A História de Como Adotar um Gato Mais Velho Transformou a Vida de uma Mulher

Published by
minuto ler

Long-haired white, brown and black cat lying on ground being pet by human hand

De acordo com a (ASPCA), aproximadamente 3,4 milhões de gatos ingressam em abrigos animais por ano. Embora muitos dos gatos realojados sejam filhotes ou gatos jovens, gatos idosos quase nunca conseguem encontrar uma nova casa permanente. Adotar um gato mais velho ocasionalmente apresenta alguns desafios, mas eles são facilmente superados através do amor e do companheirismo que a adoção de um gato idoso oferece. Aqui segue uma história da vida real de uma experiência de uma dona de gato ao adotar um gato mais velho.

Woman smiling holding up her long-haired white, brown and black cat.Melissa e Clive

A ideia da adoção de um gato idoso surgiu para Melissa após passar tempo como voluntária da MSPCA. “Com o passar do tempo, notei que mais e mais filhotes e gatos adultos mais jovens eram adotados diariamente, enquanto os gatos idosos passavam mais tempo no abrigo”, ela diz. Existem vários motivos porquê gatos mais jovens são adotados rapidamente. Eles são lindos, fofos e com expectativa de terem uma longa vida à frente. Entretanto, os gatos mais velhos também têm suas vantagens. Eles geralmente são treinados para a casa, são mais calmos e buscam amor e atenção.

Melissa adorava ser voluntária e sabia que queria trazer para casa um dos gatos, mas primeiro, ela precisou consultar seu parceiro. “Eu passei bastante tempo com vários gatos durante o meu período — meu trabalho era escrever descrições de personalidade de cada gatinho — mas eu fui atraída por Clive de cara. Seus donos anteriores fizeram onicotomia e entregaram ele e o seu irmão que conseguiu ser adotado primeiro.” Então, diz ela, “Finalmente convenci meu agora marido que era hora de adotar e trazer um gato para casa.”

Então, um dia, o casal partiu junto para ver se conseguiriam escolher um. “No abrigo, ele notou Clive imediatamente, sentado calmamente em uma sala de ‘espera’ com outros gatos que não eram bravos nem tímidos. ‘E esse cara aqui?’ ele me perguntou. Eu sorri porque estava esperando que ele escolhesse o Clive.”, diz Melissa.

Um dos motivos das pessoas hesitarem em adotar um gato idoso é que elas receiam que os custos serão mais elevados do que trazer um filhote. Em alguns casos, os gatos mais velhos precisam de atenção mais frequente do seu veterinário, mas isto não deve ser uma barreira na adoção de um gato mais velho. “A MSPCA [Sociedade de Massachusetts para a Prevenção da Crueldade contra os Animais] nos deu um desconto na taxa de adoção de um gato idoso, mas logo em seguida eles nos alertaram que devido à sua idade mais avançada (10 anos), ele precisava de extrações dentárias, que custariam centenas de dólares. Eles também mencionaram que ele poderia apresentar outros problemas de saúde mais cedo ou mais tarde. Isso desestimulou outros prováveis adotantes.”, diz Melissa.

Long-haired white, brown and black sitting up.

Embora o investimento financeiro pudesse ser imediatamente mais alto para o casal, o relacionamento que construiriam com o Clive valeria cada centavo. “Apesar dos problemas dentários, que foram tratados, o Clive tem se mantido bastante saudável com pouca manutenção, mesmo agora com 13 anos de idade.”

E a vida para a família feliz é ótima! “Eu adoro o fato dele ser um ‘gentleman maduro’ ao invés de um filhote hiperativo, porque ele é o gato mais sossegado e sociável que já conheci. Já tive gatos antes, mas nenhum deles era tão carinhoso quanto o Clive, que não tem medo de humanos, de outros gatos ou de cachorros. Até mesmo nossos amigos que não são ‘apaixonados por gatos’ adoram o Clive de verdade! A sua principal prioridade é simplesmente se aconchegar em todo mundo o máximo possível.”, diz Melissa.

O laço entre um gato e seu humano é forte, com Melissa e Clive não é diferente. “Não consigo imaginar viver sem ele”, diz Melissa, “adotar um gato idoso foi a melhor decisão que já tomei.”.

Ela também tem um conselho para aqueles que consideram adotar um gato mais velho: “Não descarte um animal idoso simplesmente pela a idade. Eles ainda têm bastante energia e bastante amor para dar! Eles também são animais ideias para trazer para casa se estiver procurando por um estilo de vida mais calmo com baixa manutenção.”.

Portanto, se busca adotar um gato, certifique-se de passar um tempo com alguns gatos mais velhos do abrigo. No final, pode ser que você descubra que companheirismo é tudo de que precisa, algo que os gatos mais velhos com certeza têm bastante para oferecer. Caso queira manter a energia deles durante todos os anos de velhice, considere comprar uma ração como a Hill's® Science Diet® Youthful Vitality. A ração para gatos Youthful Vitality é formulada especificamente para combater os efeitos do envelhecimento, mantendo o seu gato ativo, energético e móvel durante a sua velhice.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila

 

Erin Ollila acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar e até mesmo transformar seu público alvo. Sua obra está espalhada por toda a internet e em material impresso. Entre em contato com ela no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados