Brincadeira de gato: como manter seu gatinho envolvido

Publicado por Kara Murphy
minuto ler

Um gato entediado não é um gato feliz. Garantir que seu amigo peludo seja mentalmente estimulado e envolvido por meio de brincadeiras o deixará mais feliz e provavelmente também lhe trará mais paz, especialmente se ele estiver apresentando comportamentos destrutivos, como rasgar suas cortinas ou desenterrar seus vasos de plantas. Seu gato também pode mostrar sinais de tédio por agir agressivamente ou mostrar sinais de depressão. Se você está preocupado com o comportamento do seu gato, o primeiro passo deve ser uma visita ao veterinário para se certificar de que não há nenhum problema de saúde subjacente causando os problemas dele. Mas se o veterinário não encontrar nada de errado, você pode simplesmente ter um gato entediado em suas mãos. Aqui estão algumas ideias simples para ajudá-lo a exercitar a mente do seu gato, esteja você em casa ou não:

1. Fazendo da refeição um desafio

Em vez de apenas encher a tigela do seu gato, compre para ele um "potinho de alimento de quebra-cabeça" que exige que ele descubra como tirar a comida de um labirinto ou de uma série de obstáculos para comê-la. Você pode comprar qualquer potinho quebra-cabeça ou fazer o seu próprio, simplesmente cortando buracos grandes o suficiente para que a ração passe em uma garrafa de plástico vazia (e limpa), tubo de papelão ou outro tipo de recipiente. Outro jogo do cérebro do gato que é fácil de fazer é esconder comida pela casa. Uma caça ao tesouro para gatos é fácil de configurar e uma ótima maneira de manter seu gato entretido enquanto você está fora, ao mesmo tempo que incentiva a atividade física. Tente esconder pequenas quantidades de comida pela casa usando as xícaras de uma caixa de ovos cortada.

Tabby cat in crouched position about to prance on feather toy.

2. Estimule os Instintos Naturais de Caça

Brinquedos de camundongos motorizados, um feixe de luz de uma lanterna ou mesmo um simples cordão que você puxa pelo chão podem ajudar a manter seu gato estimulado e mentalmente envolvido, estimulando seu instinto natural de caça. Bônus: suas palhaçadas quando estão prontos para atacar com certeza vão fazer você rir e manter toda a família entretida! Você pode aumentar o interesse deles ainda mais, dando-lhes caixas para se esconderem enquanto esperam a "presa" se aproximar. Junto com o estímulo mental, esse tipo de brincadeira com o gato é uma boa maneira para você e sua família passarem o tempo e se relacionarem com ele, além de incentivá-lo a se exercitar.

3. Desejo de escalar

Árvores e casinhas para gatos são incríveis para estimulação mental e física em gatos. Codificado em seu DNA a partir de suas raízes ancestrais está o desejo de estar no alto, onde são menos suscetíveis a ataques de predadores. Também é uma maneira mais fácil de perseguir suas presas. Árvores e casinhas para gatos permitem que seu gato trepe e arranhe como seus parentes de origem felina faziam. Eles podem vir em todos os formatos e tamanhos, então há muitas oportunidades para encontrar aqueles que eles vão adorar, mas que não necessariamente vão combinar com a decoração da sua casa. Você também vai gostar de vê-lo escalar e brincar de esconde-esconde com seu novo brinquedo. Também pode reduzir comportamentos destrutivos, pois eles entenderão que podem arranhar e subir na árvore, mas não nos outros móveis.

4. Dê uma boa vista

Os gatos adoram ver o que está acontecendo. Se você tiver uma janela com vista para um comedouro de pássaros ou outra cena igualmente envolvente, crie um local confortável para eles pularem e assistirem. É incrível o quanto um gato consegue se divertir seguindo pássaros pela janela, mantendo sua mente exercitada. Se você não tiver uma vista particularmente envolvente, pode definir uma televisão com uma cena natural de pássaros ou esquilos. Isso pode mantê-los entretidos por horas, apenas certifique-se de que a televisão não esteja a uma distância de arranhão, pois eles podem tentar agarrá-la.

Existem também vários aplicativos ​​para gatos por aí. Se você tiver um tablet (verifique se ele é à prova de gatos), pode baixar um desses jogos. Eles são projetados para ajudar a estimular os gatos, pois eles podem dar patadas em diferentes objetos na tela e observá-los deslizando pela tela como se estivessem brincando com um brinquedo em casa.

5. Adote um amigo

Um segundo gato pode ser exatamente o que o médico receitou para seu gatinho entediado, diz Companion Animal Psychology. Dois gatos podem fazer companhia um ao outro quando você está fora, brincar juntos e até cuidar um do outro. Mas antes de se apressar para adotar um gato, leve em consideração os custos extras e os cuidados associados a ter um segundo gato. Você não quer adotar a menos que tenha certeza de que está pronto para a responsabilidade. Além disso, apresente o novo animal de estimação aos poucos, pois a experiência pode ser opressora para ambos os gatos. Uma ótima maneira de garantir que seu gato (e você) combinem bem com um segundo gato é fazer lar temporário antes de adotar.

Assim como os humanos, os gatos podem ficar entediados em ficar sentados em casa o dia todo. Mas, ao experimentar essas dicas simples, você pode ajudar seu gato a vencer o tédio, mantendo-se estimulado, engajado, ativo e um membro alegre de sua casa por muitos anos!

Contributor Bio

Kara Murphy

Kara Murphy

Kara Murphy é redatora freelance em Erie, Pensilvânia. Ela tem uma gata chamada Olive, cujo brinquedo favorito é uma caixa de papelão.

 

Artigos Relacionados

  • Choosing Safe Toys & Games for Your Kitten

    Just like any child in the family, a kitten needs safe toys of her own to play with. Learn what toys are appropriate for her.
  • Exercitando seu gato

    Orientações práticas e inteligentes para manter seu gato ativo e melhorar o peso através do exercício.
  • Jogos divertidos para exercitar seu gato

    Não é segredo que os gatos adoram pássaros. Ou melhor, eles adoram tentar caçá-los. Um brinquedo do tipo varinha com penas na ponta pode ser a solução mágica para transformar seu gatinho viciado em sofá em um caçador obstinado em minutos.
  • Brincando com o seu gato

    Brincar com seu gato é uma forma importante de manter-lhe a saúde e os laços afetivos entre vocês. Por sorte, os gatos adoram brincar!

Produtos Relacionados