Comportamentos Estranhos que Você Provavelmente Notou em Seu Cão

Published by
min read

Os cães são tão intimamente ligados aos humanos que às vezes eles até se parecem conosco em seus comportamentos. Quando um cão age como uma criança, chegando a ser pego no colo ou exigindo que os assistamos brincar com seus brinquedos, dificilmente deturpamos o comportamento deles. Algumas tendências dos cães, por outro lado, são tão unicamente parecidas com cães que não podem deixar de nos lembrar que estamos lidando com uma outra espécie. Por que os cães inclinam a cabeça quando falamos com eles? Por que eles perseguem suas caudas? Aqui estão as respostas para pelo menos algumas suposições sobre estes e outros comportamentos peculiares dos cães.

Por Que os Cães Inclinam Suas Cabeças?

Boxer with large underbite tilts his head.Embora a inclinação da cabeça nunca tenha sido estudada cientificamente, de acordo com o Mental Floss, os behavioristas de cães têm várias teorias a respeito de por que seu cão às vezes inclina a cabeça para o lado quando você fala com ele.

  1. Ele está tentando lhe entender. Os cães realmente entendem os significados por trás de um número de palavras e inflexões de voz. É possível que quando seu cão parece estar ouvindo atentamente, inclinando a cabeça, é exatamente o que ele está fazendo. Ele está ouvindo as palavras, frases e inflexões de voz que têm significados positivos e associações.
  2. Ele está tentando se concentrar em sua voz. Embora os cães tenham excelente audição, sua capacidade de identificar a fonte e localização de um som é realmente pior do que a de um humano. Pode ser que inclinar a cabeça ajude o cão a identificar de onde vem o som da sua voz.
  3. Ele está tentando lhe ver melhor. Uma teoria apresentada no Psychology Today ressalta que o focinho de um cão bloqueia parcialmente sua visão do seu rosto. Inclinar a cabeça o ajuda a enxergar ao redor de seu focinho para que ele possa ler toda a sua expressão facial e captar sinais que lhe dizem se você está feliz com ele.
  4. Ele sabe que isso é fofo ... mais ou menos. Embora o seu cão provavelmente não compreenda realmente o conceito de fofura, ele entende que você reage positivamente quando ele se demonstra esse comportamento adorável, o que reforça isso. Então ele continua fazendo isso deliberadamente para obter uma reação positiva.

Por Que os Cães Chutam com as Patas de Trás Depois de se Aliviarem?

Cães são territoriais por natureza. Sempre que se aliviam, isso serve como um marcador territorial, de acordo com o American Kennel Club. No entanto, como muitos animais marcam seu território dessa maneira, os cães anexam uma mensagem adicional informando outros animais que o depósito foi deixado para trás especificamente por eles. O Vetstreet acrescenta que os cães têm glândulas em suas patas que secretam feromônios quando eles arranham com as patas traseiras na terra. Essencialmente, esta é a maneira do seu cão de adicionar sua assinatura ao seu marcador territorial.

Por Que os Cães Fazem Círculos Antes de se Deitar?

Este comportamento é provavelmente um resquício de antes dos cães serem domesticados, diz o Vetstreet. É provável que os ancestrais selvagens do seu cão fizessem círculos no solo a fim de suavizar a terra ou arrumar a grama ou as folhas de modo a fazer um pequeno ninho onde se deitar. Cavar antes de deitar também está ligado a essa prática ancestral. Cães em estado selvagem cavariam um buraco no solo para dormir, o que serviria para regular a temperatura do corpo e fornecer alguma proteção contra os elementos. Esses comportamentos aparentemente se tornaram tão profundamente arraigados nas espécies que até a cama mais macia dentro de casa não impede que o seu cão faça isso de tempos em tempos.

Por Que os Cães Perseguem Suas Caudas?

Gray and white long-haired dog catches his tail running in a circle.Tal como acontece com a inclinação da cabeça, perseguir a cauda tem várias causas possíveis, diz o Canine Journal. Alguns cães parecem perseguir suas caudas simplesmente porque é divertido ou para aliviar o tédio. Alguns cães também fazem isso para expressar empolgação ou desejo de brincar. E cães com altos impulsos de presa tendem a perseguir qualquer coisa que se mova em seu campo de visão, incluindo suas próprias caudas.

