Poodles são notórios por sua inteligência e facilidade de treinamento. São cães de família vivazes, ativos e divertidos com noção de ridículo.
Poodles pulam excepcionalmente bem, então os donos devem garantir que o quintal é adequadamente cercado.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 24,95-27,21 kg
Fêmea: 20,41-22,98 kg
Altura na Cernelha:
Macho:
Fêmea:
Características:
Dolicocefálico (cara longa), orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 10-14 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Moderada
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Buscar na água
Pelagem:
Comprimento: Longo
Características: Crespo
Cores: Qualquer cor sólida incluindo branco, preto, cinza, azul, prata, marrom e damasco
Cuidados com a Higiene: Alto
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Não Esportista
Classificação do UKC: Cão de Companhia
Prevalência: Comum
Poodles vêm em três tamanhos ou variedades: o standard (acima de 38,1 centímetros e 20 a 32 quilogramas), o miniatura (10 ou 27,94 centímetros a 38,1 centímetros e 5 a 9 quilogramas) e o toy (menos de 25,4 centímetros e cerca de cinco a 2 a 3 quilogramas).
Todos os Poodles têm contorno quadrado, com pescoço longo e elegante e dorso reto. A cauda é cortada, mas não curta, para poder abanar alegremente.
Poodles tendem a ter a aparência de pernas longas e um focinho longo combinado com orelhas caídas. Eles se movem com uma marcha elástica e animada.
A pelagem do poodle é a sua glória. Cães que competem na raça devem ter um corte específico, com áreas de pelo extravagante combinadas com pelo raspado rente à pele. Esses cortes de desenvolveram por um motivo: eles forneciam uma camada grossa sobre as articulações e peito para manter o cão quente enquanto trabalhava na água gelada. Muitos donos escolhem manter o cão em corte de canil ou trabalho, com a pelagem cortada bem curta e pompoms deixados na cabeça e cauda. Poucos poodles são vistos com pelagem acordoada, na qual cachos firmes foram bandas longas como dreadlocks.
A pelagem do poodle deve ser apertada e cacheada, a menos que seja escovada vigorosamente. Poodles são conhecidos como bons cães para pessoas com alergias porque o pelo não cai rotineiramente; em vez disso, ele forma nós entre si. É por isso que os poodles precisam de cortes ou cuidados com a higiene frequentes porque os nós podem ser dolorosos. As cores de poodles mais vistas são prata, preto, branco, damasco e chocolate. Vermelhos também aparecem, assim como cremes e azuis. Parti-cores como preto e branco não são considerados aceitáveis na exibição de cães.
Personalidade:
Poodles são notórios por sua inteligência e facilidade de treinamento. Eles são cães vivazes, ativos e divertidos com noção de ridículo. Poodles prosperam com atenção e podem desenvolver hábitos ruins como latido incômodo se ignorados ou deixados sozinhos.
Os poodles menores podem ser agressivos com pessoas de fora de suas famílias ou outros cães. Devem ter socialização desde cedo com outras pessoas e animais de estimação e uma mão firme no treinamento. Poodles podem ser protetores de suas famílias e casas.
É preciso lembrar que poodles são basicamente cães de caça em uma roupa elegante e precisam de exercício e treinamento para atingirem seu melhor como cães de companhia.
Morando Com:
Poodles são "fáceis de cuidar," e os donos não devem agradá-los demais com petiscos. Eles podem ter sobrepeso muito facilmente. Muitos poodles levam uma vida comparativamente longa, com os poodles menores chegando até aos 17 anos de idade, enquanto os standards tendem a viver por 12 a 14 anos.
Cuidados com a higiene são um fato da vida com um poodle. Com a tendência da pelagem formar nós, poodles devem ser tosados rente ou ser escovados quase diariamente. Pelagem de exibição requer banhos frequentes, e a amarração de topetes e franjas na orelha, e passar óleo nos pelos para evitar ficar quebradiço. Também é importante ter mão firme com a tesoura.
Poodles são bons cães de família — divertidos, enérgicos, espertos e fáceis de treinar. Eles se saem melhor com bastante exercício para a mente e o corpo e preferem passar a maior parte do tempo com pessoas. Não são bons cães de canil. Socialização deve começar cedo e incluir outras pessoas, outros animais de estimação e rotina de cuidados de higiene. Esses cães pulam excepcionalmente bem, então cuidado com a cerca do quintal!
História:
Embora seja comumente associado com a França, o poodle na verdade tem origem na Alemanha, possivelmente descendendo do barbet. A raça "estabeleceu" seu tipo nos anos 1800, embora haja conhecimento de exemplos anteriores de cães como poodles. A palavra poodle vem do Alemão "pudel" significando poça ou respingo.
Poodles começaram com cães de caça, especialmente bons em buscar caça na água. Com sua inteligência rápida e desejo de agradar, eles se ramificaram em cães de apresentação com trupes e circos viajantes. A aristocracia, particularmente na França, descobriu a raça e ficou encantada com a personalidade e a pelagem incrível, que podia ser moldada em uma infinidade de formas.
Apesar na nova imagem do poodle como um aristocrata elegante e um pouco mimado, devemos lembrar que eles ainda são chamados de "caniches" na França, significando cão de pato.
As três variedades constituem uma das raças mais populares do mundo. Poodles brilham no glamour da exibição de cães, mas eles também trabalham como cães-guias para cegos e cães policiais. Eles competem em todos os esportes caninos, desde correr na Iditarod e pastorear ovelhas a competição de obediência e agility. O primeiro proponente de obediência nos Estados Unidos, Blanche Saunders, tinha Poodles standard.