Alimentos Veganos para Felinos Carnívoros?

Publicado por Jamie Drake
minuto ler

O gato é carnívoro por natureza, sendo classificado como carnívoro estrito. Assim, por mais que você considere o estilo de vida vegetariano melhor para os membros da sua família humana, servir dietas vegetarianas ou veganas para o seu gatinho não seria de forma alguma uma boa escolha para o seu amigo felino.

Considerados como uma espécie “carnívora obrigatória”, gatos são geneticamente “obrigados” a consumir tecido animal para manter a sua nutrição adequada. Seres humanos veganos e vegetarianos conseguem balancear uma dieta vegetal e manter uma vida saudável, pois somos onívoros, mas isso não acontece com a alimentação dos felinos. Se você está oferecendo uma dieta vegana ou vegetariana para o seu gatinho - ou está considerando a possibilidade - preste atenção nas informações abaixo e tenha a certeza de consultar um especialista veterinário para conseguir atender a todas as necessidades nutricionais específicas do seu animal.

Considerando a Escolha...

Os ancestrais dos nossos gatos domiciliados eram predadores que habitavam o deserto, e a sua dieta consistia em cobras, pássaros, roedores, lagartos e até alguns insetos ricos em proteínas. Até mesmo os nossos bichanos domiciliados costumam ser excelentes caçadores - se eles quiserem.

Quando os felinos caçam a sua comida, eles costumam comer toda a presa. A maior parte dos nutrientes vindos dessa presa são digeridos para fornecer a energia diária que o gato precisa, enquanto que o restante normalmente é regurgitado naquelas famosas bolas de pelos, com as quais vocês devem estar bem familiarizados. Isso é importante porque, apesar do hábito alimentar ancestral do seu gato não vir a tona com tanta frequência, como acontece com os seus parentes selvagens, é uma ótima maneira de manter a saúde do seu bichano, a não ser que o seu médico veterinário tenha algum tipo de restrição a esse hábito. Em outras palavras, a maioria dos gatos não tenta “caçar” vegetais e leguminosas porque não é algo fundamental para a manutenção do seu organismo, diferente do que acontece com fontes proteicas.

Vegetariano é Saudável?

O gato é uma espécie realmente muito engenhosa. Caso a sua fonte alimentar rica em proteína animal não esteja disponível em algum momento, ele pode se adequar a uma fonte proteica exclusivamente vegetal, se esta for a única a qual o gato tenha acesso. Entretanto, nós sabemos que uma “dieta verde” definitivamente não consegue fornecer a quantidade adequada de aminoácidos (essencial para a síntese de músculos) e de outros nutrientes que o felino precisa para manter uma vida plena e saudável - mesmo que a proteína vegetal seja uma fonte que eles possam manter, eventualmente, numa emergência.

Vários estudos têm sido feitos com alimentação natural para gatos, e os resultados não são muito claros. A única informação clara é que não é fácil balancear uma dieta vegetal para essa espécie. De fato, para que uma dieta vegetariana atenda as necessidades nutricionais do seu gato, ela ainda vai requerer a inclusão de alguns aminoácidos sintéticos, o que deixa claro que não seria possível oferecer uma dieta naturalmente vegetal para o animal, atendendo as necessidades básicas da espécie. Além dessa dificuldade, as dietas vegetais podem causar sérios problemas de saúde. Por exemplo, não fornecer uma boa nutrição é causa conhecida de piora de condições preexistentes do animal, como doenças cardíacas, distúrbios de trato urinário, diarreias e outras mais, de acordo com o PetMD. As dietas vegetais também podem estar associadas à ocorrência de patologias cardíacas e oculares, de forma primária. Assim, a única certeza que temos é que a saúde do seu animal não pode ser colocada em risco.

Se Você Oferece Dieta Vegetariana para o seu Gato

Pode ser bem caro alimentar um gato com uma dieta vegetariana nutricionalmente balanceada. Talvez a comida por si só não seja tão cara para você, mas como saber se o seu bichinho está recebendo tudo que ele precisa? Existem poucas pesquisas que suportam a ideia de que dietas vegetarianas podem atender as demandas nutricionais do seu gato. Em contrapartida, existem vários estudos comprovando que dietas contendo ingredientes animais conseguem manter um balanço adequado para a saúde dos nossos felinos. É importante sempre escolher alimentos que passaram por estudos clínicos e que se mostraram adequadamente balanceados, em termos de nutrientes.

Você é Vegetariano?

Essa é uma conversa difícil para vários vegetarianos e veganos. Muitas pessoas vivem com a premissa de não causar mal a outros seres vivos. Como resultado, costuma ser desafiador para eles conseguir seguir os próprios valores éticos e, ao mesmo tempo, ter que oferecer alimentos com proteína animal - nutricionalmente balanceados - para o seu gato. A verdade é que essa questão nunca vem com uma resposta fácil. Apesar do estilo de vida vegetariano ou vegano ser considerado saudável e natural para pessoas como você, certamente esse hábito não traria uma vida fácil para uma espécie carnívora como o gato. Em um estudo publicado em 2020 foram avaliados todos os alimentos veganos e vegetarianos comercializados no Brasil e os autores verificaram que nenhum deles continha todos os nutrientes essenciais (aqueles que não podem faltar na dieta) para gatos - por excesso e também por falta (Zafalon et al., 2020). 

Então, o que você deve fazer? Caso você ainda queira fornecer uma dieta vegetariana ao seu animal, você deverá procurar um médico veterinário nutrólogo para avaliar a possibilidade de realizar esta formulação. É importante que todos os nutrientes essenciais estejam presentes em quantidade adequada de acordo com a faixa etária apropriada do animal. Infelizmente, não há evidências que indicam que dietas vegetarianas são escolhas saudáveis para o seu bichinho. Analisando de forma geral, dietas vegetais só podem ser nutricionalmente adequadas se forem adicionadas suplementações de nutrientes encontrados em fonte animal, como o aminoácido taurina, por exemplo. Entretanto, essa adequação nutricional permanece ainda questionável. 

Lembre-se de que dietas desbalanceadas podem causar sérios problemas de saúde para o seu gato. Você quer o melhor para os membros peludos da sua família, e enquanto a indústria não conseguir balancear os nutrientes para que o seu animal possa ter um estilo de vida vegetariano e se tornar um gato vegano, dietas com proteínas de origem animal são alternativas mais seguras e mais naturais para mantê-los saudáveis. É essencial que você converse com o seu veterinário de confiança, pois somente ele pode fazer a melhor recomendação nutricional baseada nas necessidades nutricionais do seu gatinho.

Contributor Bio

Jamie Drake Bio Photo

Jamie Drake

Jamie sempre foi uma admiradora dos animais e é uma técnica veterinária. Ela mora na Pensilvânia, um estado que fica no nordeste dos EUA,  cercada por vários amigos peludos, incluindo cães, coelhos, lhamas e cabras.

Referências bibliográficas

Zafalon, R.V.A., Risolia, L.W., Vendramini, T.H.A., Ayres Rodrigues, R.B., Pedrinelli, V., Teixeira, F.A., Rentas, M.F., Perini, M.P., Alvarenga, I.C. and Brunetto, M.A., 2020. Nutritional inadequacies in commercial vegan foods for dogs and cats. PloS one, 15(1), p.e0227046

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados