Adoção de Cães Para Idosos: Dicas Para Encontrar o Companheiro Perfeito

Published by
minuto ler

Os melhores cachorros para idosos são os mais leais companheiros. Eles não querem nada além de um pouco de atenção, interação e amor de seus tutores. Eles não são apenas ótimos companheiros para dividir a casa, como também são conhecidos por impactar significativamente a saúde de seus tutores. Animais de companhia ajudam a baixar a pressão arterial, reduzir o estresse e aumentar a atividade física, segundo um estudo publicado na revista Circulation.

Indivíduos mais velhos que moram sozinhos e têm pouca interação com amigos ou familiares podem buscar um parceiro com quem compartilhar suas vidas, um cão de apoio emocional. Cães e pessoas de mais idade formam uma combinação perfeita. Uma união preciosa tanto para o animal de estimação quanto para seu dono. O idoso terá um companheiro para amar e cuidar. E o cão terá alguém que o amará para sempre.

Senior man relaxing at home With beagle on brown leather couch
Por que Cães e Idosos São Ótimos Companheiros

Existem muitos motivos para  idosos que buscam uma companhia adotarem animais de estimação. Os cães, em particular, são ótimos parceiros. Eles são rápidos em mostrar afeição, e a criação do vínculo é quase instantânea.

Muitas vezes, para pessoas mais velhas, é mais fácil manter um relacionamento com um animal do que procurar novos relacionamentos humanos. Por quê? Simples: você não precisa construir um relacionamento com um cachorro como faria com um humano. Criar amizades depende de fortes habilidades de comunicação, interesses comuns e confiança, que se constrói com o tempo. Tudo que os cães precisam de um companheiro é comida, exercício e afeto. Eles ouvem atentamente quando seus tutores falam; e podem, inclusive, responder na maioria das vezes.

Os animais também ajudam a dar aos idosos um novo senso de propósito que eles podem ter perdido. Muitas pessoas mais velhas viram seus filhos saírem de casa, se aposentaram do trabalho e passam grande parte do tempo em casa. Por esse motivo, muitos idosos gostam de ter a responsabilidade que costumavam ter. Isso faz com que se sintam bem ao cuidar de alguém novamente. E um cão aprecia verdadeiramente essa atenção.

Entenda os Níveis de Energia Antes de Adotar

Conhecer e ser honesto sobre seus próprios níveis de energia o ajudará a escolher o cão mais adequado para seu estilo de vida. Se você gosta de caminhadas, procure um cachorro que aproveite o ar livre com você. Se a mobilidade é um problema, um cão mais dócil será um bom companheiro. Se você gosta de viajar, procure um cachorro que seja um bom viajante e se comporte em um carro ou avião.

No entanto, é importante pensar a longo prazo com relação à idade. O tempo de vida dos cães é longo e, embora seu nível de energia possa estar alto agora, você pode desacelerar ao longo dos anos. Se o seu cão precisar de mais atividade do que você pode oferecer, considere levá-lo à creche ou ter um grupo de amigos em um parque para cães, para que ele possa consumir energia.

Características Para se Procurar em Um Companheiro Canino

Não deixe ninguém enganar você dizendo que algumas raças de cães de companhia são melhores para idosos. Qualquer cão pode ser um companheiro perfeito. Da mesma forma, o tamanho não deve ser determinante na escolha do seu próximo companheiro. Enquanto muitos assumem que cães pequenos são melhores como animais de estimação, cães grandes e calmos também são ótimas opções. Um cão tranquilo é o melhor companheiro para uma pessoa idosa. O temperamento deve ser avaliado antes da adoção para garantir uma combinação perfeita. Considere adestrar seu cão, se houver algum comportamento que precise ser corrigido. Com um pouco de amor, atenção e consistência, seu novo amigo será o companheiro e confidente perfeito.

É bom saber o que você procura em um cachorro antes mesmo de ir ao abrigo local. Você quer um bom cão de colo? Então, um Dogue Alemão provavelmente não é seu companheiro ideal. O mesmo pode ser dito se você dirige um veículo pequeno de dois lugares. Se você está procurando um cão para ajudá-lo a se manter ativo, cães como o Golden Retrievers são uma das muitas ótimas opções. Além disso, pergunte a si mesmo se você está disposto a dedicar tempo para treinar um filhote ou se procura um companheiro já treinado. Mais do que tudo, procure uma conexão. Ao visitar o abrigo, uma conexão instantânea com um cachorro geralmente é um bom sinal de que você encontrou seu novo melhor amigo.

Se Prepare Para os Próximos Anos

Não há dúvida de que, à medida que envelhecemos, nossas vidas mudam. A mobilidade muitas vezes pode ser mais complicada e o risco de problemas de saúde se torna maior, mas os cães têm uma capacidade inata de nos revitalizar e nos fazer sentir jovens novamente. Mas ainda é sempre uma boa ideia se preparar para eventuais circunstâncias. Se você ficar doente ou incapaz de cuidar do seu filhote, certifique-se de ter um cuidador designado com antecedência, para que seu cão seja tratado da mesma maneira que você cuidaria dele. Isso pode incluir listar um prestador de cuidados em um testamento, se necessário - certifique-se de conversar com essa pessoa com antecedência para garantir que esteja à altura da responsabilidade.

Outra consideração a ser levada em conta é o custo. Se você é aposentado, provavelmente está dentro de um orçamento com o qual precisa trabalhar. Certifique-se de avaliar seu orçamento e os custos de adquirir um cachorro, para garantir que você ainda possa viver confortavelmente e cuidar do seu amigo.

Se você é mais velho e procura um pouco mais de amor em sua vida, um cachorro pode ser uma ótima escolha. Você apreciará o amor que eles mostram todos os dias. E eles apreciarão o carinho e afeto que você tem a oferecer.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila

 

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de estimação que acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode informar - e até transformar - o público-alvo. Seus trabalhos podem ser encontrados em toda a internet e impressos, e incluem entrevistas, trabalhos como ghost writer, postagens em blogs e não-ficção criativa. Entre em contato com ela no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

 

Artigos Relacionados

  • Os Prós e Contras de Adotar Dois Cães

    Você sempre quis um animal de estimação e como está preparando sua casa para receber um cão em sua vida, você não consegue decidir se deve adotar um ou dois cães.
  • Cercados para Cães: Como Manter Seu Cão em Uma Área Segura

    Você está procurando uma maneira de manter seu cão seguro e protegido? Há muitas opções de cercos para cães e é importante saber o que procurar antes de investir em um sistema de contenção de cães em sua casa.
  • Transporte e Viagens

    Dogs running Como um membro bem comportado da sua família, seu cãozinho pode ser convidado a participar de reuniões de família ou a participar de um churrasco na casa do vizinho.
  • Evitando Devolver um Cão ao Abrigo de Animais

    Levar para casa um cão de um abrigo é sempre um dia emocionante. Afinal, você quer que o cão seja um companheiro íntimo por muitos anos. Mas, infelizmente, para alguns cães e donos adotivos, o relacionamento não dura.