Decifrando o Comportamento e Linguagem Corporal do Seu Gatinho

Published by
minuto ler

Frequentemente, donos de animais de estimação recorrem a castigos quando acham que o seu animal saiu da linha. Castigos são uma ferramenta deficiente na formação do comportamento na maioria das situações. Correções físicas e broncas duras provavelmente prejudicarão seu relacionamento, levando a problemas mais sérios, como agressão.

pequeno ronronar de gatoNunca bata, chacoalhe ou grite com o seu gatinho. Caso precise interromper um comportamento, como arranhar móveis, utilize um borrifador ou faça um som agudo batendo na superfície da mesa ou batendo palmas com força. Evite fazer qualquer coisa que deixe o seu gatinho amedrontado ou relutante em se aproximar de você.

Entendendo a linguagem corporal do seu gatinho

Os gatos são bons em deixar você saber o que querem, seja vocalmente ou com seus corpos. Não vai demorar muito até você entender o que seu gatinho está tentando lhe dizer.

Miados

Conforme o seu gatinho for crescendo, você começará a ouvir “miados” distintos. Miados graves geralmente significam que o seu gato se sente desconfortável ou infeliz. Miados agudos significam que ele se sente feliz e se continua os repetindo, ele está querendo a sua atenção. Talvez ele ache que está na hora da sua ração favorita? Com um pouco de prática, você logo saberá o que seu gatinho está tentando dizer.

Um fato interessante é que os miados dificilmente são direcionados a outros gatos, quase sempre são direcionados a humanos. Por isso, ouça com atenção, ele está falando com você. Saiba mais sobre miados de gato.

Ronronar

Ronronar geralmente é um sinal de satisfação, embora nem sempre signifique felicidade. Um gato que está doente ou angustiado, às vezes ronrona buscando conforto. Entretanto, na maioria das vezes que seu gatinho se esfrega contra você e ronrona alto, é um sinal de carinho ou ele está pedindo algo; comida por exemplo.

Chiando e rosnando

Se estiver ouvindo esses sons, você tem um gatinho amedrontado. Ele está tentando crescer para parecer assustador e assim se proteger. Você normalmente o ouvirá chiar e rosnar durante encontros tensos com outros animais.

Esfregar

Quando um gatinho esfrega seu rosto contra você, significa que ele se sente bastante confortável em sua companhia e está mostrando que gosta de você.

Rolar

Se o seu gatinho rola de costas e estende suas pernas, ele está indicando completa submissão e confiança em você. Ele está também pedindo atenção. Quando ele pula em seu colo e se aconchega satisfeito, não há dúvidas de que ele está ambientado.

A cauda fala

A cauda do gato é um excelente indicador dos seus sentimentos. Um gatinho feliz manterá sua cauda reta para cima, se estiver amedrontado, ele a colocará entre as pernas. O sacudir de grande amplitude da cauda de um gato adulto demonstra incômodo ou impaciência. Se ele estiver realmente agitado, a sua cauda se moverá rapidamente de um lado para outro - esse é claramente um comportamento ameaçador. A cauda movimentando só a ponta é um sinal certo de curiosidade e euforia do seu gatinho. Aprenda mais sobre a cauda do gato.

Orelhas

As orelhas em pé são indicação de interesse no que está acontecendo em sua volta também. Orelhas eretas e inclinadas para frente indicam que ele está relaxado e amigável. Porém, quando as orelhas do gato estão para baixo, achatadas juntas à sua cabeça, é um sinal de agressão, isso é feito para deixá-los fora do caminho caso uma luta comece.

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados