Coisas Estranhas que os Gatos Fazem e Porque Os Amamos

Published by
minuto ler

A maioria dos tutores de gatos concorda que eles adoram os amigos felinos pelas coisas estranhas que fazem. A imprevisibilidade engraçada do comportamento dos gatos anima qualquer família, mas o que você vê como bobo e divertido são só os instintos naturais que eles estão seguindo. Eles toleram e incorporam as pessoas na sua rotina diária, conquistando-os com um ato cômico após o outro.

Aqui estão cinco características únicas (e às vezes misteriosas) dos hábitos dos gatos que fazem você se apaixonar:

1. Amassar

Gray and black striped cat asleep on owner's lap.

Uma das manifestações mais comuns e características de afeto felino é amassar (“fazer pãozinho”, “afofar”, ou como preferir chamar). Assim que você sobe na cama ou se aconchega na sua cadeira favorita, ele aparece do nada para te massagear e/ou massagear cobertas (ou qualquer coisa que queiram afofar), para fazer uma autoterapia, além de criar o local perfeito para se aninhar. Filhotes lactantes têm este comportamento para estimular o leite da mãe a fluir, mas como o Vetstreet (site em Inglês) aponta, é um traço que eles carregam para a vida adulta “para demonstrar satisfação, para se acalmarem quando se sentem ansiosos ou para marcar um objeto pessoal com seu cheiro através das glândulas sudoríparas das patas”. No mundo humano, esta pode ser a coisa mais fofa e encantadora que irão fazer. No mundo felino, amassar é sinônimo de amor.

2. Agilidade

Existe uma boa razão para os vídeos de gatos viralizarem na internet: Gatos saltam sem esforço a grandes alturas, e seu senso de equilíbrio é inacreditável. Existem até competições profissionais de agilidade de gatos para promover suas habilidades de pular através de aros (literalmente) ou rastejar por túneis. É importante salientar que você não deve chamá-lo para fazer truques que podem resultar em ferimentos, pois gatos nem sempre caem de pé, ao contrário do que as pessoas acreditam. No entanto, devemos admitir os seus movimentos ardilosos. Observe seu peludo perseguir um brinquedo, 

subir e descer escadas ou atacar um pedaço de comida… você já está na primeira fileira deste show de acrobacias!

3. Esconder-se em Espaços Pequenos

Orange tabby hiding in bathroom sink with only big eyes showing.

Existe coisa mais fofa do que ver uma dupla de olhinhos saindo de uma sacola de papel ou enrolados em uma minúscula caixa de papelão (que é três vezes menor que seu gato)? Gatos são famosos por procurar pequenos esconderijos. Além deste comportamento ser adorável, também faz o gato se sentir seguro. Eles procuram conforto, segurança e calor em locais que parecem bem estranhos para nós: uma caixa de sapato ou até mesmo a pia do banheiro. Essa característica também se relaciona com a capacidade de dormir em qualquer lugar, e a qualquer momento, por isso que você provavelmente não deve ficar surpreso ao encontrar seu gato no cesto da roupa suja ou numa estante vazia. Apenas tome cuidado, pois você nem sempre irá vê-lo se escondendo em algum lugar. Portanto, esteja certo de que você sabe onde ele está antes de fechar a porta do guarda-roupas.

4. Correr de um Lado Para o Outro da Casa

Essa é possivelmente a coisa mais estranha do comportamento felino. Se você vive ou já viveu com um gato por qualquer período de tempo - de um dia a vinte anos - você já viu isso acontecer. Ele está apenas sentado ali, quieto e sem pretensões, quando, de repente, atravessa a sala em alta velocidade para perseguir… bem... nada. Ou o que você acha que é nada. Gatos são incrivelmente sintonizados em seus ambientes; eles veem e ouvem coisas que as pessoas não conseguem, como aquela poeira flutuando no ar a dez metros de distância. Você pode se assustar um pouco ao ver seu gatinho sentado em um canto olhando para algo invisível, mas tenha certeza de que ele provavelmente está de olho em algo importante.

5.  Espiar

Gray and white cat staring at reflection in window.

Espiar é um comportamento único e, às vezes, irritante, no qual os gatos se destacam. Se você já acordou no meio da noite com seu gato lhe observando ou pensou que estava sozinho e percebeu que ele estava bem atrás de você, então sabe que isso é verdade. Eles querem ficar de olho em você. Gatos são membros notáveis do “Grupo de Vigilância do Bairro”, olham pela janela por horas, vigiando as idas e vindas dos outros. Também são conhecidos por espiar através das persianas ou cortinas abertas para uma visão melhor. E sim, os vizinhos podem pensar que é você quem os espia, então vá se acostumando com isso.

Estas são apenas algumas das coisas estranhas que os gatos fazem para trazer amor, diversão e conforto ao seu mundo!

Image sources: Flickr, Wikimedia Commons, Flickr

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e tutora de gato há anos, os quais (dois Russian Blues) mandam na casa. O trabalho dela também está no “Care.com”, “What to Expect”, e “Fit Pregnancy”, onde ela escreve sobre pets, gravidez e vida em família. Procure e siga ela no Instagram e no Twitter: @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados