Doença renal em gatos
Os rins do seu gato desempenham papel fundamental na manutenção de sua saúde. Eles ajudam a controlar sua pressão arterial, regular o fluxo sanguíneo, produzir hormônios e enzimas importantes, glóbulos vermelhos, assim como remover resíduos metabólicos do sangue. Se os rins não conseguirem fazer o seu trabalho de forma adequada, isso poderá levar a problemas significativos e de risco de morte, como insuficiência renal no seu gato.

Diagnóstico precoce é a chave
Enxergar a doença renal crônica (DRC) antes dos sintomas se tornarem óbvios é importante, porque os sinais geralmente não aparecem até que 75 porcento da função renal esteja perdida. Certifique-se que o seu gato faça check-ups regulares. O quanto antes a doença renal for diagnosticada, mais tempo você terá para cuidar da causa subjacente ou retardar a progressão da doença.
As chances do seu gato desenvolver problemas renais dobra entre 10 e 15 anos de idade. Por isso recomenda-se que todos os gatos com 7 anos ou mais façam uma “avaliação da terceira idade” no check-up anual para determinar se têm problemas renais.
Insuficiência renal é uma das causas mais comuns dentre doenças graves em gatos, principalmente em gatos mais velhos. Existem duas categorias de insuficiência renal em gatos: insuficiência renal aguda e insuficiência renal crônica. Sinais de insuficiência renal aguda geralmente se manifestam por uma semana ou mês, enquanto a insuficiência renal crônica permanece por um período maior. O risco de insuficiência renal em gatos é maior em certas raças como Persas ou Angoras, mas de modo geral a doença é adquirida.

Possíveis causas de insuficiência renal em gatos incluem:
- Diminuição do fluxo do sangue e da urina aos rins
- Pressão arterial alta
- Câncer
- Obstruções como pedras nos rins
- Ingestão de substâncias tóxicas, como anticongelantes, pesticidas, medicações e materiais de limpeza
- Doença dentária avançada
- Algumas raças de pelo longo (como os Persas e Angoras) possuem predisposição genética à doença
- Idade maior que sete anos
- Alimentos com níveis altos de fósforo ou aumento dos níveis de proteína poderão aumentar a progressão da doença • Gatos de rua possuem maior risco de problemas agudos devido ao potencial aumento de exposição a toxinas.

Sinais comuns de falha renal em gatos podem ser difíceis de detectar devido às similaridades a outros distúrbios como o diabetes e o hipertireoidismo. Infelizmente, a insuficiência renal no gato é uma doença progressiva e os sintomas podem não ser aparentes por um bom tempo. Consulte o seu veterinário caso note algum desses sinais.
- Mudança no apetite
- Aumento de sede
- Falta de ou micção frequente
- Urina com sangue ou turva
- Vômito
- Má aparência da pelagem
- Letargia e depressão
- Perda de peso
- Mau Hálito
- Feridas ou úlceras na boca
- Diarreia ou constipação
- Aumento de sono

Nutrição e e doença renal
Caso o seu gato tenha problemas renais, uma alimentação correta poderá causar um impacto positivo na vida dele podendo até mesmo aumentar o seu tempo de vida. Consulte o seu veterinário e discuta sobre os melhores alimentos para a saúde renal do seu gato.
Alimentos formulados especialmente para gatos com problemas de insuficiência renal poderão ser benéficos por possuírem menos proteína e fósforo do que outros alimentos para animais domésticos. A restrição de fósforo poderá diminuir a gravidade dos sintomas e a progressão do dano renal, quando reduzidas, proteínas de alta qualidade poderão ajudar a restaurar os níveis normais de ácido-base.