Plantas Caseiras que Devem ser Mantidas Longe do seu Gato

Publicado por Christine O'Brien
Tempo de leitura

Decorar com plantas e flores é uma ótima maneira de embelezar sua casa, mas algumas de suas folhas favoritas podem ser tóxicas para seu amigo felino. Antes de adicionar mais vegetação à sua casa ou jardim, leia sobre plantas venenosas para gatos para que você possa manter seu gatinho seguro.

Plantas Que São Venenosas Para Gatos

De plantas domésticas a plantas de jardim, incluindo vegetais e ervas, aqui está uma seleção de plantas e flores comprovadamente tóxicas para os gatos:

1. Lírios: as pessoas tendem a usar "lírio" como um termo abrangente, mas existem cerca de 90 espécies ao todo, incluindo o lírio asiático, o lírio da Páscoa e o lírio do vale. O que eles têm em comum além do nome? São todas plantas venenosas para os gatos. Na verdade, são algumas das plantas mais tóxicas para o seu amigo felino; a ingestão pode levar à insuficiência renal imediata.

2. Cebola: a cebola é um alimento básico nas mesas de jantar em todo o mundo, especialmente na China e na Índia, os dois principais países produtores de cebola. Mas as cebolas, assim como o alho, o alho-poró e a cebolinha, são plantas tóxicas para muitos animais, incluindo cães e gatos.

Two cats sits on window sill looking out with plants on boths sides of them

3. Narcisos: são muito populares com sua coloração amarela profunda e branca, ficam lindos quando estão agrupados. Mas não se deixe enganar pela beleza deles. De acordo com um estudo publicado no Canadian Veterinary Journal (site em Inglês),  flores, folhas e bulbos de narcisos podem ser venenosos para os gatos.

British short hair cat hiding behind pot of lily flowers

4. Visco: para os gatos, essas plantas levam a sérios problemas de saúde, incluindo alterações cardiovasculares, como a hipotensão. Outras plantas tóxicas , como a amarílis, também representam problemas para a saúde do seu gato e devem ser mantidas fora de casa.

5. Azaléias: parte da família do rododendro, uma azaléia é uma espécie pequena e decídua em que a planta inteira pode ser considerada venenosa para um gato, o que pode causar danos gastrointestinais, cardiovasculares ou do sistema nervoso central, diz a Pet Poison Helpline (site em Inglês) .

Outras plantas comuns que são tóxicas para os gatos:

  • Croton
  • Caladium
  • Dieffenbachia amoena (Comigo-ninguém-pode)
  • Philodendron
  • Monstera
  • Oleandro
  • Poinsettia
  • Holly Berries
  • Sanseviéria (Espada-De-São-Jorge)

Além das plantas aqui descritas, podem existir muitas outras plantas tóxicas aos gatos, contudo, não foram observados estudos demonstrando isso.

A toxicidade pode variar com base no tipo de planta e na quantidade ingerida. Por exemplo, poinsétias têm uma toxicidade leve para os gatos, no entanto, para certos gatos, ou dependendo da quantidade de consumo, podem resultar em sinais clínicos suficientemente graves que necessitem de cuidados médicos.

Sinais de ingestão

Cada toxina vegetal pode causar uma reação diferente. Por exemplo, se o seu gato comer uma planta da família da cebola, isso pode prejudicar seus glóbulos vermelhos e causar anemia, gerando fraqueza, redução do apetite e gengivas pálidas.

Embora os efeitos colaterais possam variar dependendo da planta específica, existem sinais comuns de envenenamento que você pode observar, incluindo:

  • Vômito
  • Diarréia
  • Tosse
  • Dificuldade ao respirar
  • Desorientação
  • Palpitações cardíacas
  • Perda de apetite
  • Pupilas dilatadas
  • Lambidas ou arranhões excessivos

A menos que pegue seu gato em flagrante, você pode não saber que ele ingeriu material vegetal tóxico. Se o seu gatinho apresentar algum desses sinais por um motivo desconhecido e tiver acesso a flores ou plantas tóxicas para gatos, entre em contato com o veterinário imediatamente.

O que fazer se seu gato sugerir uma planta venenosa

Se você suspeita que seu gato ingeriu plantas venenosas, chame seu veterinário imediatamente.

A menos que um profissional diga para você fazer isso, não tente induzir o vômito em seu gato, enfatiza o Vets Now (site em Inglês) - em alguns casos, pode ser mais perigoso para eles vomitarem o que consumiram do que deixar a toxina em seu estômago . Sempre siga as instruções específicas do veterinário.

Na clínica, o veterinário fará uma avaliação e todos os exames de sangue necessários para diagnosticar a intoxicação e determinar o tratamento.

Prevenção de Envenenamento

Manter o seu gatinho dentro de casa e protegido de plantas venenosas é bastante fácil - não traga plantas tóxicas para sua casa, mesmo que isso signifique recusar um lindo buquê de flores.

É um pouco mais complicado para gatos que vivem soltos, mas existem maneiras de reduzir a chance de ingestão acidental. A International Cat Care (site em Inglês) recomenda que você remova as plantas mais perigosas de seu jardim e verifique se há alguma planta potencialmente tóxica nos jardins de seus vizinhos.

Antes de enfeitar sua casa com flores frescas e folhagens, pesquise e converse com seu veterinário para garantir que suas escolhas não incluam plantas venenosas para gatos. Existem muitas opções seguras, como violetas africanas, jasmim e begônias, que são atraentes e seguras para o seu amigo felino.

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe de gato de longa data, cujos dois Blues Russos governam a casa. Seu trabalho também aparece em Care.com, What to Expect, and Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais de estimação, gravidez e vida familiar. Encontre e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados