O Que Você Deve Saber Sobre o Nariz Seco Seu do Cão

Published by
minuto ler

CUIDADO DO ADULTO CÃO

Dog nose

Você está acostumado com o focinho molhado e frio do seu cão em sua mão, querendo carinho. Mas desta vez, quando ele te cutuca, você percebe que o focinho do seu cão está seco e quente ao toque. Isso significa que ele está doente?

De modo algum. O focinho de um cão muda naturalmente de úmido e frio para quente e seco várias vezes ao longo do dia. Na maioria das vezes, um focinho de cão seco é um fenômeno físico completamente normal. Mas você deveria ficar preocupado?

Por Que o Focinho do Cão é Molhado, Afinal?

Existem dois motivos pelos quais o focinho de um cão é naturalmente úmido:

  • Uma fina camada de muco no focinho de um cão o ajuda a cheirar. Esse olfato superior se deve, em parte, à camada úmida que ajuda a absorver e reter os cheiros. Você pode até ver seu cão lambendo o focinho dele - uma maneira de realmente “provar” o cheiro, dando-lhe ainda mais informações sobre o que é, diz o Vetstreet.
  • O focinho de um cão também é um dos poucos lugares que os cães podem usar para se resfriar. Os cães não têm glândulas sudoríparas como seus donos humanos. Em vez disso, os cães “suam” pelo focinho e pelas almofadas das patas.

O Focinho do Cão Está Seco: Devo ficar preocupado?

Na maioria das vezes, o focinho seco de um cão não é nada para se preocupar. Alguns cães naturalmente têm focinhos mais secos do que outros, por um motivo. Um focinho seco pode simplesmente indicar que um cão acabou de acordar de uma soneca ao sol ou perto de um aquecedor ou que seu amigo de quatro patas precisa beber água devido à desidratação leve.

Mas às vezes o focinho seco de um cão pode ser um efeito colateral de um problema médico, como:

  • Uma queimadura solar. Se o seu cão apresenta focinho seco e vermelho ou a pele do focinho está descamando, pode ser culpa de uma queimadura solar. Converse com seu veterinário sobre uma loção especial para proteger seu cão do sol. Cães com focinho pálido ou rosa são especialmente suscetíveis a queimaduras solares. É importante proteger seus focinhos sensíveis porque a queimadura repetida pode levar ao câncer de pele, diz a United States Dog Agility Association.
  • Um distúrbio de pele. Se o focinho do seu cão está rachado, tem crostas ou feridas, ele pode estar sofrendo de uma doença de pele. Seu veterinário pode informá-lo se é esse o problema.
  • Desidratação grave. Um focinho seco provavelmente será apenas um dos muitos sintomas em um cão que sofre de desidratação grave. Outros sintomas incluem olhos encovados, gengivas secas, perda da elasticidade da pele e fraqueza. Leve-o imediatamente para a água e procure atendimento médico para um cão que você acredita estar sofrendo de desidratação grave.
  • Muco de Coloração Esquisita: Ao examinar o focinho do seu cão, procure por qualquer secreção nasal. Se o focinho do seu cão escorrer, o muco deve ser transparente. Se o focinho do seu cão apresenta muco espumoso, espesso, amarelo, verde ou até mesmo preto, consulte o seu veterinário.

O Focinho do Cão Está Escorrendo?

Um focinho escorrendo também pode indicar um problema de saúde no cão. A secreção nasal em excesso pode indicar um problema subjacente sério, como uma infecção do trato respiratório superior.

Embora normalmente o focinho molhado - ou seco - de um cão não seja nada para se preocupar, pode ser um sinal sutil de um problema médico maior. Na maioria das vezes, se o focinho seco de um cão for algo para se preocupar, você verá mudanças no comportamento de seu cão, como letargia, falta de apetite ou vômito, o que indica que é necessária uma visita a um veterinário. Se ele parece tão ágil como sempre, provavelmente não é nada para se preocupar, mas ainda vale a pena monitorá-lo por precaução.

Farejar o verdadeiro significado do focinho seco do seu cão permite determinar se ele está saudável ou se é um sintoma com o qual você deve se preocupar.

Biografia da Colaboradora

Kara Murphy

Kara Murphy

Kara Murphy é escritora freelance e mãe de estimação que mora em Erie, Pensilvânia. Ela tem um goldendoodle chamado Maddie.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados