Cinco Raças de Cães Mais Inteligentes

Published by
minuto ler

Você está procurando por um cão esperto? Cães inteligentes têm uma aptidão para aprender, o que pode torná-los mais fáceis de adestrar do que a maioria, mas eles também podem apresentar desafios que podem não ser uma boa opção para todos.

A border collie in a yellow dog agility tunnel.A lista das raças de cães mais inteligentes do mundo, de acordo com uma pesquisa de 122 profissionais veterinários realizada pelo Vetstreet, provavelmente não é uma surpresa. Border collies, pastores alemães, poodles, pastores australianos e golden retrievers todos têm uma reputação de serem cães inteligentes. Aqui estão alguns benefícios e desafios de cada raça para ajudar a determinar se um desses cães inteligentes é ideal para você.

Border Collie

No topo da lista como a raça mais inteligente, há poucas coisas que um border collie não pode ser ensinado a fazer. Chaser, um famoso border collie, foi até ensinado a entender o significado de mais de 1.000 palavras em inglês e responder aos seus comandos. Estes são cães de alta energia com foco intenso que é um trunfo quando recebem um trabalho para fazer, como pastoreio de ovelhas. Porém, a falta de direção saudável para esse foco pode causar problemas. Os border collies precisam de adestramento de obediência desde cedo, com ênfase especial na socialização, diz o American Kennel Club (AKC). Expor seu filhote de border collie a uma variedade de pessoas, animais e situações o ajudará a se tornar um adulto confiante, calmo e estável. Como a maioria das raças inteligentes, os border collies têm muita energia e precisam de muita atividade diária e exercícios para mantê-los calmos e felizes.

Pastor alemão

Existe um motivo pelo qual os pastores alemães são uma escolha popular para o trabalho policial e militar. Esses cães não são apenas aprendizes rápidos. Eles são destemidos, altamente adaptáveis e têm um instinto natural para proteger seus amigos. Como tal, eles são excelentes cães de guarda. Por outro lado, os pastores alemães têm um temperamento amoroso e leal que os torna excelentes companheiros de família. Os pastores alemães se destacam em nota máxima em todos os esportes caninos. Sua aptidão para aprender torna o adestramento de obediência uma tarefa fácil, mas esses cães cheios de energia ficam entediados facilmente e precisam de pelo menos 40 minutos de exercícios por dia.

White poodle with red harness with tongue out.Poodle

Os poodles gostam de aprender e eles têm um senso de humor, tornando-os os comediantes do mundo dos cães. Embora poodles sejam geralmente fáceis de adestrar, eles possuem uma teimosia que requer muita paciência e persistência para superar. Sua disposição feliz vem com energia ilimitada que requer muito exercício para queimar. Eles podem ficar entediados facilmente se ignorados ou deixados sozinhos por muito tempo sem uma atividade para mantê-los entretidos. É importante notar que os poodles vêm em três tamanhos - padrão, miniatura e toy - e, embora sejam todos altamente inteligentes, o minúsculo poodle toy é criado para ser um cão de colo e não exige tanta atividade física quanto seus colegas maiores. Mesmo assim, eles ainda precisam de muita atenção e brincadeiras para evitar comportamentos destrutivos.

Pastor australiano

Esta é uma raça amorosa e dedicada que tende a ser excelente em tudo o que se propõe a fazer. Os pastores australianos têm um forte instinto de pastoreio que pode levá-los a manejar seus filhos, outros animais de estimação e até carros que passam. Embora esses cães possam ser muito divertidos, eles precisam de uma mão firme e amorosa para mantê-los na linha e você precisará dedicar muito tempo e energia para queimar sua energia ilimitada. O adestramento desde o início ajudará a mantê-los felizes, além de fornecer a eles exercícios muito necessários.

Golden Retriever

Uma das raças mais populares na América, de acordo com o AKC, goldens são cães bem-arredondados que não só fazem excelentes animais de estimação da família, mas também são adequados para uma ampla gama de serviços como busca e salvamento ou ajudando os deficientes. Sobre a única coisa que eles não são bons é atuar como cães de guarda, uma tarefa para a qual eles são muito amigáveis. Os goldens têm uma disposição doce e gentil e estão tão ansiosos para agradar quanto desejosos de aprender. Como as outras raças inteligentes, goldens tem muita energia e uma tendência a ficarem entediados. Boas atividades para prender seu filhote são caminhar, nadar e brincar muito de busca. Goldens se deleitam em resolver brinquedos de quebra-cabeça, então é uma boa ideia estocar esses itens se você deixar seu golden sozinho por longos períodos de tempo.

O que esses cães inteligentes têm em comum é a energia ilimitada e a tendência a ficarem entediados, o que pode levar a um comportamento destrutivo ou irritante. Os cães inteligentes precisam de tutores ativos e pacientes que estejam dispostos e sejam capazes de fornecer a eles uma quantidade significativa de atividades diárias e exercícios, além de adestramento adequado.

Escolhendo o Cão "Mais Inteligente" para Você

Embora essas cinco raças possam ser consideradas as raças mais inteligentes, isso não significa que não existam outras raças inteligentes ou cães que sejam perfeitos para você. Os cães são animais de matilha muito leais que querem aprender a agir de acordo com o líder da matilha. Se você está disposto a dedicar seu tempo e treinar com seu cão, qualquer filhote pode ser treinado para fazer uma série de coisas incríveis. Tudo o que é preciso é algum tempo, paciência, amor e treinamento. Então, se você está no mercado para um novo cão, não hesite em verificar o seu abrigo de animais local, onde muitas raças podem ser encontradas. Esses cães estão apenas procurando por uma família leal disposta a dedicar seu tempo a eles e eles o recompensarão por seu amor e afeição, mostrando a você o quão inteligentes eles podem ser.

Biografia da Colaboradora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

 

Jean Marie Bauhaus é mãe de estimação, blogueira e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde ela geralmente escreve sob a supervisão de uma colônia cheia de bebês peludos.

 

Artigos Relacionados

  • Ensinando Seu Filhote a Não Sujar a Casa

    Os princípios fundamentais do treinamento doméstico de um cão são muito simples. Você quer ensinar o filhote a fazer suas necessidades em um local ou superfície específicos, prevenindo simultaneamente o hábito de sujar áreas ou superfícies proibidas.
  • Treinamento: Reforços Positivos Para seu Cão

    Mesmo que seu cão não seja mais um filhote, nunca se esqueça de uma regra muito importante: "Nunca parta do princípio de que os bons comportamentos ocorrem naturalmente."
  • Introdução a Adestramento e Comportamento

    Você pode transformar seu filhote fofo e indisciplinado em um super-cãozinho, basta dedicar algum tempo para moldar os comportamentos e a personalidade que você quer que ele tenha quando adulto.
  • Cinco Dicas para Ajudar a Adestrar Seu Filhote

    Trazer para casa um novo filhote é um momento emocionante para vocês dois, mas quando vocês não estiverem ocupados seu novo animal de estimação precisa aprender qual comportamento é aceitável.

Produtos Relacionados