Diabetes em Cães: O Que Você Precisa Saber

Published by
minuto ler

O que é diabetes?

Diabetes mellitus é uma condição que se desenvolve quando o seu cão não consegue usar o açúcar (glicose) de forma eficaz e controlar o nível de açúcar no sangue. A insulina, que é produzida no pâncreas, é essencial para regular o uso e armazenamento de glicose no sangue. A produção insuficiente de insulina é potencialmente fatal.

Assim como em humanos, o diabetes em cães é sério, mas administrável. Existem dois tipos de diabetes, e embora não haja cura, os cães com qualquer tipo podem ser tratados com sucesso por meio de nutrição, exercícios e, se necessário, medicação regular com insulina. Com a ração certa e conselhos do seu veterinário, o seu cão diabético ainda pode desfrutar de uma vida feliz e ativa. 

O que causa o diabetes?

Uma redução na produção de insulina é geralmente causada por danos ao pâncreas. O pâncreas é responsável por produzir a quantidade adequada de insulina para controlar os níveis de açúcar. Em alguns cães, alterações hormonais ou medicamentos podem reduzir o efeito da insulina. Se o pâncreas do seu cão estiver danificado, poderão ocorrer sintomas a longo prazo e potencialmente de risco à vida e devem ser controlados.

Os fatores que aumentam a chance de seu cão desenvolver diabetes incluem: 

Condição corporal: Cães com excesso de peso ou obesos têm maior probabilidade de desenvolver diabetes. 

Idade: Os cães podem desenvolver diabetes em qualquer idade, mas o início de pico é com cerca de 8 anos.

Sexo: As fêmeas são duas vezes mais propensas a desenvolver diabetes.

Raça: Algumas raças de cães, como Samoiedas, schnauzers miniatura, poodles miniatura e bichon frisé são mais predispostas ao diabetes do que outras.

Outros fatores podem incluir má nutrição, anormalidades hormonais e estresse. 

Meu cão tem diabetes?

Os sinais de diabetes são difíceis de reconhecer porque são semelhantes aos de outros distúrbios como doença renal. Seu veterinário também pode precisar realizar exames para garantir um diagnóstico preciso. Se seu cão parece estar fraco ou com sede, urina frequentemente, sofre perda de peso rápida, está deprimido ou tem dor abdominal, ele pode ser diabético. Se você notar esses sinais, entre em contato com seu veterinário.

Sinais e sintomas de diabetes: 

  • Aumento na sede
  • Perda de peso
  • Falta de apetite
  • Cansaço, falta de energia
  • Vômito
  • Catarata      
Canine diabetes

* gatos

IMPORTANTE: Uma vez diagnosticada o diabetes, é importante que o seu cão seja monitorado regularmente. Seu veterinário verificará os níveis de glicose do seu cão e ajustará a medicação para manter seu cão estável. 

Tratamento e a importância da nutrição

Estabeleça uma rotina: A chave para manter um cão diabético saudável é rotina. Alimentação, exercício e, se necessário, dar a medicação devem ocorrer nos mesmos horários todos os dias. Isso ajuda a manter os níveis estáveis de glicose no sangue. Seu veterinário e equipe de saúde lhe dará conselhos.

Embora não haja cura para o diabetes mellitus, os veterinários reconhecem que ele pode ser controlado com insulina, exercício e nutrição adequada. As fibras são fundamentais no controle da doença, pois níveis moderados a altos de fibras reduzem as necessidades de insulina e os níveis de glicose no sangue. Fibras também tornam o corpo mais responsivo à insulina.

A ração que o seu cão come desempenha um papel importante na saúde geral e bem-estar. A nutrição equilibrada é uma parte essencial de um estilo de vida ativo e saudável. Quando o seu cão tem diabetes, é ainda mais importante alimentar com a ração certa para o cão de forma consistente. Fornecer uma ração recomendada por um veterinário com um perfil consistente de nutrientes ajudará a manter estável o nível de metabolismo do seu cão, para que ele possa se manter saudável. Para diagnósticos e opções de tratamento precisos, consulte sempre o seu veterinário e peça que recomende a melhor ração para a diabetes do seu cão. 

Perguntas para Fazer ao Seu Veterinário Sobre Diabetes

  1. Quais são as opções de tratamento para a saúde do meu cão diabético?
    • Pergunte como a nutrição funciona com outras opções disponíveis 
  2. A nutrição deve fazer parte do regime de tratamento do meu cão? Você recomendaria uma ração para cães da Hill’s® Prescription Diet® para a saúde do meu cão diabético?
    • E se eu tiver vários cães? Posso alimentá-los com a mesma ração?
    • Como a nutrição pode ajudar? Qual é o benefício de se alimentar nutrição terapêutica como parte do tratamento que pode incluir a administração de comprimidos ou injeções?
    • Quais são os prós e contras do uso de nutrição para ajudar a controlar a saúde do meu cão diabético? 
  3. Por quanto tempo precisarei alimentar meu cão com a ração recomendada? 
    • Pergunte como fornecer uma ração terapêutica pode ajudar a promover a saúde do meu cão diabético 
  4. Qual é a melhor maneira (e-mail/telefone) de entrar em contato com você ou com o seu hospital se eu tiver dúvidas? 
    • Pergunte se você precisa de uma consulta de acompanhamento.
    • Pergunte se um e-mail de lembrete ou aviso será enviado. 

Artigos Relacionados