Maneiras para Manter a Pelagem do Seu Gato Saudável

Published by
minuto ler

De um filhote saudável a um gato felizCat image

Todos os donos novatos de gatos filhotes querem que seu companheiro fofo se torne em um gato saudável e feliz. Por isso, é importante que você faça parte em assegurar que o seu filhote continue com boa saúde. Por exemplo, alimentação correta e completar o primeiro ciclo de vacinas são essenciais para ele crescer. Ainda no primeiro ano, faça visitas regulares ao seu veterinário para avaliações de saúde. Dessa forma, você pode ter certeza que seu gato está crescendo e se desenvolvendo até ele atingir todo o seu potencial.

Mantendo uma pelagem perfeita e uma pele saudável

A dieta certa, cuidados de limpeza regulares e condições de vida higiênicas e confortáveis deverão manter a pele e pelagem do seu gato filhote saudáveis. Infelizmente, os filhotes (assim como gatos adultos) poderão sofrer de condições de pele. O seu pelo poderá ficar sem brilho, podendo cair ou sua pele poderá coçar ou se tornar vermelha e machucada. As causas dessas condições variam, de sensibilidade a um alimento em particular, mordidas de insetos, alergias, ácaros, parasita ou até mesmo limpeza excessiva.

Pulgas

Alguns filhotes desenvolvem uma alergia à saliva de pulga, conhecida como “hipersensibilidade à mordida de pulga” ou alergia a pulga. Se o seu gato filhote tiver essa condição, ele apresentará coceira, crostas e marcas na pele. Uma única mordida de pulga poderá causar uma condição conhecida como “dermatite miliar” com os mesmos desagradáveis sintomas. Caso note algum desses sinais em seu gato filhote, contate o seu veterinário imediatamente e ele prescreverá algo para aliviar a irritação e, mais importante, algo para se livrar das pulgas.

Impingem

Não, impingem não é um parasita, é o nome dado a uma condição fúngica que expões a pele do filhote em um exantema de aspecto circular. Impingem pode ser passada de gato para gato e de gato para humano. Ela não é fácil de ser observada, portanto, caso você suspeite que seu gatinho tenha problemas de pele ou pelagem, o melhor a fazer é entrar em contato com seu veterinário.

Os ouvidos do seu gatinho

Cuidados regulares e delicados do seu gatinho, em especial seus ouvidos, permitirá que você verifique problemas sem alarmá-lo. Se o seu gatinho tem, de fato, um problema, você logo o descobrirá. Primeiramente, suas orelhas devem ser baixadas, ele provavelmente balançará muito com a cabeça. Fora isso, caso note depósitos de cera, depósitos acinzentados ou marrom escuro secos, certamente são um sinal de ácaro. Felizmente, o seu veterinário pode tratar deles facilmente.

Os olhos do seu gatinho

Como esperado, os olhos do seu gato filhote devem ser limpos e brilhantes, sem secreções. Qualquer viscosidade em seus olhos podem ser o resultado de uma infecção. Limpe a secreção dos olhos do seu gato regularmente, utilizando uma solução de água quente e sal (cerca de uma colher de sopa a meio litro estará bom). Como a infecção pode ter várias causas o melhor é levar o seu gato ao veterinário.

Attcchiimmm!!!!

Espirros podem também ser um sinal de doença do trato respiratório superior, muitas vezes chamados de ‘gripe de gato’, portanto, caso note algo além de um espirro ocasional, uma visita ao seu veterinário é aconselhável.

Também vale ressaltar que espirros podem ser o resultado de inalação de pólen, uma folha de grama ou semente de grama, pó, borrifadores de limpeza ou fumaça de cigarro.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados