Sujando a Casa. Problemas que Vão Além da Caixa de Areia

Published by
minuto ler

Chegar em casa com uma “surpresa” desagradável no chão é um fato inevitável para qualquer dono de gato. Infelizmente, nem sempre os gatos se relacionam bem com a caixa de areia. Mesmo que seu gato seja bem-comportado, ele às vezes poderá escolher um lugar diferente da casa, principalmente se estiver assustado ou preso em um cômodo. Se isto se tornar um problema persistente ou se o seu gato não usar a caixa de areia de jeito nenhum, pode ser um sinal de uma condição médica grave. Ao menos, 10% dos gatos desenvolvem problemas de eliminação urinária durante sua vida. Preste bastante atenção aos sinais para colocar um fim o quanto antes a este problema desagradável tanto para você quanto para o gato que você ama.

Long-haired white and gray cat in red collar sitting.

Sinais de que Seu Gato Pode Ter Problemas que Vão Além da Caixa de Areia

  • Um padrão de urinar e/ou defecar fora da caixa de areia
  • Borrifar urina, incluindo evidência de marcas de urina verticais na região de portas, paredes, janelas ou objetos da casa
  • .Passar muito tempo na caixa de areia
  • Vocalizar enquanto está na caixa de areia
  • Letargia
  • Aumento de consumo de água
  • Diminuição de apetite
  • Perda peso
  • Diminuição da quantidade de pelos
  • Visitar a caixa de areia com mais frequência do que de costume

Possíveis Causas do Seu Gato Evitar a Caixa de Areia

Você pode estar se perguntando por que o seu gato não está usando a caixa de areia mais, principalmente se este comportamento se tornou um hábito recente. É possível que ele esteja sofrendo de um problema de saúde, como a doença do trato urinário inferior (DTUI) felina, cistite bacteriana, insuficiência renal, doença hepática ou diabetes.


Mudanças na casa podem também causar um impacto no comportamento do gato. Ele pode apresentar estresse por situações como mudança de casa, reforma, novos animais de estimação ou familiares e a presença repentina de gatos estranhos. Gatos em idade avançada podem sujar a sua casa devido a um declínio na mobilidade ou cognição. O estresse pode levar a condições mais graves, como a cistite idiopática felina, que é um tipo comum de DTUI. Aqui seguem 10 dicas para ajudar o seu gato a aliviar o estresse.

Pode ser que seu gato tenha um problema com sua caixa de areia. Se não estiver limpa o suficiente, muito pequena ou muito funda (os gatos preferem cerca de 5 centímetros de areia), acesso difícil ou possui um forro que o deixa desconfortável, ele poderá decidir por fazer xixi fora da sua caixa de areia. Pode ser também que ele não tenha caixas de areia suficientes pela casa ou não gosta de suas localizações. Em alguns casos, ele poderá associar sua caixa de areia com uma situação dolorosa ou desconfortável. Pode ser também que ele não goste da areia, principalmente se você trocou recentemente para um tipo diferente. Os gatos preferem areias sem cheiro.

Como Ajudar o Seu Gato a Usar a Caixa de Areia de Modo Adequado

Ao contrário do que você possa imaginar, o seu gato não está tentando lhe magoar ao fazer sujeira fora da caixa de areia. Castigá-lo pelo ato somente o tornará amedrontado e exacerbará o problema. No lugar disto, você deve identificar o motivo dele fazer isso e buscar a solução.

Primeiramente, certifique-se de trocar sua areia diariamente. Lave a caixa com bicarbonato de sódio ou sabão neutro uma vez por semana. Adicione caixas de areia em lugares diferentes da casa, certificando-se de colocá-las em lugares silenciosos, porém acessíveis. Elas não devem ser colocadas em lugares muito remotos ou bastante movimentado. Retire tampas e forros da caixa de areia. Deixe tigelas de comida e camas longe da sua caixa de areia. Feche portas em certas partes da sua casa onde o seu gato ficará sozinho em casa. Se ele tende a favorecer certo local, tente fazer esse local menos atraente para ele, colocando lá uma caixa de areia, tigela de comida, cama ou petiscos.

Além disso, certifique-se de limpar de modo eficaz lugares da sua casa onde seu gato urinou fora da caixa de areia. Eliminar odores de urina e preservar o seu carpete e móveis não são benefícios somente para você, já que também ajudam a diminuir a confusão para o seu gato. Se ele continuar a cheirar lugares onde fez as necessidades fora da caixa de areia, pode ser que ele não entenda que isso não é um comportamento aceitável. Leia o nosso artigo sobre o gato borrifar para mais informações sobre limpando a urina de gatos.

Diagnosticando os Problemas da Caixa de Areia do Seu Gato

Se o seu gato continua fazendo necessidades fora da caixa de areia, leve-o ao veterinário para identificar a causa e saber como tratar o problema. O seu veterinário deverá fazer um exame físico completo, hemograma completo, painel químico do sangue e urinálise. Após receber tratamento para as condições médicas, poderá ser necessário um treinamento de caixa de areia para que seu gato retorne aos padrões normais. Certifique-se de elogiá-lo toda vez que usar a caixa de areia de modo adequado.

A Nutrição Certa

Caso tenha dúvidas sobre a saúde urinária do seu gato, converse com seu veterinário. Ele poderá ajudá-lo a decidir se uma ração especificamente formulada para saúde urinária é adequada para ajudar o seu gato com problemas urinários. Ele poderá também ajudá-lo a entender melhor quaisquer outros fatores ambientais que possam estar contribuindo com os problemas urinários do seu gato.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados