Gato acima do peso? Veja algumas dicas que ajudam a colocar o seu gatinho em forma!

Publicado por
minuto ler

Gatos que vivem em ambientes fechados tendem a ter um estilo de vida um tanto sedentário, assim podem acabar ganhando peso.

Normalmente, o ganho de peso ocorre quando seu gato come demais ou, em alguns casos, tem um problema de saúde. Se você perceber que seu gatinho está ganhando uns quilinhos a mais, entre em contato com seu veterinário imediatamente para descartar doença ou até prenhez, caso não seja castrado.

Depois de verificar que seu gato não tem nenhum problema de saúde subjacente, você e seu veterinário podem criar um programa de bem-estar para o seu bichano que o ajude a manter ou atingir um peso saudável. Isso pode reduzir as chances de desenvolver diabetes ou artrite e até mesmo aumentar sua expectativa de vida. Um gato saudável é um gato feliz.

A cintura do seu gatinho pode ter aumentado, e você nem percebe isso até o check-up anual no veterinário. Mas não tenha medo, você não precisa instalar uma academia em casa para criar um estilo de vida mais saudável para o seu gato!

Overweight, striped tabby cat lying on back with eyes closed

Planos de Refeições

Antes de se concentrar em um programa de exercícios, reorganize as refeições do seu gatinho. Não é fácil ficar de olho no nível de atividade do seu gato quando você está fora de casa, mas você pode monitorar a ingestão de alimentos. Preste muita atenção na quantidade que ele come a cada dia para descobrir se ele está comendo demais. Em seguida, converse com seu veterinário sobre o quanto ele deve comer com base em sua idade, tamanho e rotina.

Se o seu filhinho já ultrapassou o limite da quantidade recomendada diária de ração para gatos por dia, é hora de agir. A perda de peso em gatos é bem-sucedida quando se estabelece uma redução saudável na quantidade diária de alimento, aprovada pelo veterinário, que ocorre gradualmente ao longo de algumas semanas. Sem dietas radicais! Com a ajuda do seu veterinário de confiança, você pode fazer a transição de seu amigo peludo para um alimento para gatos formulado para perda de peso que o ajude a alcançar e manter seu objetivo.

Atividades

O exercício é importante para ajudar o seu gatinho a perder peso. Assim como seus pais humanos, os gatos se beneficiam de uma combinação equilibrada de refeições saudáveis ​​e atividades regulares. Exercitar um gato pode ser difícil, mas não impossível. Ele provavelmente não fará exercícios na esteira ou nadar com você, mas pode usar seu precioso tempo "acordado" para se envolver em jogos estimulantes que o ajudem a manter um peso saudável. Existem muitas opções de brinquedos fofos para o seu filho disponíveis, então você não precisa investir em nenhum equipamento caro.

Tal como acontece com o novo plano de alimentação, introduza gradualmente o gatinho que está acima do peso no novo regime de exercícios, pois atividade física em demasia antes de ele realmente estar preparado para isso, pode levar a lesões. Como os gatos mantêm um forte instinto de predador e adoram caçar, um jogo gentil para fazê-los se mover é dar a eles algo para perseguir, talvez um pedaço de papel amassado ou uma bolinha. Apenas certifique-se de que não é pequeno o suficiente para que ela possa engolir e engasgar com o brinquedinho.

Para realmente ativar seu instinto de caça, permita que seu gato “cace” sua própria comida, assim como seus ancestrais selvagens. Você pode esconder grãozinhos de ração pela casa e vê-lo perseguir sua presa. Certifique-se de variar as alturas para fazê-lo pular e escalar - isso pode incluir o uso de escadas ou arranhadores. Mais movimento significa mais calorias sendo queimadas, mas lembre-se de onde você escondeu os grãozinhos de ração, caso ele perca um grão. Estimule-o a “caçar” todas as presas!

Para os momentos em que você estiver fora, prepare a casa para brincadeiras exclusivas para gatos, dando a ele um arranhador, uma roda de exercícios ou algo para escalar. Você pode manter as persianas ou cortinas abertas durante o dia para fornecer ao seu gatinho uma visão clara dos pássaros, borboletas ou cães da vizinhança. Isso vai colocar seus instintos em alta velocidade, e ele poderá correr de janela em janela a qualquer momento.

Um bônus? Seu vínculo com seu gatinho é fortalecido enquanto vocês brincam e desfrutam de atividades juntos para ajudá-lo a alcançar um estilo de vida saudável. Os gatos podem parecer criaturas independentes que têm tudo planejado, mas eles confiam em você para mantê-los saudáveis ​​e felizes muito mais do que você imagina. Prestar atenção ao peso e à saúde geral do seu filhinho pode ajudá-lo a ter uma vida muito mais saudável e duradoura.

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e mãe gateira de longa data, cujos dois gatinhos governam a casa. Seu trabalho também aparece em Care.com, What to Expect, and Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais de estimação, gravidez e vida familiar. Encontre e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados