Como Escolher O Alimento Correto Para Seu Gato

Published by
minuto ler

Escolher a nutrição e o alimento mais saudável para seu gato pode ser difícil. Levar para casa um gato de abrigo, seja filhote ou adulto, deve trazer à mente preocupações semelhantes a de levar para casa um bebê da maternidade. Qual o alimento de gato mais saudável? Quais nutrientes são importantes? Como posso escolher o alimento mais adequado para ele? 

Gatos são carnívoros, o que significa que a nutrição é principalmente feita de proteína de origem animal. Na vida selvagem, felinos se alimentam de pequenos roedores, pássaros e peixes. Uma vez que o gato se tornou domesticado e é submetido à guarda de seus tutores, ele precisa que todas as suas necessidades nutricionais sejam atendidas. Antes de levar seu novo pet para casa, aprenda tudo que puder sobre como alimentá-lo. O alimento certo previne problemas de saúde e garante que o animal tenha o peso ideal para sua raça e nível de atividade. 

O Que Todos Os Gatos Precisam - A Nutrição Certa Para Gatos

Os gatos precisam dos seguintes nutrientes para mantê-los saudáveis:

  • Proteína: a proteína é essencial para gatos. A proteína ajuda a promover o crescimento da massa muscular.
  • Gorduras: a gordura é frequentemente encontrada na forma de ácidos graxos, como ômega-3 e ômega-6. Semelhante aos humanos, muita gordura pode levar ao ganho de peso, mas a quantidade adequada de gordura pode ajudar a manter a pele e a pelagem saudáveis.
  • Fibra: os gatos precisam da quantidade correta de fibra para apoiar a saúde digestiva adequada e prevenir o excesso de gases e outros problemas gastrointestinais.
  • Água: os gatos precisam de bastante água fresca e limpa, diariamente, para se manterem saudáveis. Sempre forneça ao seu gato a quantidade de água que ele gostaria de beber, deixando disponível uma tigela, uma fonte de recarga automática ou um reservatório semelhante que se reabasteça quando você não estiver em casa.

Os gatos também precisam de muitas vitaminas e minerais em sua alimentação. Na natureza, essas vitaminas e minerais estão disponíveis em suas presas. Mas um gato doméstico deve receber vitaminas e minerais adequados por meio de sua alimentação.

Como as pessoas, os gatos precisam das vitaminas A, E, K e B. Os ácidos fólico e pantotênico também são necessários para o crescimento e manutenção saudáveis. De acordo com o PetMD (site em Inglês), os gatos produzem bastante vitamina C por conta própria, ao contrário de seus tutores, e não precisam de vitamina C suplementar para se manterem saudáveis. Os minerais adicionais de que os gatos precisam incluem cálcio, fósforo e iodo. A taurina é um aminoácido essencial para a alimentação diária dos gatos. Essas vitaminas, minerais e nutrientes devem estar presentes na nutrição felina, sem  necessidade de suplementação.

Quando Essas Necessidades Variam

Os gatos filhotes e as gatas adultas que amamentam precisam de mais calorias e de alimentos mais ricos em nutrientes. Os gatinhos, por exemplo, precisam de mais gordura e proteína para construir ossos fortes, enquanto as gatas grávidas e amamentando precisam de níveis mais elevados de gorduras e outros nutrientes para ajudar a sustentar seus gatinhos em crescimento. Os gatos idosos precisam de menos gorduras para ajudar a manter um peso saudável. Em cada fase da vida do seu gato, ele precisa de diferentes nutrientes

Escolhendo O Alimento De Gato Mais Saudável

Escolher a nutrição de gato mais saudável pode levar tempo. Supondo que o veterinário do seu gato não encontrou nenhum problema grave de saúde, crie um plano de alimentação para gatos que seja simples e fácil de seguir. Alimentos úmidos e secos fornecem nutrição completa.

Se o seu gato tem algum distúrbio de saúde, o veterinário pode ajudá-lo a encontrar o alimento certo, garantindo que ele receba os nutrientes adequados para problemas com controle de peso, saúde renal, alergias ou intolerâncias alimentares.

Alguns tutores preferem oferecer um tipo de alimento pela manhã e outro à noite. Por exemplo, antes de ir para o trabalho, ofertar alimento seco. E, à noite, oferecer alimento úmido (não se esqueça de conferir se é um alimento completo e balanceado de qualidade). Esse tipo de programação de alimentação ajuda a manter o peso do gato sob controle, ao mesmo tempo que fornece muitos nutrientes para seu bem-estar geral.

Preocupações Comuns de Alimentação

Quando se trata de alimento saudável para gato, há várias coisas que os tutores devem se lembrar. 

Evite Superalimentação

Assim como nós, os gatos adoram comida. A diferença é que eles não sabem esperar vinte minutos para perceber que estão satisfeitos depois que a tigela está vazia. Ceder a cada miado fará com que ele ganhe peso. Portanto, fique de olho - um gato saudável deve ser magro e esbelto. Um gato com excesso de peso tem acúmulo de gordura no abdômen, nas laterais e no rosto, e tende a parecer letárgico.

Um Ou Dois Tipos De Alimentação?

Uma pergunta comum que existe sobre alimentação de gatos é: "posso servir apenas um tipo de comida, úmida ou seca?" Os gatos podem viver em um plano alimentar apenas com comida seca, recebendo uma fonte completa de nutrição balanceada, bem como fibras para uma digestão saudável. Leia os rótulos ao comprar um alimento de alta qualidade recomendado por um veterinário para garantir que ele tenha tudo o que precisa. Se você está preocupado porque seu gato não está bebendo água suficiente, investigue a suplementação de ração seca com ração úmida.

Forneça Água Suficiente

Devido ao seu tamanho e nível de atividade, há um equívoco comum de que os gatos não precisam de muita água. Pelo contrário, devem ter água potável em abundância disponível o tempo todo. Alguns gatos são muito meticulosos quanto à fonte de água, portanto, mantenha a tigela de água do seu gato sempre limpa e reabasteça-a diariamente. Lembre-se de que uma fonte de água é uma grande ajuda para famílias com vários gatos, pois fornece um suprimento constante e fresco para que você não precise cuidar deles com tanta frequência.

Sem Alimento Humano

Os restos de comida são um caminho rápido para a obesidade de muitos gatos, adicionando calorias sem uma nutrição adequada. Nunca alimente seu gato com chocolate, bebidas com cafeína, passas, uvas ou cebolas - todos eles são alimentos tóxicos e que podem ser mortais.

Evite Leite

Alimentar seu gato com uma tigela de leite pode causar gases, indigestão e um estômago embrulhado. Se você quiser dar uma guloseima ao seu gato, alguns grãos de sua ração ou petiscos específicos são uma opção melhor.

O alimento correto pode manter seu animal saudável e ativo por muitos anos. Escolha uma ração de alta qualidade, mantenha-os hidratados e evite alguns dos mitos comuns mencionados acima. Assim, você fornecerá a melhor nutrição para um gato sempre saudável. 

 

Contributor Bio

Jeanne Grunert

Jeanne Grunert

Jeanne Grunert Jeanne Grunert é autora de livros, blogueira e escritora freelance da Virgínia. Ela cuida de seis gatos resgatados e um cachorro resgatado chamado Shadow em sua fazenda de 17 acres na Virgínia.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados