Começando a Treinar o Seu Gatinho para Usar a Caixa de Areia

Published by
minuto ler

Os gatos são naturalmente muito limpos e existem chances de que o seu gatinho filhote já tenha aprendido aprendeu a usar a caixa de areia com a mãe antes de vir morar com você. Tudo o que você precisa fazer é comprar uma caixa de areia grande o suficiente para que seu gatinho se mova e enchê-la com areia o suficiente para cobrir o fundo da caixa.

Cat in litter boxLembre-se que acidentes acontecerão. Até mesmo o mais inteligente gatinho estará propenso a ter acidentes ocasionais. Não importa o que fizer, não o castigue. Elogie-o quando usar a caixa de areia, podendo até mesmo oferecer uma pequena recompensa como um grão de sua ração para filhotes favorita e logo você estará de volta no caminho certo. 

Iniciando o treinamento da caixa de areia

Como regra geral, tenha uma caixa de areia a mais do que o número de gatos em casa. Por exemplo, uma casa com dois gatos deve ter três caixas de areia para facilitar a acessibilidade. Assim que seu gatinho chegar em sua nova casa, mostre imediatamente onde suas caixas de areia estão localizadas. Observe atentamente o seu gatinho primeiro e, caso o veja farejando, agachando ou se comportando como se precisasse usar o banheiro, certifique-se de colocá-lo na caixa de areia após as refeições.

Caixa de areia: o que fazer e o que não fazer

O que fazer:

  • Coloque as caixas de areia em locais silenciosos e calmos que sejam fáceis para o seu gatinho acessar, longe do barulho de eletrodomésticos.
  • Coloque a caixa de areia do seu gatinho longe de sua cama e em um local que seja razoavelmente privado.
  • Esvazie a caixa regularmente o seu gatinho não vai querer usá-la se estiver “suja”.
  • Retire a parte usada das caixas de areia do seu gatinho diariamente e troque a areia conforme necessário.

O que não fazer:

  • Utilize desinfetantes e água sanitária para limpar a caixa de areia. Alguns desinfetantes são tóxicos aos gatos, por isso, é melhor utilizar somente água quente e detergente
  • Tente limpar a caixa de areia. Caso você esteja grávida, deixe que outra pessoa limpe a caixa. Se você mesmo for limpar a caixa de areia, assegure-se de usar luvas de borracha e, em seguida, limpar completamente as mãos. Limpe completamente a caixa de areia diariamente. Isto minimizará o risco de toxoplasmose, que, embora muito rara, pode causar problemas sérios ao feto.

Fazendo adaptações

Se o seu gatinho não utilizar as caixas de areia providenciadas, você talvez tenha que torná-las mais atraentes. Considere mudar para outro tipo de areia, providenciando caixas com laterais menores, adicionando ou retirando coberturas às caixas, mudando-as para áreas mais silenciosas, suspendendo o uso de desodorantes ou limpando-as com mais frequência. Alguns gatinhos poderão parar de usar caixas de areia quando tiverem uma infecção urinária, e, por isso, uma visita ao seu veterinário poderá ser necessária.

Artigos Relacionados