Sugestões para Escovar e Banhar Seu Gato

Published by
minuto ler

Os gatos são animais extremamente limpos, mas mesmo o mais meticuloso dos gatos poderá se beneficiar de uma pequena ajuda com a higiene, sobretudo se ele tiver pelo longo. Escovar seu gato também é uma excelente maneira de se relacionar com ele, além de ser uma boa oportunidade para verificar se ele apresenta alterações na pele ou pelagem.

Grooming your catÉ uma boa ideia acostumar o seu gato a escovar e pentear desde novinho. Isso evitará nós irritantes e removerá o pelo morto. Faça isso regularmente, além de manter a pelagem do seu gato limpa e saudável, ajudará a reduzir a formação de bolas de pelos.

Com qual frequência? Se o seu gato tiver pelo longo, você deve penteá-lo uma vez ao dia ou, no mínimo, algumas vezes durante a semana. Gatos de pelo curto precisam ser escovados somente uma vez por semana.

O que você precisará. Há ferramentas de escovação projetadas especialmente para gatos de pelo longo; porém, no mínimo, você precisará de um bom pente e uma boa escova. Se o seu gato tem pelo curto, uma escova recomendada pelo veterinário é tudo que precisará.

Escovação. Se o pelo do seu gato não estiver muito emaranhado, apenas dê uma boa escovada em sua pelagem. Isso não deverá levar mais de cinco a quinze minutos. A maioria dos gatos adora ser penteada, mas se o seu não gosta, deixe-o ir e tente novamente outra hora. O pelo dos gatos de pelo longo às vezes fica enlaçado. Caso note tufos emaranhados de pelo enroscados na pelagem do seu gato, você precisará dispor de um pouco de tempo para uma escovação cuidadosa, com paciência. Segurar no pelo abaixo do nó enquanto escova, evitará que o fio seja puxado. Se a pelagem do seu gato for totalmente incontrolável, você deverá considerar uma escovação profissional. Considere também encontrar a nutrição certa para reduzir a queda de pelos


Hora do banho. Gatos de pelo curto não precisam ser banhados, a não ser que estejam muito sujos ou tenham alergias. Mas para as raças de pelo longo, o banho ocasional ajudará a manter sua pelagem em boas condições e evitará o acúmulo de oleosidade. O seu veterinário ficará feliz em orientá-lo a como banhar o seu gato e recomendará um xampu especial para gatos.

Prepare-se para o banho. A maioria dos gatos não gosta muito de ficar molhada, mas se você tiver um xampu e uma toalha por perto, a hora do banho será mais rápida e mais fácil. Para facilitar ainda mais as coisas, peça ajuda a alguém - assim, um poderá segurar o gato, enquanto o outro faz a limpeza.

  • Antes de qualquer coisa, escove completamente a pelagem do seu gato para se livrar dos nós. Isso impedirá que os pelos se retraiam e endureçam na água.
  • Se for banhar o seu gato na banheira, encha-a de água antes de trazer o seu gato. Quanto menos barulho e menos movimento houver durante a hora do banho, melhor.
  • Encha a banheira até uma altura suficiente para alcançar a barriga do seu gato. Certifique-se de testar a água para garantir que não está quente demais. Você não precisa usar uma banheira - algumas bacias servirão também. Você pode usar uma para água ensaboada e a outra para enxague.
  • Quando a banheira estiver pronta, traga o seu gato para o banheiro e feche a porta - você não quer um gato ensaboado correndo pela casa! Seria uma boa ideia você colocar bolas de algodão nos ouvidos do gato para evitar que entre água. Em seguida, coloque o gato cuidadosamente na água e o reconforte com palavras tranquilizantes e constante contato físico.
  • Molhe o pelo cuidadosamente com um copo ou pano umedecido, mas não jogue diretamente no focinho do gato, nem tente submerge-lo.
  • Quando começar a lavar o seu gato, ele poderá se opor através de miados estridentes. Não se preocupe, isto é completamente normal e o seu gato está bem, somente um pouco assustado.
  • Cuidadosamente, passe a espuma do xampu no pelo, tomando cuidado com a face, ouvidos e olhos. Quando terminar de passar xampu, enxague o pelo por completo, já que a sobra de resíduos pode irritar sua pele. Se estiver utilizando um esguicho descartável para enxaguar o seu gato, o mantenha perto dele para minimizar barulhos e jatos de água.

Enrole uma toalha para aquecer seu gato. Assim que tirar o gato da água, o enrole em uma toalha e dê pequenas batidinhas para secar seu pelo cuidadosamente. Se o seu gato tem pelo longo é particularmente importante ser cuidadoso para evitar nós e emaranhados. Ele não ficará completamente seco com uma toalha, por isso, certifique-se de que ele ficará em casa até estar completamente seco. E não fique tentado a usar um secador de cabelo, já que o ar quente pode queimar a pele do gato.

Aparando as unhas. Os gatos arranham para manter as unhas aparadas, mas você precisa ajudar também. Acostume o seu gato a fazer essa atividade enquanto jovem e ficará mais fácil em longo prazo. Peça ao seu veterinário para demonstrar a técnica e os cortadores corretos a serem utilizados.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados