Dez Coisas Para Manter seu Gato Confortável Após a Adoção

Publicado por Christine O'Brien
Tempo de leitura

Adotar um gato em sua casa é emocionante. À medida que você o conhecer, descobrirá muitas maneiras maravilhosas com que ele pode lhe trazer alegria - e vice-versa. Veja como cuidar de um gato e tornar as coisas confortáveis ​​em casa ao recebê-la na família:

1. Estoque o básico

Prepare seus suprimentos essenciais de antemão: caixa de areia e areia (mantenha a caixa longe do lugar de alimentação), cama, pratos de comida e água, ração saudável de gato e um transporte resistente. Compre também uma coleira e uma etiqueta de identificação para que você possa encontrá-lo facilmente se ele se afastar.

2. Obtenha (alguns) brinquedos

Os gatos adoram brincar, mas não há necessidade de investir em uma dúzia de brinquedos exclusivos para gatos. Ele ficará igualmente feliz com uma caixa de papelão vazia, um saco de papel (remova todas as alças para que sua cabeça não fique presa) ou recipientes vazios semelhantes a uma toca. Além disso, e ao contrário do clichê, não permita que ele brinque com novelos de lã ou barbante - ambos fáceis de ingerir. De acordo com a Humane Society dos Estados Unidos, você também deve evitar fitas, fio dental, alfinetes, agulhas, elásticos, clipes de papel e sacolas plásticas. Uma lanterna ou apontador laser para animais de estimação também é um item que pode trazer diversão para vocês, enquanto você move a luz pela sala e ele tenta pegá-la.

3. Crie um ambiente seguro

Seu novo membro da família pode e vai entrar em tudo e qualquer coisa. Por esse motivo, remova as plantas tóxicas para gatos (por exemplo, lírios e amarílis), tranque os materiais de limpeza e medicamentos voláteis, mantenha a tampa do vaso sanitário fechada e amarre os cordões da cobertura da janela. Tente redirecionar os cabos elétricos se eles tomarem caminhos inadequados ou obter tampas de cabos para as linhas mais expostas. Proteja as telas soltas das janelas enquanto estiver fazendo isso e guarde qualquer outro material quebrável que o pet certamente tenha curiosidade.

4. Prepare seu filho mais novo

Sua família pode estar a bordo, mas as crianças devem saber o que significa cuidar de um gato com responsabilidade, incluindo o respeito às suas necessidades físicas. Cuidar bem de um gato é uma ótima experiência de vínculo. Interações gentis ajudarão seu amigo felino a se sentir confortável mais rapidamente.

5. Visite o veterinário

Logo após adotar um gato, leve-o ao veterinário para um exame de bem-estar e quaisquer imunizações de que ele ainda precise. Os exames regulares mantêm os gatos saudáveis ​​independentemente da sua idade, origem ou estilo de vida (quer vivam no interior ou no exterior da casa). Apenas certifique-se de trazer os papéis médicos da adoção, se os tiver. Também é uma boa ideia manter o número de telefone do consultório do veterinário em um local acessível em caso de emergência.

6. Dê espaço para o Gatinho

Quando estiver em casa, seu amigo ronronante procurará um lugar para se esconder, mas deixe-o permanecer nele durante o processo inicial. Quando o pet finalmente sair, ele precisará de um quarto, ou pelo menos um canto onde se sinta seguro. É muito importante não persuadi-lo a sair de seus espaços seguros. Ele sairá quando estiver pronto para explorar os arredores.

7. Apresente-o aos animais de estimação residentes

Apresentar seu novo gato a outros animais de estimação pode ser estressante e deve ser feito gradualmente. Aos poucos, apresente os animais existentes aos recém-chegados. E pode esperar por um chiado, tapa ou mesmo um arqueamento para trás - é normal. Melhor cenário possível? Eles vão aceitar um ao outro. Se eles se tornarem muito agressivos e se atacarem, no entanto, você não deve tentar interromper a luta pegando um deles. O Animal Planet acha melhor bater palmas ou falar para distraí-los.

8. Cuide dele

Escovar e pentear o membro da família felina regularmente mantém seu pelo brilhante, sua pele saudável e reduz a queda indesejada. Você pode facilmente incluir a preparação em sua rotina diária - é uma ótima maneira para vocês dois relaxarem e se distraírem após um longo dia. Cortar as garras e uma boa higiene dental também são essenciais. Converse com seu veterinário sobre a melhor abordagem para esse tipo de manutenção.

9. Passe um tempo de qualidade juntos

Os gatos têm a reputação de serem criaturas solitárias, mas podem ficar solitários de verdade. Tente estar em casa o mais rápido possível nas primeiras semanas para ajudar seu gato a se ajustar. Se você trabalha muitas horas fora de casa, considere adotar dois gatos para fornecer essa companhia mútua.

10. Não se apresse

Depois de trazer para casa um novo gato, lembre-se de que levará algum tempo para que ele se sinta confortável em seu novo ambiente. Afinal, a adaptação de gatos a um novo lar é gradual. É melhor não apressar esse processo. Deixe-o vir até você quando estiver pronto - e relaxe, ele o fará. Os gatos são ótimos para mostrar o que gostam e o que não gostam, e ele mostrará se está pronto para receber animais de estimação, brincar ou aconchegar-se para uma soneca.

Trazer um novo gato para casa é apenas o começo de uma vida enriquecida e cheia de amor. Leve o tempo que for necessário para tomar essa decisão, você vai gostar de conhecer seu novo melhor amigo.

Contributor Bio

Christine O'Brien Contributor Bio Photo

Christine O'Brien

 

Christine O'Brien é uma escritora e mãe de gato de longa data. Siga-a no Twitter e Instagram @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados