Saltos de Gatos? Como Manter Suas Patas no Chão

Published by
min read

No mundo dos gatos, não há limites para nada: o interior de caixas, embaixo de uma cama, em cima do seu teclado. Tudo é válido para um gato que quer brincar, descansar, esconder-se ou que está apenas curioso.

O privilégio do gato se estende — em sua mente — a prateleiras no topo dos seus armários, às partes mais altas de uma estante e até mesmo ao topo de sua geladeira. Afinal, as habilidades de salto dos gatos são as melhores. Os gatos conseguem facilmente ultrapassar alturas seis vezes o seu tamanho. Um estudo no Journal of Experimental Biology relata que os gatos são saltadores superiores devido ao tamanho e massa muscular de suas pernas traseiras. Os gatos iniciam um salto em uma posição bem agachada, em seguida, eles levantam as pernas da frente antes de “um impulso explosivo” de suas pernas traseiras.

Embora não se possa discutir que a habilidade de salto de um gato é impressionante, pode também ser irritante (e perigoso, conforme a Vetstreet destaca que os gatos nem sempre caem sobre as patas) quando os gatos saltam em lugares na sua casa muito mais altos do que suas cabeças.

Como os donos podem manter os gatos longe de prateleiras, armários e qualquer outro lugar da casa onde eles não pertencem?

Esvazie as Prateleiras

Os gatos são curiosos por natureza. Uma caneta, um conjunto de chaves ou uma bugiganga podem chamar a sua atenção, tentando-o a saltar para explorar este novo “brinquedo” que foi deixado para ele poder encontrar. Ao manter prateleiras livres de pilhas de coisas poderá também diminuir o interesse do seu gato em explorar lugares que você não quer que ele vá. Isto poderá também ser benéfico para você, já que os gatos são conhecidos por derrubar as coisas das prateleiras e, infelizmente, eles não são bons em manusear uma vassoura e uma pá para limpar a bagunça por conta própria.A young ginger tabby cat on top of a kitchen cabinet.

Mantenha a Comida Longe dos Armários da Cozinha

O sentido de olfato de um gato é muito melhor que o seu, por isso, se ele cheirar algo saboroso, ele provavelmente saltará para dar uma beliscada. Isto poderá ser perigoso para ele, dependendo do tipo de comida que for. Ao manter os armários livres de alimentos e migalhas, você desestimulará o seu gato a saltar nos armários da sua cozinha. Se você acha que o seu gato está extremamente curioso em saber o que você está fazendo para a janta — e ele não ficará longe dos armários enquanto você está preparando — simplesmente o tranque em outro cômodo até que a cozinha esteja livre.

Feche as Persianas

Os gatos gostam de saltar em parapeitos de janelas para dar uma olhada no mundo exterior. Caso haja um parapeito que você não quer que seu gato use, simplesmente feche as persianas para acabar com sua televisão de gato. No entanto, certifique-se de oferecer ao menos um lugar para ver o mundo exterior, já que os gatos adoram observar o mundo seguir.

Dê uma Alternativa a Ele

Um condomínio de salto para gatos oferece ao seu amigo peludo um lugar para saltar, exercitar e explorar. Deixe interessante para ele girando os seus brinquedos, caixas para se esconder e até mesmo pedaços de papel amassados para golpear. Use a imaginação! Árvores para gatos são também uma excelente maneira para deixar os seus gatos saltarem e escalarem à vontade. Vale ressaltar que você não deve eliminar por completo a habilidade de salto do seu gato. É parte do seu comportamento inato construído em seu DNA a partir de seus ancestrais, onde eles escalavam árvores para fugir de predadores, bem como observavam sua presa do alto antes de atacar. Providenciar um lugar aprovado para ele exercitar suas habilidades de salto também o manterá longe de outras áreas altas onde ele pode não ser bem-vindo.

Utilize Fita Dupla Face

Os gatos odeiam a sensação de fitas dupla face, assim, elas podem ser uma boa barreira para um gato que continua a saltar em lugares que você não o quer. Caso seja um local que você utiliza com frequência, prenda uma fita dupla face a um jogo americano, ficando assim fácil de mover.

Entenda Seu Comportamento de Salto

É verdade que saltar está codificado no DNA do gato. Ele foi programado para gostar de estar no alto, onde se sente seguro, mas também é bom que dono dele entenda a sua necessidade de se esconder de todos. Caso note o seu gato ficando no alto com mais frequência ou evitando qualquer forma de alcançar áreas altas como armários ou o topo de um guarda-roupa, pode ser que ele esteja escondendo uma lesão. Devido à sua linhagem ancestral, os gatos que estão lesionados se esconderão para ficar longe de predadores. Pode ser também que ele esteja fugindo de algum tipo de perigo caso ele fique com medo. É útil entender o que pode estar assustando para ajudar a tirar o perigo de seu ambiente. Aos poucos, conforme se sente mais seguro, ele sairá do alto para o seu nível e interagirá mais.

Os gatos são saltadores por natureza, portanto, você não deve desestimular este comportamento de vez. Entretanto, com um pouco de treinamento, você poderá ensinar o seu gato a não saltar.

Biografia do Contribuidor

Kara Murphy

Kara Murphy

Kara Murphy é uma escritora freelance de Erie, Pensilvânia. Ela tem um gato chamado Olive.

Related Articles

  • Treinamento: Reforços Positivos Para Seu Filhote de Gato

    Uma regra muito importante é: "Nunca parta do princípio que os comportamentos bons ocorrem naturalmente." Tenha em mente uma lista de todos os comportamentos que você espera de seu filhote de gato.
  • Iniciando o treinamento

    Você pode transformar seu filhote fofo e indisciplinado em um super-gatinho, basta dedicar algum tempo para moldar os comportamentos e a personalidade que você quer que ele tenha quando adulto.
  • Preparando sua casa para o gato

    Gatos brincalhões e inteligentes investigam os objetos tocando-os, mastigando-os e provando-os. Os gatos adoram explorar coisas novas, mas precisam de proteção contra itens domésticos que podem ser perigosos se engolidos.
  • Tips for Socializing Your Kitten with People & Other Pets

    Socializing your kitten ensures she becomes a cat that relates well to people and is a friend and companion.

Related products