Lidando Com Sarna em Cachorros

Publicado por Jean Marie Bauhaus
Tempo de leitura

Seu cachorro está se lambendo e se coçando sem parar, e ainda começando a perder o pelo. Ele poderia estar com sarna? Embora várias condições possam ser responsáveis ​​pela coceira em seu cão , é importante se informar sobre a sarna canina. A sarna em cachorro é uma condição que, embora geralmente tratável, às vezes é contagiosa e tem potencial para ser grave. Continue lendo para aprender sobre sarna em cães e como você pode ajudar seu cachorro.

O Que é Sarna?

De modo geral, a sarna é uma doença de pele causada por uma infestação de ácaros, minúsculos parasitas aracnídeos intimamente relacionados aos carrapatos. Existem dois tipos de sarna que afetam os cães - sarna demodécica, que não é contagiosa, e sarna sarcóptica, que é.

Orange dog on leash sits and scratches outside.

  • Sarna demodécica. Este tipo de sarna é causado por infestações do ácaro Demodex na pele e nos folículos pilosos do seu cão, o que geralmente não é grave. A verdade é que humanos e animais tendem a ter esses ácaros normalmente em seus pelos e cabelos. Esse tipo de sarna ocorre quando a infestação se torna tão grande que sobrecarrega o sistema imunológico do seu cão, ou quando o sistema imunológico do seu cão está muito fraco para afastá-los, o que faz com que a pele da raiz do folículo inflame, resultando em coceira e perda de pelos. A sarna demodécica não é contagiosa, é facilmente tratável na maioria dos casos e pode afetar cães jovens ou adultos.

  • Sarna sarcóptica. Esse tipo de sarna é causado pelo ácaro Sarcoptes scabiei - o mesmo ácaro que causa a sarna em humanos. Esses ácaros se enterram sob a pele, causando coceira extrema. A perda de pelos com este tipo de sarna é geralmente o resultado de um cão arranhar e mastigar incessantemente, e não da própria sarna. Embora a sarna sarcóptica seja tratável, é altamente contagiosa e transmissível a humanos e outros animais de estimação. Se o seu cão tiver esse tipo de sarna, ele precisará ser colocado em quarentena e você terá que descontaminar sua casa.

inais E Sintomas De Sarna Em Cães

Os sinais de que seu cão pode estar sofrendo de sarna incluem:

  • Vermelhidão, erupção na pele e coceira
  • Perda de pelos
  • Feridas e lesões
  • Pele com crostas ou escamosas

Embora ambos os tipos de sarna possam causar queda de pelos generalizada, na sarna demodécica a queda de pelos e a coceira são mais comumente localizadas em pequenas áreas, geralmente na face, tronco e pernas.

Diagnosticando sarna canina

Seu veterinário pode realizar uma série de testes, incluindo exames de sangue e urina, para descartar causas alternativas para a coceira e queda de pelos do seu cão, como alergias ou distúrbios metabólicos. Raspagens de pele e um exame dos folículos capilares podem ajudar a identificar a presença de sarna e o tipo de ácaro que a está causando.

Tratamento de sarna demodécica

Em muitos casos, a sarna demodécica desaparece sozinha. Casos mais graves podem precisar ser tratados em longo prazo com medicamentos e raspagens de pele regulares para monitorar o progresso. Como a sarna demodécica é uma indicação de um sistema imunológico fraco, seu veterinário também pode tomar medidas para identificar e tratar quaisquer doenças subjacentes que possam estar comprometendo a imunidade de seu cão.

Tratamento da sarna sarcóptica

Os cães com sarna sarcóptica precisarão ser imersos repetidamente em xampu escabicida, geralmente uma vez por semana durante um período de quatro a seis semanas. Isso precisa ser feito sob a supervisão do seu veterinário e não é recomendado que você trate e aplique os medicamentos em casa. Como alguns ácaros desenvolvem resistência a certos medicamentos, alguns experimentos podem ser necessários para encontrar uma fórmula eficaz. Seu veterinário também pode prescrever medicamentos orais ou tópicos e pode aconselhá-lo sobre como ajudar a fortalecer o sistema imunológico de seu cão.

Embora seu cão possa ser mantido em casa durante o tratamento, devido à natureza contagiosa desse tipo de sarna, ele precisará ser colocado em quarentena longe de outros animais de estimação e membros da família. Você precisará usar luvas ao manuseá-lo. E certifique-se de lavar bem as mãos com água e sabão em seguida. Você também precisará lavar a cama dele, bem como quaisquer outros tecidos ou superfícies com as quais ele tenha entrado em contato, incluindo sua própria roupa de cama, além de roupas, móveis, cortinas e tapetes.

Se entrar em contato com seu cão enquanto ele está infectado, você pode desenvolver alguns sinais, como coceira e pequenas erupções nos braços ou tronco. Isso deve desaparecer por conta própria assim que o cão terminar o tratamento, caso contrário procure orientação médica. É importante manter seu cão o mais confortável possível durante esse período para que o estresse e a ansiedade não enfraqueçam seu sistema imunológico e reduzam a eficácia do tratamento.

Perguntas para fazer ao seu veterinário

Se você suspeitar que seu animal de estimação pode ter sarna, peça ao veterinário para examiná-lo imediatamente. Ele deverá fazer uma raspagem de pele para identificar se os ácaros estão presentes, bem como de que tipo eles são, para que você saiba se precisa agir rápido para se proteger e proteger seus entes queridos do contágio. Você também deve pedir ao seu veterinário para descartar quaisquer causas alternativas para os problemas de pele do seu cão, bem como quaisquer condições subjacentes que possam ter enfraquecido seu sistema imunológico. Além de prescrever medicamentos para matar os ácaros e tratar os sintomas do seu cão, seu veterinário pode aconselhá-lo sobre qualquer alimento especial que você possa dar a seu cão para ajudar a fortalecer seu sistema imunológico. E se o seu cão for diagnosticado com sarna demodécica, certifique-se de perguntar ao seu veterinário quais outras complicações podem surgir devido ao comprometimento da imunidade do seu cão e o que você pode fazer para ajudar a preveni-las ou tratá-las.

A sarna em cães costuma parecer mais assustadora do que é, mas isso não significa que seja uma condição que deva ser considerada levianamente. Tratar a sarna do seu cão pode ser o primeiro passo para o tratamento de uma doença subjacente mais séria.

Contributor Bio

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma mãe de pet, blogueira e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde ela geralmente escreve sob a supervisão de um colo de bebês peludos.

Artigos Relacionados

  • Quais são os sinais de alergias alimentares?

    Dogs running Você vê seu cão se coçando todo, sofrendo de problemas gastrointestinais, diarreia crônica ou gases. Ele pode estar vomitando ou até mesmo coçando a orelha ou esfregando o rosto.
  • Cancer

    Dogs running Learn about the symptoms, diagnosis and treatment of cancer and tumors in dogs, providing pet owners with valuable information and resources when dealing with canine cancer.
  • Heart Disease | Hill's Pet

    Dogs running Learn about the warning signs, symptoms, and treatments of heart disease in dogs and the affect on your pet's health and well-being.
  • Fatos Sobre Doença Hepática em Cães

    Dogs running O fígado é um órgão importante com muitas funções, incluindo a digestão e conversão de nutrientes, a remoção de substâncias tóxicas do sangue e o armazenamento de vitaminas e minerais.

Produtos Relacionados