Faça Você Mesmo um Removedor de Manchas e Odores Que Realmente Funciona

Published by
minuto ler

Os gatos trazem enorme alegria para as nossas vidas; no entanto, as manchas e odores costumam gerar frustração aos donos. Felizmente, fazer seu próprio removedor de manchas para animais de estimação com ingredientes simples poderá ajudar a manter sua casa limpa e fresca. Removedores de manchas caseiros são seguros para usar com seus animais por perto (e geralmente custam menos para fazer do que comprar no mercado). De urina à bolas de pelos  que vomitam manchas, limpadores caseiros conseguem remover de modo eficiente a macha e o odor que às vezes permanecem.

Home interior, cat sitting in an armchair, a wall and a bouquet of white tulips

Materiais: bicarbonato de sódio, vinagre, água, borrifador, três panos velhos

Instruções:

  1. Limpe o vômito ou bola de pelos do carpete ou piso com um pano molhado.
  2. Se o vômito estiver sobre o carpete, após limpá-lo com um pano molhado, espalhe bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixe descansar por uma hora para absorver a umidade. Se a mancha está sobre um piso, prossiga para o passo 3.
  3. Misture vinagre e água em uma tigela grande (cerca de 1 copo de água para 1 copo de vinagre). Coloque a mistura em um borrifador.
  4. Borrife a mancha com a mistura de vinagre e água. Você notará efervescência. Quando a efervescência diminuir, retire o máximo que puder do bicarbonato de sódio com um pano.
  5. Continue a borrifar a mancha levemente e remova a mancha com um pano limpo. Repetir até a mancha desaparecer. Tome cuidado para não saturar a área em excesso.

Eliminador de Urina de Gato

Materiais: vinagre, bicarbonato de sódio, água oxigenada, detergente de louça, limpador enzimático, toalha velha

Instruções:

  1. Use a toalha velha para absorver o máximo que puder da urina do gato e a descarte assim que terminar.
  2. Espalhe o bicarbonato de sódio sobre a área afetada e deixe descansar por cerca de dez minutos.
  3. Despeje um pouco de vinagre sobre o bicarbonato de sódio e deixe efervescer por alguns segundos antes de remover o líquido com um pano limpo.
  4. Quando a área estiver limpa, é hora de eliminar o odor. Faça você mesmo um removedor de manchas e odores com algumas colheres de sopa de água oxigenada e uma ou duas gotas de detergente. Despeje a mistura sobre a área manchada (por segurança, teste a mistura em uma parte do carpete que está escondida ou isolada para assegurar que a mistura não descolore o carpete).
  5. Esfregue a mistura com água oxigenada/detergente no carpete e esfregue as fibras, mas remova rapidamente, assim, não tira a coloração do carpete. Para pisos, seria melhor colocar a mistura em um borrifador, borrifar a área em seguida para depois limpá-la.
  6. Use um secador sobre a área para ajudar a secar rapidamente. Embora a área possa parecer limpa e fresca, o ácido úrico na urina do gato recristalizará, por isso, o próximo passo é MUITO importante.
  7. Após cerca de 24 horas, enxague a área com um limpador enzimático e deixe-a secar completamente ao ar livre. Para evitar que sua família pise na região, cubra a área com um cesto de roupa ou papel alumínio. Pode levar um ou dois dias para secar por completo.
  8. Quando a área estiver completamente seca, limpe como de costume com um esfregão ou aspirador de pó e repita o tratamento enzimático uma vez por semana, caso necessário.

Reduzindo as Manchas e Odores dos Gatos

Após terminar a limpeza, acenda uma luz negra sobre uma região problemática. Ela mostrará se a urina do gato ainda está presente na área. Às vezes, pode parecer que a urina desapareceu, mas ela poderá cristalizar e ficar presente nas fibras do carpete. Uma luz negra mostra o tamanho da mancha que não é visível para o olho humano ou não é detectada pelo nariz humano.

E por último, a Vetstreet sugere que o veterinário avalie o comportamento urinário do seu gato para ter certeza que o fato dele ignorar a caixa de areia não seja um sinal de uma condição urinária ou médica. Considere ainda alimentá-lo com uma ração formulada para a saúde urinária e bola de pelos. Agora que você sabe como fazer seu próprio removedor de manchas, você estará pronto para agir com rapidez e ser diligente na limpeza de sujeiras.

Biografia do Contribuidor

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger é educadora, escritora e mãe de dois filhos, três cães e três gatos. Ela gosta de um estilo de vida agitado e ecologicamente correto.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados