Alérgico a Gatos? Sugestões e Dicas para Ter um Gato

Published by
minuto ler
Managing Allergies to Cats

Você quer um gato, mas tem alergias. Você já tem um gato e acha que suas alergias são um problema. A boa notícia é que gatos e pessoas com alergias podem conviver! Há muito que você pode fazer para tornar a sua vida mais fácil caso tenha alergias e um gato.

Alergias a gatos são causadas por uma reação a certas proteínas encontradas principalmente em secreções na pele e na saliva do gato. Essas proteínas se aderem ao pelo e pele do seu gato, sendo lançadas ao ambiente quando ocorre a queda de pelo.

Algumas pessoas relatam desenvolver imunidade ou acostumar-se com a alergia a gatos. Embora isto seja certamente possível, não depende disso. Também é possível que a reação alérgica piore quanto maior for a exposição.

Se você quer um novo gato e tem preocupações quanto a alergias, considere uma raça de pelo curto ao invés de pelo longo, uma vez que lançam menos pelo na sua casa. Se está interessado em raça pura, considere um Devon ou Cornish Rex. Estes gatos não possuem algumas das camadas de pelo encontras em outras raças e, portanto, produzem menos reação. A raça Sphinx é totalmente sem pelo, sendo extremamente carinhosa. Tenha em mente que todos estes gatos se limpam e a saliva causa reação alérgica tanto quanto o pelo.

Uma vez com o gato, ter diligência em casa é a chave para limitar alergias:

  • Limpe as superfícies lisas da casa regularmente e aspire frequentemente também.
  • Lave frequentemente qualquer espaço em que seu gato dorme.
  • Pode ser uma boa ideia restringir o acesso do gato a certas áreas da casa. O quarto da pessoa alérgica é definitivamente uma zona proibida.
  • Cômodos com piso de madeira retêm menos alérgenos, sendo mais fáceis de limpar do que carpetes.
  • Se somente alguns cômodos da sua casa têm carpete, você deve deixar o seu gato longe deles.
  • Móveis estofados retêm bastante alérgeno, portanto, você terá que deixar os seus gatos longe deles ou deixá-los fora dos cômodos onde os móveis se encontram.

Proporcionar os melhores cuidados de gato inclui escovação semanal. Ela será incrivelmente útil na redução de reações alérgicas, pois impede que o pelo solto vá para o ar. Seja mais cuidadoso ao fazer a escovação na primavera, que é quando o seu gato perderá a pelagem de inverno. Limpar a caixa de areia regularmente também ajuda, uma vez que as proteínas que causam uma reação na saliva, pelo e pelo descamado são encontradas na urina também. Sempre que possível, toda a escovação deve ser feita por alguém que não é alérgico a gatos. Deve também ser feita em ambientes externos, se possível.

Converse com o seu médico sobre que medicamentos antialérgicos você pode tomar para tornar a sua vida mais fácil e outras possíveis formas de tratar o problema.

FONTE: ©2009 Hill's Pet Nutrition, Inc.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados