Misturando Gatos e Festas de Fim de Ano

Published by
minuto ler

Gatos e festas de fim de ano às vezes se misturam tão bem quanto água e óleo. Além de problemas quanto à segurança dos gatos, existe também a possibilidade dos gatos serem ignorados por famílias ocupadas ou ficarem super estimulados com as festividades. Seja qual for o caso, os gatinhos poderão ficar aflitos e nervosos, o que poderá resultar em comportamento indesejável. No entanto, não precisa ser assim. Continue lendo para algumas ideias de como tornar as festas de fim de ano com gatos tranquilas e divertidas para você e seu companheiro felino.

Prepare um Espaço Seguro

Black and orange cat sleeping with head on blue pillow in front of Christmas décor.O seu gatinho precisa de um lugar onde possa esfriar os ânimos quando a agitação se tornar demais para ele. Isto vale principalmente se você for dar festas ou receber convidados para passar a noite, com as quais ele não está familiarizado. Mesmo que você não ofereça hospitalidade em sua casa durante as comemorações de fim de ano, os gatos ficam inquietos com alterações em seu ambiente. Embora o aparecimento repentino de uma árvore no meio da sala possa inspirar mais curiosidade do que qualquer outra coisa, se você tiver que mudar os móveis de lugar para acomodar a árvore, o seu gato poderá ficar estressado com tal mudança.

Reserve um cômodo ou uma parte tranquila da casa para servir como refúgio do seu gato durante as férias, de preferência em um local próximo de sua caixa de areia. Torne o local confortável e atraente pare ele fornecendo sua cama e brinquedos favoritos e mude suas tigelas de comida e água também, mas as mantenha longe de sua caixa de areia. É uma boa ideia também normalizar as coisas para o seu gato mantendo suas rotinas de exercícios e alimentar normais, sugere a Associação Americana de Prevenção à Crueldade com Animais.

Estabeleça Regras da Casa

Se tiver convidados, assegure-se que eles entendamm que o porto seguro do seu gatinho não pode ser invadido. Logicamente, permita que os convidados interajam com seu gato se ele estiver afim, mas não o force a sair do seu retiro para fazer uma social. Se crianças que não estão familiarizadas com seu gato forem parte da visita, certifique-se de estabelecer algumas regras básicas sobre como elas devem tratar o gato. Caso comece a vê-lo aflito perto dos convidados, o leve para um lugar seguro. Um gato mais sociável estará mais propenso à exploração durante os eventos de fim de ano, portanto, pratos de comida deixados sozinhos poderão se transformar em um lanchinho rápido para ele. Assegure-se de que os convidados não o alimentem com comida humana ou deixem seus pratos sozinhos para evitar aquele ganho de peso indesejável das festas de fim de ano.

Inclua o Seu Gatinho na Diversão

Gray and black striped tabby with Santa hat on lies in middle of Christmas lights.Aqui estão algumas ideias para incluir o seu amigo peludo favorito nas tradições de fim de ano:

  • Dê um novo brinquedo. Um brinquedo para gatos com tema de férias enfeitado com catnip além de manter o seu gatinho distraído e fora de problemas enquanto você arruma a árvore ou embrulha presentes, será também divertido vê-lo golpeando o brinquedo.
  • Leve-o para as compras. Deixe a loucura do Black Friday de lado, ao invés disso, se sirva com uma caneca de chocolate quente, calce as sandálias e convide o seu gatinho para manter o seu colo quentinho enquanto você faz as compras de fim de ano pela internet.
  • Leve-o para ver o Papai Noel. Muitos pet shops e abrigos de resgate e até mesmo alguns shoppings oferecem fotos com o Papai Noel para os seus animais de estimação. Se o seu gato gosta de sair e conhecer pessoas novas, isto poderá criar algumas memórias duradouras de fim de ano.
  • Diga olha o passarinho! Coloque o seu gatinho no cartão de Natal da família. Se ele não cooperar com a pose, apenas encene a foto para que ele saia na foto em algum lugar. Você poderá ajudá-lo a se acomodar embrulhando uma caixa vazia com papel de presente de natal, colocando-a em algum lugar que o gato consiga escalar com facilidade. Se ele tolera bem fantasias, você poderia vesti-lo e tirar algumas selfies com o gato para compartilhar em suas redes sociais.
  • Inclua ele na troca de presentes da família. Pode ser que ele acabe gostando mais do embrulho ou da caixa do que o presente em si, mas será divertido vê-lo brincar.

Seja qual for a maneira que decida celebrar as festas de fim de ano com gatos, a coisa mais importante é que seu gatinho não se sinta negligenciado ou ignorado. Apenas lembre-se de lhe dar espaço quando as coisas ficarem muito agitadas. Ao seguir essas orientações, você ajudará a tornar gatos e festas de fim de ano uma combinação perfeita.

Biografia do Contribuidor

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

 

Jean Marie Bauhaus é uma dona de animais, blogueira pet e romancista de Tulsa, Oklahoma, de onde escreve sob a supervisão de uma ninhada de bebês peludinhos.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados