Dando Banho em Gatos: Guia de Instruções

Published by
minuto ler

Os gatos, especialmente os curiosos filhotes, poderão se meter em todos os tipos de situações sujas e fedorentas enquanto exploram o seu ambiente. Eles também possuem uma aversão à água bem conhecida. Embora seja bastante verdadeiro que os gatos são excelentes em limpeza pessoal, em alguns casos pegajosos e fedorentos, banhar o seu gato poderá se fazer necessário. É também uma grande maneira de lhe dar uma pele e pelagem saudáveis.

Não importa se você está tentando mimá-lo ou limpá-lo de sua última aventura, certifique-se de reunir estes suprimentos primeiro e aprenda a como dar um banho no seu gato, se preparando assim para uma experiência de banho positiva para ambos.

1. Ajudante de Gato

Embora talvez você não pense em outra pessoa como parte de sua lista de prioridades, não subestime o poder de um assistente. A VCA Animal Hospitals destaca que “às vezes duas mãos não são suficientes para lidar com quatro patas”, por isso, recomenda-se recrutar um amigo ou parente de confiança para ajudar. Por razões óbvias, um adorador de gatos que entende como lidar com um gato da forma mais adequada.

2. Luvas e Roupas de Proteção

Limpar o seu gato poderá ser um esporte de contato, dessa forma, você deve se preparar com os equipamentos certos. Luvas de vinil, espessas (você sabe, aquelas amarelas) protegerá suas mãos e antebraços. Mangas compridas são uma boa ideia também. Basicamente, exponha o mínimo de pele possível, caso o seu gatinho tente arranhar. Sabe-se também que donos de gatos usam óculos de natação devido a espirros d’água excessivos.

3. Toalhas

Você precisará de uma toalha de rosto para o rosto e cabeça do seu gato, uma segunda para o seu corpo e uma toalha de banho grande para enrolá-lo no final. Tenha toalhas extras acessíveis caso ocorra algo inesperado.

Gray and white kitten being washed in a kitten sink.

4. Xampu

Você encontrará uma ampla variedade de xampus para gatos no seu lojista local ou na internet. Leia os rótulos de ingredientes com atenção e, conforme alerta a VetStreet, não compre xampu para cães ou humanos já que poderá irritar a pele e pelagem do seu gatinho. Alguns xampus para gatos não precisam de água; porém, pergunte ao seu veterinário primeiro para ter certeza que este tipo de produto de limpeza é apropriado para o seu gato e que ele não possui quaisquer alergias a nenhum dos ingredientes inclusos.

5. Petiscos

A não ser que ele seja uma rara exceção, o seu gato não ficará muito feliz com você após a hora do banho. Seria uma boa ideia ter alguns grãos de sua ração favorita à mão para compensá-lo por ter passado pela experiência.

Que Comece o Banho

Depois de ter os equipamentos certos ao alcance, você estará pronto para começar o processo do banho. Uma banheira ou uma pia grande com um arejador suave são os melhores. Se não tiver um borrifador, você pode colocar o seu gato a cerca de 5 a 13 centímetros de água. Use sempre água morna e siga cuidadosamente as instruções do xampu. Molhe delicadamente e passe xampu em seu gatinho, começando com seu rosto evitando seus olhos, orelhas e nariz. Para limpar o seu corpo, você poderá usar os seus dedos para ensaboá-lo ou uma tolha limpa de rosto separada.

Quando estiver ensaboado, o enxague cuidadosamente  e completamente com água morna (utilize uma terceira toalha de rosto limpa para o enxague, caso não haja borrifador disponível). Retire todo o xampu (novamente, passando longe dos olhos, orelhas e nariz) para evitar irritação. Ele se limpará por bastante tempo depois e você não o quer lambendo resíduos de xampu.

Após o banho, enrole o seu gato em uma toalha macia e o seque, principalmente as patas (você não quer pegadas de gato molhado por toda casa), até onde ele permitir. Tanto você quanto ele merecem uma recompensa após o banho do gato, por isso, tenha alguns grãos de sua ração favorita à mão para agradecê-lo pela cooperação e lhe dê espaço – ele provavelmente não irá querer aconchegar em seu colo imediatamente. Deixe ele vir até você quando estiver pronto.

Conforme a PetMD destaca, com paciência, confiança e persistência, você poder incorporar o banho na rotina de cuidados do seu gato sem muito alvoroço. Banhar o seu gato com sucesso não é apenas um mito e agora você está armado com os suprimentos e dicas para dar ao seu amigo felino uma boa ensaboada para mantê-lo limpo e brilhante. No entanto, lembre-se que banhar um gato não precisa ser uma atividade regular como geralmente é com os cães. Como os gatos são excelentes em limpeza pessoal, se limpam meticulosamente, você apenas precisará dar banho em um gato em situações infortunas (e fedorentas), por exemplo, se for borrifado por um gambá.

Fonte de imagem:  Flickr

Biografia do Contribuidor

$authorImageAlt

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e mãe de gato de longa data cujos seus dois Azuis Russos dominam a casa. O seu trabalho também pode ser visto em Care.com, What to Expect, e Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais domésticos, gravidez e vida de família. Encontre e a siga no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados