gato, por isso, pode levar alguns minutos antes dele se acalmar e permitir que sua personalidade verdadeira brilhe.

A maioria dos abrigos já terá realizada uma avaliação de saúde minuciosa, sendo bem provável que as vacinas do gato já estejam atualizadas e que ele provavelmente já tenha sido  castrado. Ainda assim, dê uma boa olhada no gato da cabeça ao rabo para tentar visualizar problemas de saúde.

Leia as letrinhas

Alguns abrigos exigem que você assine um contrato quando estiver pronto para adotar. Certifique-se de ler o contrato minuciosamente. Poderá haver exigências como não dar o gato de presente. Se estiver planejando dar o gato de presente, faça o provável dono visitar o abrigo e participar da adoção.

De maneira geral, escolha o gato (ou gatos) pelo qual você se sente mais atraído. Boa sorte e parabéns pelo novo membro da sua família.


Artigos Relacionados

Produtos Relacionados