Entendendo o miado de seu gato

Cat Meow

O miado de um gato não é simplesmente um som emitido por um gato. É na verdade um método surpreendentemente sofisticado de comunicação. Os hábitos de vocalização e a voz dos gatos são tão individuais quanto a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que dificilmente vocalize e pode ter outro que seja extremamente “falante”. Raças diferentes costumam ter sons de miados diferentes também. Por exemplo, os gatos siameses são famosos por seu gemido particularmente agudo.

  • O miado mais comum é o pedido plangente de atenção — se o seu gatinho está indo e voltando da cozinha, ele provavelmente quer seu alimento para gatos.
  • Se o miado vier quando você acabou de chegar em casa, seu gato provavelmente está contente por vê-lo e quer ser acariciado ou carregado no colo — o miado de boas-vindas, sobretudo quando repetido consistentemente, também está relacionado ao acasalamento.
  • Uma gata no cio mia constantemente para anunciar sua disponibilidade aos machos — em alguns casos, isto pode derivar para um choro prolongado a qualquer hora, seja de dia ou de noite.

Às vezes, um gato pode emitir murmúrios estranhos inarticulados ou até mesmo balidos ao descobrir que sua presa está inacessível. Ninguém sabe exatamente porque os gatos fazem isso. Alguns sugerem que esta seja simplesmente a manifestação sonora da antecipação felina ou de sua frustração, mais ou menos como uma pessoa faz ao estalar os lábios. Alguns chegam a pensar que se trata de uma manobra por parte do gato para fazer com que sua presa aproxime-se para investigar o ruído estranho. Rosnar, expelir o ar com força, emitir silvos prolongados ou gritos estridentes são vocalizações agressivas ou defensivas. Normalmente, percebe-se claramente se o gato está assustado ou zangado. Da mesma forma, o ronronar não precisa de muita explicação: significa que seu gato está contente.

Note que se você tem um gato quieto que subitamente começou a miar, ou se tem um gato barulhento que subitamente parou de vocalizar, isto pode indicar a manifestação de alguma doença. Preste bastante atenção caso seu gato esteja miando constantemente ao usar a bandeja sanitária, ao se limpar ou ao ingerir seu alimento para gatos. Qualquer um desses podem ser sinais de aflição ou desconforto.

Artigos Relacionados

  • Nascido para se limpar | Hill's Pet

    Seu gato não só sabe como se limpar como também foi feito para isto. A higiene é uma característica marcante da maioria dos gatos. Nós até podemos lhes dar uma ajudinha de tempos em tempos, mas os gatos, sozinhos, fazem um excelente trabalho.
  • Sinais de boa saúde | Hill's Pet

    Quando você levar seu animal ao veterinário, apresente todas as suas dúvidas e preocupações com relação à saúde do gato. Para ajudá-lo a determinar as alterações sobre as quais você precisa conversar com seu veterinário, verifique os tópicos a seguir.
  • Compreendendo as gatas no cio | Hill's Pet

    Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois.
  • Seu gato provavelmente é mais esperto do que você pensa | Hill's Pet

    Você pode dizer que os gatos são espertos simplesmente observando-os por alguns minutos. Eles aprendem rapidamente e contam com milhares de anos de evolução por trás de suas habilidades de observar e tomar decisões inteligentes baseadas em suas percepções.
  • A anatomia especializada de seu gato | Hill's Pet

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Quando seu gato pega camundongos | Hill's Pet

    Os gatos adoram caçar camundongos. Como predadores naturais, eles são muito bons nisso. Seu gato não caça por estar com fome — ele já é muito bem alimentado com o alimento para gatos da Science Diet™ para isso! Na verdade, esse comportamento predatório faz parte de seu instinto natural.