Ração Seca ou Úmida: Qual é a melhor?

Published by
minuto ler

Quando você traz para casa um novo gatinho, pode ser difícil ter que escolher entre ração seca ou úmida. Ambas são definitivamente excelentes fontes de nutrição se você servir o seu gato com balanceamento adequado, sendo que alguns donos preferem combinar as duas. Logicamente, cada tipo de ração apresenta suas vantagens e desvantagens. Aqui segue o que você precisa saber, assim, você poderá escolher o melhor para ele.

Ração Úmida: Ponto Positivo

Rações úmidas vêm enlatadas, às vezes, com porções pré-medidas da maneira que seus gatos adoram. Gatos diagnosticados com certas condições médicas poderão também se beneficiar com a ração úmida. O teor mais úmido na maioria das rações enlatadas fornece aos gatos com problemas urinários ou renais mais água, de acordo com a PetMD, ajudando a eliminar os cristais com mais facilidade e, consequentemente, reduzindo o risco de formação de cristais, além de combater a desidratação com problemas renais. Rações úmidas são uma boa maneira para ajudar o seu gato a ficar hidratado se ele tiver problemas de saúde.

Ração Úmida: Ponto Negativo

No entanto, há desvantagens na variação enlatada. As rações úmidas geralmente custam mais devido ao seu volume, dessa forma, os donos com orçamento apertado podem preferir rações secas a úmidas por razões de fornecimento. Ao guardar as latas abertas, são necessárias tampas de tamanho apropriado para mantê-las frescas e evitar que o odor permeie o resto da geladeira (elas devem ainda precisam ser mantidas refrigeradas para evitar que estraguem). Alguns gatos não gostam de ração gelada, por isso, talvez você precise colocar a ração enlatada num recipiente adequado para micro-ondas e esquentá-la por 3 a 5 segundos antes de servir. Se o seu gato não estiver particularmente com fome, ele poderá deixar restos na tigela ou no prato, que deverão ser descartados após estarem fora por mais de quatro horas.

Caso tenha um gato de pelo longo ou cor clara, talvez você tenha aversão a alimentar com ração úmida porque ela pode ficar nos bigodes e no nariz. Porém, os gatos são meticulosamente limpos e tipicamente limpam o próprio focinho, com o tempo o seu gato aprenderá a comer fazendo menos bagunça. Caso você tenha um gato um pouco mais preguiçoso que não se limpa regularmente, você poderá tentar servir sua ração em um prato plano e comprar lenços úmidos para ajudar a limpar o seu focinho.

Ração Seca: Ponto Positivo

Rações secas são disponibilizadas em sacos com tamanho conveniente, mantendo-as boas até a data “melhor consumir até” descrita no saco, desde que você o relacre ou prenda firmemente após abrir. São menos caras do que as úmidas também e, por serem mantidas por um período de tempo maior, podem dar um alívio no seu orçamento.

Alguns gatos ficam perfeitamente contentes com a ração seca em livre demanda,  ou seja, você deixa uma tigela de ração para o seu gato beliscar durante o dia. Outros gatos se empanturraram de comida, devendo ser alimentados somente com refeições controladas por porção. Por sorte, você pode facilmente utilizar um medidor de ração padrão para controlar cada porção dos seus felinos gulosos e gordinhos.

As rações secas para gatos como a Ideal Balance® oferecem uma excelente mistura de produtos que o seu gato precisa do mesmo modo que você com suas refeições.

Ração Seca: Ponto Negativo

Para gatos com problemas de saúde, as rações secas podem não ser tão benéficas quanto as enlatadas, em parte devido à falta de teor de água que facilita a digestão. Por isso, uma consulta com o veterinário do seu gato se faz essencial, ajudando assim você a encontrar a melhor ração para as necessidades do seu gato. Tenha em mente que gatos mais velhos têm mais dificuldade ao comer a ração seca do que a úmida, especialmente se houver problemas nos dentes ou na gengiva. A consistência macia da ração enlatada tende a ser mais fácil para gatinhos mais velhos comerem do que os grãos duros que comiam quando mais jovens.

Alimentos Misturados ou Combinados

Rotinas alimentares misturadas ou combinadas poderão oferecer o melhor dos dois mundos. Com uma rotina alimentar combinada, você poderá alimentar o seu gato com ração seca de manhã e ração úmida à noite. Desse modo, ele poderá saborear a ração seca durante o dia, caso ele queira, e você poderá descartar a ração úmida que secou antes de dormir. Há também a opção de misturar a ração seca do seu gato com a úmida, o que também poderá ajudá-lo a ter umidade extra na sua refeição. No entanto, tenha em mente que ainda é importante manter o controle apropriado da porção para garantir que o seu gato está obtendo a quantidade adequada de nutrientes para ficar em um peso saudável.

Não importa que tipo de ração você escolha, o debate entre ração seca ou úmida não é algo que possa ser definido facilmente. Cada gato é único, com seus próprios gostos e preferências. Consulte o veterinário do seu gato caso tenha alguma dúvida com relação à escolha da ração seca ou úmida e deixe que a preferência do seu amiguinho lhe guie em direção aos sabores que ele prefere.

Biografia do Colaborador

Jeanne Grunert

Jeanne Grunert

Jeanne Grunert é autora, blogueira e escritora freelance de Virgínia. Ela cuida de seis gatos resgatados e um cachorro resgatado chamado Shadow em sua fazenda de 17 acres na Virgínia.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados