alergias alimentares e ambientais nos cães

É fácil não prestar atenção às coceiras dos cães, considerando que é um comportamento normal. Mas não é. Isso pode indicar uma resposta atípica do organismo do cão a determinados alérgenos, muitas vezes ambientais e, nos casos menos comuns, alimentares.

Esta coceira, frequentemente causada por erupções cutâneas, pode deixá-la seca e com outras irritações, ficando vermelha ou descamada.

Independentemente do tipo de alergia da pele, é geralmente uma condição muito desconfortável para os cães, podendo mantê-los acordados à noite e machucar ainda mais sua pele, que já está bastante sensível.

Felizmente, com a combinação certa de alimentos e medicamentos para alergias dermatológicas, você pode ajudar o seu cão a sentir menos coceira e a ter uma pele mais saudável.

Alergias ambientais nos cães

Uma das coisas mais difíceis do caminho para a recuperação dos cães é descobrir a causa da reação alérgica. Contudo, para a grande maioria dos cães, as alergias da pele são causadas por certos fatores ambientais. Estas alergias podem ser resolvidas com um tratamento multimodal, constituído por medicamentos para ajudar a reduzir os sintomas imediatos e por uma nutrição que será efetiva a longo prazo.

Causas comuns para as alergias dermatológicas nos cães

grasses icon
Gramíneas
dust mites icon
Ácaros
pollen icon
Pólen
fleas icon
Pulgas

Alergias alimentares nos cães

Essas alergias são, na realidade, muito incomuns. Inclusive, apenas 10% dos cães com alergia sofrem verdadeiras reações alérgicas alimentares! Nesses casos raros, alguns cães podem ter reações a alguns ingredientes, que podem ser identificados através de testes de eliminação de alimentos indicados pelo veterinário. O melhor alimento para as alergias dermatológicas são os alimentos terapêuticos específicos para cães com proteína hidrolisada ou com uma única fonte de proteína à qual seja pouco provável que o cão tenha uma reação alérgica.

Proteína única

Proteínas  que geralmente não são encontradas na nutrição para cães. Isto reduz o risco de reações adversas ao alimento ou ao ambiente.

VS

Proteína Hidrolisada

Aminoácidos suaves que são divididos em porções menores para evitar que sejam detectados pelo sistema imunológico.

Alergias alimentares mais comuns nos cães

chicken icon
Frango
beef icon
Carne bovina
dairy icon
Laticínios

Identifique os sinais das alergias do seu cão

A pele seca com coceira é apenas um dos muitos sintomas que podem indicar que o cão tem um problema maior causado por alergias ambientais. Nos casos mais raros, também pode ser sinal de alergias alimentares. Quando o cão apresenta reações anormais como estas em resposta a um determinado alérgeno, pode sentir desconforto que o leva a se coçar. Infelizmente, isso só aumenta a irritação da pele e o desconforto do animal.

Estes são alguns sinais a serem observados se você está se perguntando se o seu cão sofre de alguma alergia:

  • Vermelhidão, manchas ou bolhas
  • Descamação
  • Perda de pelo
  • Escaras, crostas ou pele grossa
  • Coceira, lambedura, esfregamento
  • Mau odor da pele
  • Problemas digestivos
  • Olhos lacrimejantes e corrimento nasal

Pode ser frustrante tentar descobrir como ajudar os cães com pele seca e outros problemas de pele. Além disso, o tratamento pode variar de caso para caso, dependendo do diagnóstico do seu cão. Mas geralmente, uma combinação de nutrição terapêutica capaz de aliviar estes sinais e providenciar um cuidado de longo prazo, juntamente com medicamentos prescritos por um veterinário, contribui para evitar o reaparecimento das alergias dermatológicas.

Controlar as alergias dos cães

Ninguém gosta de ver seu cãozinho infeliz e se coçando sem parar. Muitos tutores procuram freneticamente soluções para tratar a pele irritada do seu cão. Alguns tentam shampoos específicos para cães com alergias da pele ou até remédios caseiros para a coceira. Mas o melhor a se fazer é consultar um veterinário, que pode sugerir uma solução simples - mas eficiente - para tratar o seu cãozinho, composta por alimentos adequados para as alergias dermatológicas e medicamentos específicos para um alívio rápido. A nutrição certa pode promover uma pele saudável e ajudar a aliviar os sintomas do cão rapidamente e evitá-los a longo prazo.

Lembre-se: Assim como os humanos, cada cão é único. O melhor a fazer é procurar ajuda profissional para atender as necessidades específicas do seu pet. Mesmo com tratamento, alguns cães podem apresentar sinais recorrentes que requerem ajustes e os veterinários são essenciais no tratamento das alergias dermatológicas dos cães.

Se não souber a causa das alergias do seu cão, mas procura uma nutrição para ajudá-lo a controlar, pergunte ao seu veterinário sobre algumas coisas:

novel protein icon

Proteína única

Não é tão comum os cães terem alergia alimentar, mas se eles tiverem, alimentos terapêuticos com proteína única e hidrolisada podem ajudar a controlar os sinais clínicos da alergia. Certos ingredientes, como a proteína de ovo, podem ajudar a reduzir a coceira.

nutritional skin support icon

Apoio nutricional para a pele

Com a mistura certa de ingredientes, o alimento do seu cão pode ajudar a suavizar e nutrir a pele e o pelo de forma a diminuir a coceira e reforçar a barreira da pele contra os alérgenos.

medication icon

Medicamentos

Enquanto o seu cão estiver se ajustando com o alimento correto para o tratamento a longo prazo, o veterinário pode receitar medicamentos para aliviar a coceira e reforçar a barreira da pele contra os alérgenos. Consulte seu veterinário antes de comprar medicamentos que não precisam de receita, pois muitas vezes podem ser caros e ineficientes.

Pergunte ao seu veterinário sobre como a ciência pode ajudar no cuidado com as alergias

Conteúdos e dicas

Para obter mais informações sobre as alergias do seu cão - e para lhe proporcionar o melhor cuidado possível ao longo da sua vida - consulte estes artigos úteis elaborados pela nossa equipe de veterinários.