O Significado Por Trás do Miado do Seu Gato: 5 Sons e Barulhos Distintos dos Gatos

Published by
minuto ler

Quando você convive na mesma casa com um amigo felino, você ouve vários sons distintos no decorrer do dia. Apesar do significado de alguns barulhos serem facilmente discerníveis (circular a tigela de comida enquanto olha para você, por exemplo), nem sempre é tão óbvio. Em alguns casos você poderá ser o dono de um gatinho particularmente falante. Tal fato é ainda mais verdade com os amigos peludos mais velhos, já que os gatos ficam mais vocais à medida que envelhecem ou sua audição piora.

Aqui segue o que ele está expressando com os seguintes sons felinos distintos:

1. Miado

Como dono de animais de estimação você sabe que um gato emite um clássico miau por uma série de coisas. Entretanto, os gatos não fazem isso entre eles, então, o que ele está tentando dizer? Ele poder usar o seu miado para pedir comida ou água, cumprimentar quando você está de volta em casa, pedir um carinho gostoso ou pedir para esfregar a barriga (ele ficará rolando de costas para isso). Os gatos também conversam com você com diferentes tipos de miado dependendo da situação, como “eu quero este lugar do sofá” - algo que eles sempre parecem querer.

Apesar da incessante miadeira ao comer, usar a caixa de areia ou a qualquer momento incomum pode significar que ele não está se sentindo bem, geralmente o seu bebê peludo veio dizer oi.

2. Ronronar

Dificilmente existirá algo melhor na vida do que seu gato se aconchegar em você, acariciando com o focinho e ronronando ao final de um longo dia. Como a Trupanion destaca, ronronar é como os filhotes que nasceram cegos e surdos se comunicam com a mãe, mas todos os gatos usam este método durante a vida inteira - até mesmo com você. Preste bastante atenção aos ronronares do seu gato e você notará alterações no tom e na vibração. Todos eles o ajudam se expressar para dizer que está bem e feliz.

Um motivo menos conhecido: Os gatos poderão também usar esta vocalização para se confortarem quando estiverem assustados, portanto, assegure-se dar aos seus bebês peludos muito amor enquanto você ouve o motor deles em ação.

3. Chiado

Quando um gato chia ou até rosna, não é por estar sendo malvado. Ele está assustado e por isso na defensiva. O seu animal poderá chiar para uma visita desconhecida (ou alguém que ele conhece mas não gosta) ou até mesmo para outro gato como um alerta “afaste-se.” No fim, ela está apenas lembrando a todos quem é o chefe de verdade (dica: Não é você).

“Se possível," aconselha a Animal Planet, “ignore o chiado ao invés de gritar ou olhar com reprovação para o seu gato." Apenas dê um tempo e então seu carinho inerente por ele ressurgirá e o chiado sumirá. Dar a ele o espaço que precisa para acalmar os nervos sempre vai ajudá-lo a se sentir mais seguro.

4. Rosnar

Se você acha que rosnar é só para os cães, pense mais uma vez! A Associação Americana de Prevenção à Crueldade com Animais (ASPCA) destaca que “algumas raças de gatos, especialmente os siameses, são mais suscetíveis a miados e berros,” talvez você tenha um garotinho barulhento. Qualquer gato “reprodutivamente intacto” rosnará para atrair uma parceira.

Caso o seu gato não preencher estes critérios, ele poderá rosnar por estar em uma situação de emergência, talvez preso em algum lugar ou até mesmo machucado. Em outros cenários, os gatos rosnam porque querem que você venha ver logo a presa que ele lhe trouxe (e nem sempre é um brinquedo). Em qualquer caso, dê atenção imediata ao seu colega de casa vocal para garantir que tudo está bem.

5. Gorjear

Este é um dos barulhos mais estranhos dos gatos reservados para ocasiões muito especiais. Muitas vezes o seu gato vai gorjear ou trilar, para alertar a casa quando ele vê um pássaro, esquilo ou um coelhinho pela a janela. Não é um miado completo, mas sim um comando que os filhotes aprendem muito cedo, de acordo com a The Sociedade Humana, quando a mãe usa o som para colocar seus bebês na linha. Caso tenha mais que um gato, você também poderá ouvi-los conversar entre si da mesma forma. Ele em algum momento usará este truque com você para conduzi-lo até a tigela de comida ou acompanhá-lo até a cama.

Prestar mais atenção a esses sons dos gatos criará um laço mais forte entre você e o seu melhor amigo. Ajudará você também a entender melhor as necessidades dele para que você possa oferecer tudo o que ele precisa para se sentir feliz, saudável e seguro.

Biografia do colaborador

Christine O'Brien

Christine O'Brien

 

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gato de longa data, os seus dois azuis russos dominam a casa. O seu trabalho também pode ser visto em Care.com, What to Expect, e Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais domésticos, gravidez e vida de família. Encontre e a siga no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados