Escolhendo a Melhor Ração Para Gatos Filhotes O que Procurar e o Que Evitar

Published by
minuto ler

Como um orgulhoso dono de um novo gatinho, você precisa de uma ração para  filhotes que alinham suas necessidades nutricionais a fim de mantê-lo ativo e saudável conforme cresce. Como essas bolas de energia possuem necessidades nutricionais diferentes dos seus colegas mais velhos e geralmente menos ativos, você não quer adotar uma abordagem e uma única solução para todos quando se trata de alimentação.

Considere as necessidades específicas do seu gatinho (converse com seu veterinário primeiro, especialmente se o seu gato tiver problemas de saúde) e use as seguintes orientações que o ajudarão a ser o mais feliz e mais saudável possível.

Ácidos Graxos e Proteínas

É muito importante encontrar a ração certa, pois uma má alimentação poderá aumentar o risco de obesidade do seu gatinho, mau desenvolvimento dos músculos e ossos e fraca resposta imunológica. Felizmente, os fabricantes de ração precisam identificar para qual estágio de vida o seu produto é indicado, tornando o seu trabalho muito mais fácil. Entretanto, como dono, é você quem decide qual ração para filhotes é a melhor para o seu jovem gato, começando com os nutrientes.

Quando procurar pela ração para gatos filhotes certa, procure por um produto que contenha ácido graxo DHA, comumente encontrado no óleo de peixe, útil no desenvolvimento do cérebro e dos olhos, assim como ácido fólico para um crescimento celular adequado. A taurina, que é um aminoácido, é outro ingrediente importante que auxilia no funcionamento adequado do coração, sistema imunológico, processo digestivo, e também da visão.

Procure por um alimento que forneça ao seu pequenino a energia das proteínas para ele correr pela casa enquanto você estiver dormindo ou no trabalho. As fontes de proteína vêm da carne e grãos de alta qualidade, como frango, atum, trigo ou cevada. Escolha um produto que tenha esses ingredientes nos três primeiros lugares em uma lista de prioridade com quatro lugares.

Textura da Ração

Ao trazer o seu amiguinho peludo para casa pela primeira vez, teste as rações secas e as enlatadas. Conforme a PetMD destaca, certas condições médicas que são comuns em idade avançada como o diabetes ou doença renal, podem necessitar de rações enlatadas como parte do plano de tratamento. Seria uma boa ideia oferecer ao seu gatinho tanto a ração seca quanto a ração úmida para que ele se familiarize com uma variedade de texturas, assim, será mais fácil alimentá-lo futuramente caso precise comer ração enlatada devido a razões relacionadas à saúde.

The kitten is eating dry food from a plateYour vet can O seu veterinário poderá orientá-lo para saber se a ração seca e/ou úmida é a melhor para o seu gatinho, no entanto, evite complementar ou “molhar” a ração do seu gato com leite. Ela poderá irritar o seu sistema digestivo, podendo causar diarreia.

Porções e Momentos

Os filhotes possuem estômagos pequenos como você pode imaginar, por isso, planeje três refeições pequenas até que tenham 6 meses de vida (depois diminua para 2 por dia) ao invés de “24 horas de acesso livre à comida”, o que poderá levar a maus hábitos alimentares na fase adulta. Siga as recomendações na embalagem da ração e ajuste às necessidades do seu gatinho.

Os pequenos dentes e bocas dos gatinhos são outro motivo importante para não alimentar o seu bebezinho peludo com ração adulta ainda. Cada grão grande pode representar perigo de engasgar. As formulações secas, como a Hill's® Science Diet® Kitten Indoor, são feitas em pedaços menores, no tamanho da mordida de um gato filhote para o seu menor membro da casa.

O Que Evitar

De modo geral, fique longe de rações para gatos filhotes que não contenham proteínas, vitaminas (as vitaminas C e E ajudam a manter o sistema imunológico saudável) e ácidos graxos necessários para o crescimento e desenvolvimento saudáveis do seu gatinho. As empresas de ração não precisam fornecer informações no rótulo da ração sobre as fontes ou qualidade de seus produtos, dessa forma, o melhor é comprar produtos de marcas conhecidas e com boa reputação que poderão e fornecerão informações que você precisa.

Alimentando o seu gatinho com uma nutrição apropriada desde pequeno é um passo crucial para garantir que ele se tornará um gato ativo e saudável, dando a você amor e companheirismo por muitos e muitos anos.

Biografia do Contribuidor

Christine O'brien's Contributor Photo

Christine O'Brien

 

 Christine O’Brien é escritora, mãe e dona de dois gatos azuis russos. Siga-a no Instagram e Twitter em @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados