Os Efeitos do Catnip no Seu Gato

Published by
minuto ler

Os gatos amam catnip. Ele é perfeitamente seguro - não há nada nele que possa prejudicar o seu gato. Vamos supor que seu gato comesse uma grande quantidade de catnip, ele poderia sentir um leve desconforto estomacal, mas é bem provável que isto não aconteça.

O que é Catnip?

Catnip é uma planta perene da família menta. Originário do norte dá África e Mediterrâneo, porém agora comumente encontrado em toda a Europa e América do Norte. Os apelidos da planta, catnip, erva dos gatos, erva gateira sem dúvida são inspirados na paixão bem conhecida dos gatos pelas plantas.

Por que os gatos amam catnip?

O composto ativo no catnip é a nepetalactona. Os gatos detectam este composto pelo cheiro. De modo geral, acredita-se que a nepetalactona imita o efeito do feromônio do gato, possivelmente associado com acasalamento.

O catnip age como um potencializador de humor natural. Ele pode fazer o seu gato agir de modo incomum, ele pode se tornar mais irritadiço ou particularmente carinhoso. Ele poderá rolar, dar patada ou esfregar seu rosto contra a fonte do catnip. Ele poderá ainda ficar saltitante e traquina, correndo de um cômodo para outro aparentemente perseguindo uma presa invisível.

Alguns gatos ficarão simplesmente sossegados, olhando o vazio. Todos esses comportamentos poderão ser acompanhados de muita miadeira ou uivo. Os efeitos do catnip são curtos, geralmente durando entre 5 a 15 minutos. Depois disso, levará algumas horas até o seu gato demonstrar os efeitos de catnip novamente.

Por que dar catnip para o meu gato?

Por que os gatos adorarão receber catnip, ele se torna um ótimo petisco para ser utilizado durante os treinamentos ou para incentivar o gato a usar um arranhador ou dormir na própria cama. Pode também ser uma boa maneira de incentivar o seu gato a se exercitar, pode até mesmo ajudar o seu gato a relaxar. Seja qual for motivo, é diversão na certa!

Por que deveria dar catnip para o meu gato?

Produtos catnip vêm de várias formas. Você pode comprar em pó ou em bulbos, que você pode espalhar no chão ou em um brinquedo. Alguns brinquedos são pré-aromatizados com catnip ou o possuem em seu interior. Você pode também adquirir óleo ou borrifador de óleo, que podem ser utilizados para aromatizar um brinquedo ou cama. Os gatos reagirão até mesmo as menores quantidades de catnip, portanto, você não precisa usar muito.

Meu gato parece não estar respondendo ao catnip.

Cerca de 30% dos gatos não têm respostas observáveis ao catnip. Ser afetado por ele aparentemente é um traço herdado. Muitos gatos simplesmente não possuem receptores para ser afetados pelo catnip.

Apesar de sua natureza brincalhona, os filhotes geralmente não respondem ao catnip até completarem seis meses de idade. Você poderá também notar que à medida que seu gato envelhece, ele perde interesse em catnip.

O catnip parece tornar meu gato agressivo

Alguns gatos, geralmente os machos, se tornarão agressivos quando você dá catnip, possivelmente pela sua conexão com o comportamento de acasalamento. Se este for o caso com o seu gato, suspenda o uso.

Você poderá considerar uma alternativa como lonicera ou valeriana. Converse com o seu veterinário, ele ou ela conseguirá dizer se o catnip não traz problemas ao seu animal ou recomendará outras alternativas.

Catnip é uma planta perene da família menta. Originário do norte dá África e Mediterrâneo, porém agora comumente encontrado em toda a Europa e América do Norte. Os apelidos da planta, catnip, erva dos gatos, erva gateira sem dúvida são inspirados na paixão bem conhecida dos gatos pelas plantas.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados