O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

Published by
minuto ler
Cat Meow

O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado. Por exemplo, os gatos Siameses são famosos por seu gemido particularmente agudo.

  • O tipo mais comum de miado é um choro murmuroso por atenção - se o seu gato estiver andando de um lado para o outro da cozinha, ele provavelmente quer ração
  • Se o miado ocorre assim que você chega em casa, o seu gato provavelmente está feliz por vê-lo e quer receber carinho ou ser pego no colo - o miado de boas-vindas, particularmente quando repetitivo, também está relacionado com acasalamento.
  • Uma gata em ciclo de calor miará para comunicar sua disponibilidade aos gatos - em algumas gatas isto poderá se tornar em um gemido prolongado durante o tempo todo, seja de dia ou de noite.

Às vezes, um gato fará sons estranhos de conversa ou até mesmo de lamúria ao descobrir uma presa fora de alcance. Ninguém sabe ao certo o porquê os gatos fazem isso. Alguns sugerem que é simplesmente um som de antecipação ou frustração felina, como alguém estalando os lábios. Algumas pessoas até mesmo acham que é uma armadilha por parte do gato para fazer sua presa investigar o som estranho. Os sons como rosnar, chiado, guincho, grunhido são todos gritos agressivos ou defensivos. De modo geral, fica bem claro quanto um gato está zangado ou assustado. Da mesma forma, o ronronar precisa de uma pequena explicação: significa que seu gato está contente.

Vale ressaltar que se você tem um gato quieto que de repente começa a miar ou um gato vocal que de repente para, pode ser indicação que seu gato está doente. Preste atenção particularmente se o seu gato começa a miar constantemente enquanto usa a caixa de areia, se limpa ou come ração. Qualquer um desses pode ser sinais de desconforto.

Artigos Relacionados

  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.
  • Compreendendo as gatas no cio

    Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois.

Produtos Relacionados