No entanto, perseguir a cauda nem sempre é divertido e uma brincadeira para o seu cão. Também pode ser um sinal de algo mais sério, como uma condição médica ou um distúrbio de ansiedade. Se seu cão é um caçador de cauda frequente, você deve conversar com seu veterinário sobre as seguintes possibilidades:

  1. Ele tem uma condição médica ou de pele. Problemas com as glândulas anais podem estar fazendo com que seu cão gire em círculos tentando alcançar seu traseiro e fornecer algum alívio, que se parece muito com a perseguição da cauda. Da mesma forma, dermatite alérgica a pulga pode estar fazendo com que seu traseiro coce como louco e ele está simplesmente tentando alcançar a coceira.
  2. Ele tem colesterol alto. Isso pode soar como um motivo estranho para a perseguição da cauda, mas de acordo com o Vetstreet, Um estudo publicado no Journal of Small Animal Practice descobriu que a perseguição da cauda ocorre mais frequentemente em cães com colesterol alto. Uma teoria é que o colesterol extra bloqueia o fluxo de hormônios que controlam o humor e o comportamento, fazendo com que os cães com esta condição fiquem ansiosos ou excitáveis.
  3. Ele tem transtorno obsessivo-compulsivo. TOC é um transtorno de ansiedade bastante comum em cães e a perseguição frequente da cauda é um sintoma comum desse transtorno. Uma maneira de saber se esse comportamento pode estar relacionado ao TOC é ver se o seu cão consegue se distrair facilmente da cauda. Se não, ou se ele também exibe outros comportamentos obsessivos, você deve discutir a possibilidade de TOC com seu veterinário.

É claro, se o seu cão não persegue a cauda com muita frequência, ou se ele só faz isso quando está claramente empolgado ou na hora de brincar, então é mais provável que não seja nada para se preocupar. Ainda assim, pode valer a pena mencionar isso ao seu veterinário durante o seu próximo exame, só por segurança.

Por Que os Cães Arrastam o Traseiro pelo Tapete?

Se você é tutor (a) de um cão, sem dúvida alguma já viu seu cão arrastar o traseiro pelo tapete ou pela grama de vez em quando. Embora você possa pensar que é engraçado, na verdade é um sinal de um problema para o seu cãozinho. Quando ele faz isso, ele está tentando acalmar um traseiro desconfortável ou irritado. A irritação pode ser causada por uma série de coisas, desde glândulas anais inflamadas até vermes e alergias. Se o problema persistir mais do que uma ou duas vezes, é melhor levar o seu cão ao veterinário para que ele seja examinado. Seu veterinário pode ajudá-lo a diagnosticar o problema e fornecer planos de tratamento para preveni-lo no futuro. Embora você possa dar uma boa risada do seu pobre amigo se arrastando pelo chão, lembre-se que ele está em um estado desconfortável e que é o traseiro dele que está se arrastando pelo chão, apenas pense nisso por um segundo.

Por Que os Cães Cheiram os Traseiros Uns dos Outros?

Nós sabemos, nós sabemos, aparentemente temos curiosidade sobre o traseiro dos cães, mas admitidamente você provavelmente está curioso (a). Os cães cheirarem os traseiros um do outro não é novidade para os tutores de cães. Na verdade, é provavelmente uma das primeiras coisas que você percebe quando introduz seu novo cãozinho a outro cão porque parece tão anormal e contrário ao comportamento humano. Mas para cães é realmente normal.

Os cães têm um senso de olfato incrível, 10.000 a 100.000 vezes melhor do que os humanos, e usam esse olfato para investigar outros cães através do bumbum. Embora pareça repugnante para nós, na verdade é uma onda de descobertas para os cães. Os cães têm glândulas anais que produzem feromônios e moléculas de cheiro que contam muito ao seu cãozinho sobre seu novo amigo, incluindo idade, sexo, dieta, status reprodutivo e muito mais. Embora seja a sua maneira de dizer olá, eles estão entrando em uma conversa completa com algumas farejadas. É por isso que você notará que os cães que se encontram com frequência e se conhecem muito bem não sucumbem com frequência ao farejar de bumbum. Então, embora você possa pensar que é nojento e você está tentando evitar que seu cãozinho participe de uma saudação cara a cara, lembre-se que é a maneira instintiva deles se conhecerem melhor.

As tendências caninas podem parecer estranhas e, às vezes, completamente estranhas do ponto de vista humano. Mas quando você pensa como um cão, elas começam a fazer muito mais sentido. Se você é alguém que já se perguntou: “Por que os cães inclinam a cabeça?” ou outra pergunta relacionada ao comportamento do seu cão, ter um melhor entendimento da psicologia canina pode ajudá-lo a se sentir mais próximo do seu amigo peludo.

Biografia da Colaboradora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é mãe de estimação, blogueira de estimação freelance e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde geralmente escreve sob a supervisão de uma ninhada de bebês peludos.

Related Articles