Sugestões para Fazer o seu Gato Beber da Tigela

Published by
minuto ler

Alguns gatos são manhosos quanto sua fonte de água. Você deixa água disponível para eles o dia inteiro e então é só ligar a torneira que eles correm para um gole de água. Que atração é essa que os gatos têm à água corrente?

Talvez ele até beba da tigela, mas insistirá em respingar a água com sua pata. Talvez ele continuará a virar a tigela para poder beber a água do chão. O seu gato poderá até se equilibrar sem jeito na privada para poder beber a água. Se você tem um gato que gosta de sair, ele poderá até mesmo preferir beber a água suja da chuva à água fresca que você colocou.

Por que este comportamento estranho?

Ninguém sabe ao certo porquê os gatos são tão manhosos quanto a água, no entanto, existem algumas teorias. Pode ser uma aversão instintiva à água parada. Em ambiente silvestre, um gato beberá água somente de água corrente, que o ajuda a prevenir de ficar doente. Outra teoria seria que o gato aprendeu que a água tende a ser mais fria quando vem de uma torneira ou da chuva.

Pode ser também que a água não passa de um brinquedo para o seu gato. Para o seu gato, virar a tigela de água ou tentar pegar as gotas que caem da torneira pode se tornar em um belo jogo, além de ter a vantagem extra de matar a sede.

Os gatos não precisam de muita água para beber, principalmente se comem ração enlatada ou em sachê, que já contém bastante água. Entretanto, é importante assegurar-se que o seu gato tem água fresca o tempo todo.

Bebendo da tigela

Existem algumas coisas que você pode fazer para estimular o seu gato a beber da tigela.

Tente mudar o seu pote de água para um lugar que não fique próximo à ração. O seu gato pode ser manhoso quanto a ter a ração e água próximos.

Se você acha que o seu gato não gosta da temperatura da água, tente adicionar alguns cubos de gelo na tigela.

Pode ser uma boa ideia trocar a tigela em si. Tipos diferentes de tigela darão gostos diferentes à água. Se o seu gato tem uma tigela de plástico, tente uma de metal, cerâmica ou até mesmo de vidro. Se o seu gato é um virador de tigelas, tente procurar por uma tigela mais larga com base de borracha. Isto irá parar até mesmo os gatos mais insistentes.

Existem também bebedouros que circulam água permanentemente ou são ativados pela a aproximação do seu gato. Eles requerem eletricidade para funcionar, portanto, você precisar encontrar um lugar próximo de uma tomada.

De vez em quando, você pode deixar a torneira gotejando para que seu gato possa dar um gole. O seu gato beberá água de qualquer fonte caso tenha sede o suficiente, mas de vez em quando você pode oferecer água da torneira como recompensa.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados