Preparando seu Gato Nervoso para Grandes Confraternizações em Casa

Published by
minuto ler

Se você é um dono de animal de estimação que gosta de entreter, você já notou que quando uma festa está para acontecer, você tem um gato nervoso no caminho. Durante as confraternizações em sua casa, o seu gato poderá se esconder debaixo da cama ou em um armário, não aparecendo até que o último convidado tenha deixado o prédio.

A ansiedade ou medo que seu gatinho demonstra em meio a grandes grupos de pessoas é natural. É instintivo o seu gato ficar alerta quanto ao desconhecido, seja com pessoas, objetos inanimados ou locais não familiares porque, até onde ele sabe, estes desconhecidos podem ser perigosos, explica a Petcha.com. Ter uma casa cheia de estranhos poderá acionar estes instintos no seu gato, porém, existem maneiras para ajudá-lo a não se sentir sufocado com o número de pessoas ou nível de barulho na sua casa.

Dê Espaço a Ele

Antes da festa começar, deixe o seu gato cheirar a casa. Isto não significa que ele deve caminhar sobre mesas e topos de armários, lógico, mas você quer que ele veja do que se trata a agitação. Uma vez acostumado com os visuais e cheiros dos preparativos da festa, ele tenderá a ficar menos nervoso.

Gray cat sniffing finger.

A Animal Planet explica, “um gatinho nervoso muitas vezes fica tímido com a cabeça, isto significa que ele se afastará caso tente fazer carinho em sua cabeça. Ele também estará propenso a se esconder e você poderá notá-lo caminhar furtivamente com as pernas dobradas, assim, ele fica próximo ao chão. Ele poderá também contrair as suas orelhas ou abaixar a sua cauda com a ponta curvada para cima.” Os gatos utilizam linguagem corporal para se comunicar com seus donos, portanto, faça uma verificação de bem-estar durante a festa para ver como o seu amigo felino está.

Você não quer forçar o seu gato nervoso a interagir com os convidados da festa, portanto, antes da diversão começar, certifique-se que ele tem acesso a um esconderijo para fugir da comoção. Isole o quarto dos convidados da festa para que o seu gato tenha um lugar confortável e familiar para se esconder. Se o seu gato não quiser ficar perto de pessoas de jeito nenhum, coloque-o em um espaço silencioso e seguro como a área de serviço ou banheiro com a porta fechada. Certifique-se de colocar seus itens básicos – caixa de areia, ração, água e brinquedos – no cômodo junto com ele para que não se estresse.

Trabalhe com suas Habilidades de Relação Interpessoal

Uma maneira de preparar o seu gato para festa é socializando-o desde cedo. Embora o folclore comum nos diga diferente, os gatos são criaturas sociáveis e adoram se misturar com as pessoas.

Se o membro felino da sua família ainda for um filhote jovem (8 a 12 semanas de idade), você poderá socializá-lo com mais facilidade. “Um gato filhote que não teve bastante interação humana quando bebê provavelmente ficará mais estressado ao socializar-se com novas pessoas,” destaca a PetMD. Brinque com ele frequentemente e o deixe interagir com várias pessoas diferentes.

Você poderá socializar o seu gato ‘Fraidy’ também. Requer um pouco mais de paciência e planejamento, mas gatos de todas as faixas etárias podem ser socializados e podem aprender a não ficar estressados perto de pessoas e barulhos. Independentemente da idade do seu gato, peça aos seus convidados para deixar o seu gato na dele. Você não quer forçar o seu bebê peludo a interagir se ele não estiver interessado.

Se você é anfitrião de confraternizações com figuras carimbadas, faça um “meet and greet” com antecedência, se possível. Este tipo de socialização é uma excelente maneira de acalmar o seu gato durante um evento de qualquer tamanho. Peça ao seu amigo para se sentar em silêncio (não faça nenhum movimento repentino) até o gato se aproximar. Não fique surpreso se o seu gatinho o rejeitar nos primeiros encontros, porém, ele se sentirá gradativamente mais confortável perto desta pessoa.

Ao fornecer ao seu gato um bom lugar para se esconder, você deixará você, ele e o seus convidados em um estado mais tranquilo e feliz. Se você conseguir socializá-lo aos poucos no ritmo dele, você poderá ficar surpreso ao vê-lo ir até os seus convidados na sua próxima festança. Lembre-se sempre, esta é a casa dele também. Ele quer ficar confortável em sua própria casa, portanto, nunca o force a ficar com outras pessoas. Se você perceber que ele está ficando tenso, o reassegure que as coisas ficarão bem e o ajude a ficar longe da comoção. Isto também ajudará a fortalecer seu relacionamento com ele.

Fonte de imagem: Flickr

Biografia do Contribuidor

Christine O'Brien

Christine O'Brien

 

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gato de longa data, os seus dois azuis russos dominam a casa. O seu trabalho também pode ser visto em Care.com, What to Expect, e Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais domésticos, gravidez e vida de família. Encontre e a siga no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados