Se você notou que seu gato está se coçando mais do que o normal, ele pode estar abrigando pequenos parasitas conhecidos como pulgas. Você pode estar se perguntando como ele foi infestado e como se livrar delas. Continue lendo para descobrir as respostas a essas perguntas e aprender mais sobre pulgas em gatos.

Como meu gato pegou pulgas?

De acordo com o Mis Animales, algumas pulgas podem saltar mais de 100 vezes o comprimento do seu próprio corpo. Algumas até saltam até 200 vezes o seu comprimento! Essa capacidade de salto ajuda esses parasitas incapazes de voar a se moverem facilmente do chão para um novo hospedeiro, ou de um hospedeiro para outro.

Animais que vagam regularmente pelo seu jardim (como raposas, ratos, esquilos e outros) são provavelmente portadores de pulgas, cujos tipos variam entre as espécies. Portanto, eles podem deixar pulgas ou larvas no jardim, e algumas delas podem entrar em sua casa usando você ou um animal de estimação como meio de transporte. Na verdade, elas podem facilmente saltar entre gatos e cães, independentemente da espécie.

Seu gato pode ter atraído uma pulga simplesmente por sentar-se tranquilamente em frente à sua janela favorita.


pulgas em gatos Hill's Pet Brasil

Como identificar pulgas em gatos?

Apenas um par de pulgas (macho e fêmea) pode causar uma grande infestação em pouco tempo, já que uma única fêmea pode botar até 50 ovos por dia, de acordo com o Mis Animales. O sinal mais óbvio de uma infestação por pulgas é o seu gato coçando o corpo obsessivamente ou mastigando aparentemente a pele. Além disso, o Animal Expert afirma que você também pode notar:

  • Pontos calvos e áreas ásperas ou com sulcos no cabelo.

  • Feridas ou irritação na pele.

  • Erupções cutâneas ou picadas.

Se você suspeitar que seu gato possa ter pulgas, coloque-o sobre uma toalha de papel ou papel-toalha branco e penteie-o com um pente fino. Se ele tiver pulgas, você provavelmente verá pequenas manchas pretas (fezes de pulga) que ficam vermelhas quando você umedece o papel. As pulgas também são visíveis a olho nu, então você pode facilmente identificar algumas contra o fundo branco.

Quais problemas de saúde as pulgas podem causar em gatos?

Pulgas em gatos podem ser mais do que apenas um irritante; às vezes, podem causar outros problemas de saúde graves, como tênias. Se o seu gato ainda é filhote ou tem uma grande carga de pulgas, a sucção de sangue desses parasitas também pode causar anemia.

Tratamento e prevenção de pulgas em gatos

É hora de pendurar a placa de "entrada proibida" para esses pequenos travessos. A primeira coisa que você deve fazer é ligar para o seu veterinário para obter orientação e discutir opções de tratamento. O veterinário também pode sugerir que seu gato seja testado para tênias e outras doenças.

Você não só precisa tratar o seu gato, como também eliminar todas as pragas da sua casa com limpeza e aspiração completas para evitar uma nova infestação. O veterinário pode aconselhá-lo sobre como livrar sua casa de todas as pragas de forma eficaz.

Você pode evitar o reaparecimento de pulgas usando um dos repelentes comprovados contra pulgas e carrapatos disponíveis no mercado, mesmo para gatos domésticos. É recomendável usar um produto recomendado por um veterinário, como lembra o Mis Animales, pois os produtos disponíveis em supermercados ou pet shops geralmente contêm ingredientes menos eficazes. Além disso, gatos não devem receber tratamentos antipulgas para cães ou sprays antipulgas domésticas.

Seu veterinário provavelmente recomendará tratar seu gato o ano todo. Dependendo do país em que você mora, as pulgas podem ser um problema sério o ano todo (região do Mediterrâneo e países africanos, por exemplo), apenas no verão (climas mais amenos) ou nunca (regiões nórdicas). É importante saber que, devido ao aquecimento global, as pulgas estão se tornando mais abundantes. Você pode pensar que tem o gato mais limpo do mundo, mas as pulgas podem afetar qualquer animal de estimação. Portanto, a melhor solução é ficar de olho para garantir que seu gato esteja feliz, saudável e sem coceira.

Autor da Hill's Autor da Hill's
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para você