O Seu Gato Precisa de Atenção? Aqui Segue o Que Ele Fará Para Consegui-la.

Published by
minuto ler

Quando o seu gato quer atenção, ele moverá céus e terra até conseguir o que quer. Embora o seu gato tenha sua própria personalidade, ele exibirá alguns dos comportamentos de gato quando precisa de algo que dará certo com todos os amadores de felinos, como deitar de costas para receber carinho na barriga ou dar uma delicada patada em seu braço.

Caso isso não funcione, ele possui muito mais truques debaixo do pelo, como estas sete ações que com certeza o distrairão:

1. Miado

O principal método de comunicação dos gatos é o seu miado, os tons e entonações dependerão do que ele está tentando lhe dizer. Por exemplo, se você estiver em casa fazendo algo além de focar nele, ele poderá começar com um miado baixo, porém persistente que se assemelha ao choro de um recém-nascido. Em seguida, ele mudará para um berro alto que fará você correr até ele ou a um outro cômodo, somente para vê-lo sentado com um inocente olhar em seu rosto como se perguntasse “Quem? Eu?”.

2. Ficar Olhando

Às vezes, tudo o que seu gato precisa é olhar para você com seus adoráveis olhos grandes exigindo sua atenção. Sem palavras ele dirá, “Você vai fazer o que eu disser”. Embora uma abordagem implícita para lhe incomodar, você simplesmente não consegue ignorar a intensidade de seu olhar. Repentinamente, você parou o que estava fazendo para lhe dar toda a atenção do mundo. O que acabou de acontecer???

3. Sentar no Seu Notebook

Outra ação comum, porém eficaz, é sentar no seu notebook (ou tablet, livro, jornal, revista, prato, etc.). Está é uma maneira persistente do seu ronronante gato dizer que ele é a coisa mais importante da sua vida. Ele pode levar você a pensar que está sobre o seu computador por ser quente, mas na verdade ele está reafirmando seu domínio sobre o objeto inanimado que está em seu caminho. “Para quê olhar este grande quadrado de metal quando você pode me olhar?” Touché, docinho. Entretanto, você pode virar o jogo ao reproduzir em seu computador um vídeo de esquilos ou pássaros. Ele rapidamente esquecerá que você não está prestando atenção nele.

4. Esperar ao Lado de Fora da Porta

Se você é um dono de gato novato, talvez você ache que pode simplesmente fechar a porta do seu quarto ou escritório para conseguir paz e sossego. No entanto, este não é o caso. O seu gato dará patadas, arranhará e baterá na porta até ela abrir. Ele fará isto por horas, esperando a sua paciência acabar antes da dele. Alguns gatos correrão pelos corredores a grandes velocidades para lançar-se à porta fechada, assim, pode ser que você nem a feche em primeiro lugar. Além disso evitar que seu gato se machuque, também evitará que suas portas fiquem arranhadas.

5. Derrubar as Coisas da Mesa

Se o controle da TV cai da mesa e você não está por perto para ver, vale a pena? O seu amigo peludo usa esta artimanha somente quando você está por perto, se não estiver, não fará sentido. Gatos espertos localizarão o item que você mais valoriza e irá empurra-lo devagar, mas deliberadamente até a beira da mesa, penteadeira ou prateleira, dando a você tempo suficiente para correr e pegar o tesouro antes dele cair. No entanto, se você estiver totalmente imerso no que está fazendo, ele lançará o item ao chão. De qualquer forma, ele ganhou a sua atenção.

6. Trazer Presentes

Os gatos querem agradar seus donos e uma das maneiras de assim fazê-lo é trazendo “presentes”. Esta surpresa poderá incluir ratos e animais de pelúcia ou até mesmo sapatos e sandálias (não é uma coisa só de cachorro). Este truque funciona principalmente se o gato quer atenção. Depois de escolher o item que terá maior a probabilidade de tirar você da cadeira até a tigela de comida, ele o jogará em seus pés e uivará até receber seu elogio.

7. Aconchegar em Você

Esta é uma solução que todos saem ganhando para os adoradores de gatos, porque o que é mais legal do que seu gatinho se aconchegar em você? Ele sabe disso e ele sabe que você sabe disso, é por isso que sempre funciona, todas às vezes. No entanto, fique atento para quando esse aconchegar ou esfregar em sua perna repentinamente se transformar em uma ordem, um movimento furtivo para que você lhe dê mais atenção. Não é aconchego casual que ele quer, e sim uma manobra furtiva e altamente eficaz de passar esta impressão.

Não importa que ações o seu amigo felino escolha, tenha em mente que o comportamento em busca de atenção dos gatos poderá durar horas, assim sendo, você poderá também oferecer ao seu bebê peludo o que ele quer: amor e carinho (e talvez mais ração). Afinal, você tem um gato para dividir o seu amor, você pode muito bem demonstrá-lo.

Image source: Flickr

Biografia do colaborador

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gato de longa data, os seus dois azuis russos dominam a casa. O seu trabalho também pode ser visto em Care.com, What to Expect, e Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais domésticos, gravidez e vida de família. Encontre e a siga no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados