
Mudança com o Seu Gato: Dicas e Sugestões
minuto ler
Encontre o alimento certo para o seu pet
Encontre o alimento certo para o seu pet
Encontre o alimento certo para o seu pet
Os gatos desenvolvem laços fortes com o seu ambiente, por isso, mudanças de casa podem ser bem estressantes. Planejar com antecedência garantirá que a transição de uma casa para outra será tranquila. Afinal, este é um momento traumático para você, portanto, uma preocupação a menos seria uma coisa boa!
Saindo de uma casa e chegando em outra:
- Antes do caminhão de mudança chegar, é recomendável colocar seu gato em um cômodo. O local ideal seria um quarto.
- Coloque a caixa de transporte, cama do gato, tigela de comida, tigela de água e a bandeja da caixa de areia neste cômodo e assegure-se de que janelas e porta permaneçam fechadas.
- Coloque um recado na porta, assim, sua família e carregadores saberão que essa porta deverá permanecer fechada.
- Quando todos os outros cômodos tiverem sido esvaziados, os itens do quarto podem ser colocados por último no caminhão de mudanças. Antes dos móveis serem retirados, o seu gato deverá ser colocado na caixa de transporte e colocado com segurança dentro do carro para fazer a viagem rumo à nova casa
- Os móveis do quarto deverão ser os primeiros a serem instalados na nova casa
- Dê ração ao seu gato
- Uma vez instalado na nova casa, você deverá permitir que seu gato investigue o resto da casa,um cômodo por vez
- É importante permanecer o mais calmo possível para sinalizar ao seu gato que o ambiente é seguro.
- Assegure-se de que todas as portas externas e janelas estejam fechadas
- Seja cauteloso quanto a permitir que seu gato acesse a cozinha ou área de serviço sem supervisão já que gatos particularmente nervosos muitas vezes buscam refúgio em espaços apertados atrás de eletrodomésticos
- Se o seu gato for particularmente ansioso, seria recomendável colocá-lo em um abrigo profissional um dia antes da mudança e buscá-lo um dia após você ter se estabelecido na nova casa.
Transporte:
- Se o seu gato for um viajante apavorado, seria bom você conversar com seu veterinário antes da viagem, ele poderá receitar um sedativo leve.
- Alimente o seu gato normalmente, mas assegure-se de que a hora da refeição seja pelo menos três horas antes da viagem
- Transporte o seu gato em um recipiente seguro; um cesto ou caixa de transporte, por exemplo.
- Borrife feromônios faciais sintéticos felinos (pergunte ao seu veterinário) dentro da caixa de transporte uma hora antes de colocar o seu gato dentro
- Coloque a caixa de transporte em um banco e prenda com o cinto de segurança, no espaço atrás do banco ou preso com segurança no banco de trás, assim, ela não poderá se mover.
- Não transporte o seu gato no compartimento de carga de um carro ou caminhão em movimento
- É uma viagem longa, talvez você possa querer parar para oferecer água ou um momento para ir ao banheiro, no entanto, a maioria dos gatos não esteja interessada.
- Caso seja um dia quente, assegure-se de que o carro está bem ventilado, nunca deixe o gato dentro de um carro quente caso faça uma parada
Ajudando o seu gato a se ambientar:
- Deixe o seu gato dentro de casa por pelo menos duas semanas para que se acostume com o novo ambiente
- Dê refeições pequenas e frequentes
- Mantenha as rotinas adotadas em sua casa anterior para providenciar continuidade e familiaridade
- Ajude o seu gato a se sentir seguro em sua nova casa espalhando o seu cheiro nela. Pegue um pano de algodão macio (ou use luvas de algodão leves) e esfregue no seu gato cuidadosamente em volta das bochechas e cabeça para coletar o cheiro das glândulas em seu rosto. Esfregue esse pano nos cantos de portas, paredes e móveis à altura do gato para ajudar o seu gato a se familiarizar com seu novo território o mais rápido possível. Repita esse processo diariamente até você começar a ver o seu gato se esfregar contra os objetos.
- Um cuidado extra deve ser dado extra a gatos caseiros porque um novo ambiente será provavelmente perturbador