Ajudando o Seu Gato a Superar o Medo de Trovão e Fogos de Artifício

Published by
minuto ler

Não é incomum um gato ter medo de barulhos altos, principalmente trovões e fogos de artifício. Eles geralmente demonstram o medo se escondendo. Um gato que sofre de medo de barulhos altos poderá começar a demonstrar comportamentos de ansiedade antes do trovão começar. Chuva no telhado da casa, feixes claros de luz ou até mesmo a queda na pressão do ar antes de uma tempestade podem ser o suficiente para desencadear a ansiedade. É importante saber o que fazer quando a situação ocorre: 

Cat afraid of thunder and fireworks

  • Ficar calmo ajudará o seu gato a se sentir seguro. Você pode até mesmo tentar brincar com seu gato para distrai-lo do barulho do trovão ou fogos de artifício.
  • Assegure-se que seu gato tem um lugar seguro para buscar refúgio. Tipicamente, os gatos correrão para debaixo da cama ou debaixo de uma cadeira para escapar dos barulhos altos. O seu gato escolhe estes lugares por sentir-se protegido e por abafar o som do trovão ou dos fogos de artifício. Se o seu gato ainda não escolheu um lugar, providencie um. Tente deixar alguns grãos de sua ração favorita Science Diet® em um lugar seguro para incentivar o seu gato ir até lá. 

Tente dessensibilizar o seu gato de barulhos altos para que o som fique normal. Isto geralmente é feito ao reproduzir o som gravado de trovão em um volume baixo e em intervalos curtos ao mesmo tempo em que monitora o comportamento do seu gato. Este processo é longo e requer paciência, porém, no final, o seu gato ficará muito mais confortável durante uma tempestade ou próximo a uma exibição de fogos de artifício. 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados