Cães que Soltam Pelos: Por Que e o Que Você Pode Fazer

Published by
minuto ler

Há tantos cães que soltam pelos, então você pode acreditar que uma casa cheia de pelos é obrigatória se você quiser adotar um companheiro canino. Isso está longe da verdade! Não hesite em trazer um cão para a sua família simplesmente porque está preocupado com a perda de pelos. Existem muitos cães que não soltam pelos (ou soltam poucos pelos) para adotar e estratégias que você pode empregar se o seu cão soltar muito pelo em sua casa.

Por Que os Cães Soltam Pelos

Para entender por que a queda de pelos ocorre, é importante aprender o papel que os pelos desempenham em um cão. Primeiro, a função mais importante do pelo é manter a pele do seu cão, seu órgão mais vital, protegido de elementos como o sol, o calor, o frio e muito mais. Os pelos também mantêm a temperatura do corpo do seu cão regulada. Alguns cães que perdem pelos têm subpelos grossos que funcionam como isolamento para manter seu animal de estimação quente e fresco, assim como o isolamento mantém sua casa quente e fresca o ano todo.

Como os humanos, os pelos de um cão crescem o tempo todo. Como o pelo para de crescer no final de seu ciclo de vida natural, ele se rompe. A quantidade de pelos que cai pode variar de acordo com a raça, a estação do ano ou a saúde. Alguns cães soltam mais pelos que outros. Você já reparou em fios de cabelo em seu travesseiro ou preso no ralo? Embora os pelos do seu cão possam não entrar no seu chuveiro, eles acabarão em qualquer outro lugar, do seu tapete às suas roupas, se você não tomar as devidas precauções.

Além disso, um equívoco comum é que a perda de pelos depende do comprimento da pelagem do seu cão, mas isso não é verdade. A perda de pelos varia entre as raças mais do que o comprimento do pelo. Embora uma tosa curta em um cão de pelo comprido acabe por resultar em menos perda de pelos por um tempo, isso não significa que ele não vá soltar pelos, isso pode resultar apenas em menos volume de pelo para limpar depois.

Mudanças na Perda de Pelos

É importante saber qual é a base da perda de pelos para o seu amigo peludo, assim você notará qualquer mudança na perda de pelos. Preste atenção em quanto pelo seu cão solta assim que você dá as boas vindas a ele em sua casa. Você percebe os pelos soltos aqui e ali, ou acha que toda vez que se senta, suas calças ficam cobertas de pelos? Depois de saber o que é normal para o seu animal de estimação, você será mais capaz de identificar quando há uma mudança súbita na perda de pelos. Um indicador fácil de detectar é o afinamento da pelagem do seu cão, que pode resultar de mastigação ou arranhões excessivos resultantes de algum tipo de condição da pele ou parasita.

As variações sazonais desempenham um papel significativo na perda de pelos dos cães. Os cães geralmente perdem pelos uma ou duas vezes por ano, mas isso não significa que você não notará pelos ao redor da sua casa o ano todo, pois o pelo se solta quando o seu ciclo de vida termina. As principais mudanças sazonais acontecem quando o seu cão libera grande parte do seu pelo e isso geralmente ocorre em raças de revestimento duplo com subpelos, como os huskies siberianos.

O estresse é outro fator que contribui para a perda de pelos. Um cão ansioso pode perder mais do que um cão sem cuidados. Identifique quaisquer fatores de estresse no ambiente do seu cão, remova-os e veja se isso retarda a perda de pelos. O perda de pelos é grave quando inclui outros sintomas, como lesões na pele ou coceira.

Existem muitos motivos de saúde pelos quais o ciclo de perda de pelos do seu cão pode mudar de repente. De acordo com o PetMD, “uma infestação de parasitas, como pulgas, piolhos ou ácaros, pode causar perda de pelos excessiva. Micose, dermatite e certos tipos de infecções por fungos, doenças imunes e câncer podem causar perda de pelos também. Alterações hormonais e alergias são outra causa. Certos alimentos, medicamentos, produtos de limpeza doméstica e suprimentos de higiene podem desencadear reações alérgicas em cães”.

Entre em contato com o veterinário do seu animal de estimação imediatamente se você notar uma mudança significativa na perda de pelos.

Retarde o Processo de Perda de Pelos

A perda de pelos é importante para os cães, para que pelos novos e saudáveis possam crescer. No entanto, se o seu cão deixa muito do seu pelo para trás em seus pertences, há passos que você pode tomar para retardar a perda de pelos. Cuidados de higiene com seu cão em sua casa ajudarão a remover os pelos antes que eles consigam parar em todos os cantos e recantos. A escovação remove o pelo solto por si só. É bom para o pelo, pelagem e pele. E mais, como os gatos, muitos cães gostam de ser escovados. Cuidar da higiene do seu cão também é uma experiência de união. Se possível, escove seu cão diariamente. Se não, faça disso uma prioridade algumas vezes por semana. Há também ferramentas de remoção de pelos que podem ajudar a remover o excesso de pelos um pouco mais facilmente, para que você não precise passar o aspirador na casa a cada hora.

Além de escovar, marque horário com um tosador profissional. Embora o banho em casa seja bom, condições de pele podem ocorrer quando um cão não é enxaguado ou secado corretamente. Tosadores profissionais têm experiência com cães de todos os tamanhos e têm as ferramentas e limpadores adequados para atender às necessidades do seu animal de estimação. Certos shampoos são bons para a pele e pelagem do seu cão, o que pode torná-los mais saudáveis e resultar em menos perda de pelos.

A Nutrição Tem um Papel Fundamental

A nutrição é outro grande fator na saúde geral do seu cão, bem como na saúde da pele e da pelagem. Fornecer uma nutrição equilibrada pode ajudar a manter o pelo brilhante e a pele mais saudável, o que pode resultar em menos perda de pelos.

Como Manter Sua Casa Limpa

Pare de se preocupar em convidar amigos para assistir ao jogo ou dar a próxima festa - faça isso!

Há muitas opções para limpar qualquer pelo de cachorro em sua casa. Para proteger sofás, cadeiras e camas, mantas podem prender os pelos soltos. A melhor ferramenta para remover a perda de pelos é um aspirador de pó que funciona em madeira, azulejos e carpetes. Use qualquer acessório para limpar almofadas ou qualquer área de coleta de poeira e pelos da sua casa. Para pisos de madeira ou azulejos, uma vassoura regular ou eletrostática vai pegar pelos indesejados. Use uma toalha de papel molhada para ajudar a pegar os pelos soltos. Os rolos de fiapos funcionam bem para remover pelos de roupas e cortinas. Além disso, bons filtros de ar em casa ajudam a capturar as partículas de pelos que entram no ar. Isso não só ajuda a manter a sua casa mais limpa, mas também pode ser um grande benefício para qualquer pessoa com alergias a cães que possa entrar em sua casa.

10 Cães Mais Comuns que Soltam Pelos

Man in a green shirt with a beard pets Siberian Husky in the park.

De acordo com o VetStreet, aqui estão os dez soltadores de pelos mais comuns. Estas bolas de pelo têm muito pelo e os deixam para trás aonde quer que vão.

  1. São Bernardo
  2. Cão da Montanha dos Pirenéus
  3. Akita
  4. Chow Chow
  5. Husky Siberiano
  6. Golden Retriever
  7. Pastor Alemão
  8. Labrador Retriever
  9. Malamute do Alasca
  10. Husky do Alasca

10 Cães que Não Soltam Pelos (Bem, na Realidade, Cães que Apenas Soltam Menos Pelos!)

Não existe um cão que não solte nada de pelos, mas de acordo com o VetStreet, aqui estão os dez cães que soltam menos pelos. Muitos (embora não todos) dos cães desta lista tendam a ser mais fáceis de lidar com pessoas com alergias a cães, não existe um cão completamente hipoalergênico.

  1. White poodle stands on a leash next to woman's legs.Cairn Terrier
  2. Airedale Terrier
  3. Dachshund
  4. Boston Terrier
  5. Chihuahua
  6. Maltês
  7. Yorkshire Terrier
  8. Cão de Crista Chinês
  9. Bichon Frisé
  10. Poodle

Se você está preocupado (a) com a perda de pelos do seu cão, ou preocupado (a) em adotar um cão que solta pelos, não se preocupe; é apenas parte do comportamento natural deles. Claro que a limpeza depois de sua vinda para casa pode ser um pouco incômoda, mas o amor e a alegria que eles trazem a você vão mais que compensar os minutos extras que você precisa gastar por dia para remover os pelos daquela blusa preta.

Biografia da Colaboradora

Erin Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de estimação que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar - e até mesmo transformar - o seu público-alvo. Seus textos podem ser encontrados impressos e em toda a internet. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

 

Artigos Relacionados

  • O que Seu Cão Está Tentando Lhe Dizer

    As palavras podem ser importantes para os humanos se comunicarem, mas os cães transmitem emoções por meio da linguagem corporal e dos sons. Embora seu cão pareça entender suas palavras, especialmente se você se esforçar para adestrá-lo com comandos simples como “sente”, “venha” e “fique”, você também precisa trabalhar para entender e traduzir a linguagem corporal canina.
  • Ansiedade de Separação e Seu Cão

    180680638 Aprender sobre o comportamento do seu cão e por isso a ansiedade de separação em cães adultos podem tornar-se um sério problema para os proprietários de animais de estimação.
  • Why Does My Dog Eat Grass?

    If you
  • How to Handle Your Puppy in Season

    180680638 If your female puppy hasn

Produtos Relacionados