Como os Gatos Mostram Carinho aos Seus Humanos

Published by
minuto ler

Os gatos mostram carinho de modo que muitas vezes passa despercebido por seus donos, em razão de que algumas pessoas não sabem muito bem como os gatos demonstram o seu amor. Como os gatos expressam seu carinho de maneiras bem diferentes das pessoas e de outros animais de estimação, faz sentido perdemos frequentemente esses momentos preciosos. Contudo, caso esteja se perguntando se o seu gato o ama, você ficará muito feliz em saber que sim! Apesar de suas ações serem estranhas, com certeza não são menos significativas.

Gato tigrado esfregando carinhosamente contra seu dono

1. Esfregar Com a Cabeça

Um dos comportamentos mais amáveis dos gatos é quando eles esfregam a cabeça contra o seu corpo. Além de ser fofo de ver, é também um sinal certo de que o seu gato ama e se importa com você. Na verdade, ao esfregar em você com a cabeça, o seu gato está deixando feromônios para todo mundo saber que você pertence a ele, diz a Vetstreet.

2. Mordidas de amor

Gato tigrado cinzento mordiscando a articulação do dedo de um ser humano.Morder, geralmente é algo que as pessoas associam com sentimentos negativos, mas os gatos são um pouco diferentes. Quando o seu gato dá mordidinhas de brincadeira, ele está oferecendo carinho. Isto é bem diferente de uma mordida defensiva ou de medo que serve para machucar e os sentimentos por trás dela também. Mordidinhas de amor é uma maneira engraçada e esquisita dos gatos demonstrarem amor.

3. Amassar

Patas de gatinho mostrado de baixo.

Os gatos começam a amassar o pãozinho quando são pequenos filhotes enquanto ainda estão mamando. Este comportamento é o ato dele fazer uma pequena marcha sobre as suas pernas, sendo traduzido em carinho na fase adulta. Quando o seu gato amassa você, ele está deixando bem claro que você o faz sentir amado e confortável. Amassar o pãozinho é provavelmente uma das maneiras mais conhecidas do gato mostrar carinho e certamente não é mito.

4. Ronronar

O gato de chita de cabelos compridos que encontra-se em uma cama branca espalhou o esticão.

Ronronar é uma das maneiras barulhentas dos gatos mostrarem o seu amor. Embora haja momentos em que os gatos ronronam quando estão desconfortáveis, a ocasião é rara. Mais do que nunca, o seu gato está ronronando porque está feliz perto de você. Quanto mais o seu gato ronrona, melhor!

5. Seguindo Você

Gato cinzento de cabelos compridos, deitado no colo do proprietário.

Muitos donos podem achar estranho que seus gatos os sigam em qualquer lugar, até mesmo no banheiro! No entanto, isto apenas significa que o seu gato quer passar mais tempo com você. Um gato que gosta da sua companhia e se sente confortável perto de você, o seguirá pela casa e grudará em você como cola. Ele apenas quer que você saiba que ele o vê como uma ótima companhia. Para aqueles que estão tentando arrumar a casa, mas o seu gato torna o seu trabalho impossível de fazer, ele está apenas dizendo que é mais importante do que qualquer outra atividade e que é hora de focar nele.

6. Trazendo Presentes

Gato marrom e branco, com grandes olhos amarelos, deita-se com um rato de pelúcia na boca.

Provavelmente o mais impopular entre os donos de gatos são os presentes de seus amigos peludos. Muitas vezes, os gatos mostram o seu carinho deixando presentes para que o dono os encontre. Os gatos são caçadores por natureza, por isso, quando o seu gatinho traz uma presa fresca, ele na verdade está oferecendo uma deliciosa refeição. Você não quer tocá-la com as mãos, mas tenha em mente que o seu gato lhe deseja o bem e este comportamento é um sinal de que ele realmente se preocupa com você.

O modo como os gatos mostram o seu amor pode parecer um pouco confuso para seus companheiros humanos, mas conforme você entende o seu comportamento, você poderá aprender a apreciá-lo. Você ama o seu gato e é bom saber que ele também o ama. Por isso, saber quando e como o seu gato mostra o seu carinho fará a comunicação entre vocês mais clara. Afinal, não há nada melhor do que saber que você é amado.

Biografia do Contribuidor

Katie Finlay

Katie Finlay

 

Katie Finlay é uma treinadora de animais que mora no sul da Califórnia. Ela tem trabalhado com cães e seus donos tanto presencialmente quanto através de artigos há mais de seis anos.

 

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados