Simples Maneiras de Manter o Seu Gato Idoso Ativo

Published by
minuto ler

Conforme os gatos idosos reduzem o nível de atividade, eles podem andar um pouco mais devagar, pular com mais cautela e brincar menos. Embora este comportamento seja comum para os gatos maduros, esta mudança poderá preocupar os donos. Uma maneira de garantir que o seu animal continue vigoroso é estimular o seu gato a se exercitar para manter a mente e o corpo ativos e flexíveis. Aquele pequeno gatinho que você recebeu de braços abertos anos atrás, agora é um senhor de idade e somente você poderá defender sua saúde mental e física.

Como os gatos não se inscrevem em academias, eles contarão com você para orientá-lo na jornada de exercícios. Quer saber o jeito mais fácil para manter o seu animalzinho ativo? Faça uma programação diária de brincadeiras. Os gatos são criaturas independentes e alguns poderão torcer o nariz para a ideia de malhar, principalmente se forem mais velhos ou artríticos. No entanto, usando algum truque para fazer com que o gato idoso brinque com você, ele aos poucos terá as atividades diárias de que necessita em casa.

Invista na Hora da Diversão

Há muitas ferramentas eletrônicas que podem ajudar o seu gato maduro a se exercitar mais. Esses aparelhos variam de pequeno a grande, barato a caro; comece devagar, já que seu gato poderá gostar de alguns e não interagir com outros. Uma rápida viagem ao pet shop oferecerá infinitas opções, por isso, certifique-se de escolher brinquedos e ferramentas próprios para a idade. A Vetstreet oferece um guia de brinquedos para gatos idosos para ajudar os donos a identificar os brinquedos ideais para o seu velho amigo peludo.Orange tabby kitten lying down playing with yellow ball on floor

Brinquedos pequenos e ferramentas que seu gato poderá gostar

  • Uma vara com penas que seu gato possa perseguir
  • Brinquedos com catnip
  • Brinquedos quebra-cabeça que liberam petiscos

Brinquedos grandes e ferramentas que seu gato poderá gostar

  • Escalador ou arranhador com vários níveis para gatos
  • Arranhadores
  • Uma roda de gato (sim, igual a roda de hamster!)

Exercícios para Gatos Gratuitos

Os gatos adoram escalar, mas gatos idosos que sofrem de artrites eventualmente terão problemas ao escalar, caso não pratiquem                                                                                                                                                                                                    regularmente. Mude os móveis de lugar, dessa forma, o seu gato será estimulado a saltar do chão ao escabelo, e depois para o sofá antes de se deitar para seu cochilo da tarde. Caso já tenha um arranhador com vários níveis para gatos, estimule o seu gato a continuar usando-o, escondendo petiscos em níveis diferentes, assim, ele terá que pular para saborear o seu lanche. Caso não possua uma árvore para gatos, uma boa ideia seria investir em uma árvore ou um tipo semelhante de poleiro onde seu gato pudesse escalar.

Será que você ainda tem catnip sobrando em casa - talvez de um brinquedo velho quebrado ou rasgado? Encha uma meia velha com catnip. Você ganhará pontos extras se amarrar um fio à meia, dessa forma, você consegue arrastar o catnip pelo chão de uma distância segura, fazendo o seu gato persegui-la conforme você anda.

Dê uma olhada pela casa para ver se você tem algo com o que o seu gato adoraria brincar. Possui tecido velho que pudesse se transformar em bola? O seu gato a atacará e perseguirá por toda a casa. Contudo, é melhor evitar barbantes, uma vez que os fios podem ser engolidos ou enroscar no seu corpo causando problemas de segurança. Que tal sacolas de papel ou caixas de papelão vazias? Arranhe atrás da sacola ou da caixa e seu gato pisoteará a sua “presa.” Encontre um bastão e fios para fazer uma varinha ou “vareta de pescar” para provocar o seu gato. Ele atacará e pulará para pegar qualquer coisa que você coloque na extremidade da linha.

Se o seu gato adora passar as tardes tranquilas vendo a natureza do calor de um parapeito, instale um comedouro para pássaros no lado de fora da janela. Como se fosse uma televisão para gatos, o comedouro para pássaros trará novas (e tentadoras) criaturas à linha de visão do seu gato. Ele vai pular para ter uma visão dos pássaros esfomeados que estão felizes em entreter o seu gatinho em troca de uma refeição.

Você tem mais de um gato? Vários gatos juntos estão mais propensos a brincar entre si do que um gato estaria se tivesse que começar sozinho. Divida os brinquedos e um gatinho poderá incentivar o outro a brincar também.

Jogos para Quebrar a Cabeça

Gatos idosos necessitam exercitar o cérebro também. Uma maneira para manter o cérebro do seu gato afiado igual ao de um filhote seria fazer brincadeiras com comida. Primeiramente, esconda mini-refeições pela casa ao invés de oferecer uma refeição grande no meio da tarde. Estimule o seu gato a encontrá-las, posicionando as refeições estrategicamente em locais baixos e altos, dessa forma, o seu gato precisará se esforçar para conseguir suas refeições. Dispensadores de petisco de brinquedo são outra opção para fazer o seu gato quebrar a cabeça ao mesmo tempo em que é recompensado com comida. Esses brinquedos exigem que seu gato complete um quebra-cabeça ou atividades antes de liberar o petisco. Lembre-se sempre de deixar a ração ou petisco extra em proporção para que ele obtenha a melhor nutrição.

Escolha Alimento Nutritivo

A nutrição exerce papel fundamental na manutenção da atividade e saúde do seu gato. Antes de fazer qualquer mudança na comida do seu gato, consulte o seu veterinário. Certifique-se que as refeições e petiscos que você está oferecendo ao seu gato são apropriados para atender suas necessidades físicas e mentais. De acordo com a revista Topics in Companion Animal Medicine, os gatos maduros se beneficiam com “alimentos ricos em antioxidantes, ácidos graxos e fonte probiótica”.

Caso não esteja certo se o seu gato está pronto para uma ração para gatos idosos ou maduros, veja esta útil ferramenta sobre o envelhecimento de gatos - ela ajuda você a calcular a idade “humana” do seu gato, assim, você consegue ter uma melhor ideia sobre em que estágio da vida ele se encontra. Você também pode obter fatos úteis sobre os sinais de envelhecimento para discutir com o seu veterinário. Ao conversar com o seu veterinário, pergunte se alimentar o seu gato com a ração Hill's® Science Diet® Youthful Vitality é ideal para o seu gato. Youthful Vitality é especialmente formulada com as necessidades de gatos idosos em mente, para ajudar a auxiliar a atual vitalidade do seu gato através do aumento de atividade, interação e mobilidade.

Se o seu gato gosta de quebra-cabeças de brinquedo, você precisará de petiscos extras em casa. Você pode fazer os seus próprios petiscos caseiros e saudáveis utilizando a ração Science Diet®

Uma dica final - não espere demais para implementar esses exercícios felinos no dia-a-dia do seu gato. O quanto antes o seu gatinho começar uma vida repleta de atividade, o mais feliz e mais saudável ele será por muitos e muitos anos.

Biografia do Colaborador

Erin Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta de animais domésticos que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar e até mesmo transformar seu público alvo. Sua obra está espalhada por toda a internet e em material impresso. Entre em contato com ela no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados