Informações Importantes sobre Alergias e Intolerâncias Alimentares em Seu Gato

Published by
minuto ler

O que são alergias ou intolerâncias alimentares?

Alergias / intolerâncias alimentares são causadas por uma reação a um ingrediente específico, que geralmente é a proteína. Às vezes denominadas como “reação adversa a alimentos”, elas são definidas como uma resposta anormal a um alimento ou conservante. Existem duas classes de reações adversas: aquelas em que o sistema imunológico está envolvido (geralmente chamadas alergias alimentares) e aquelas que ocorrem sem um componente imunológico (geralmente chamadas intolerâncias alimentares).

As alergias podem durar pela vida toda, por isso, o ingrediente precisa ser retirado permanentemente da alimentação do seu gato.

O que causa alergias ou intolerâncias alimentares?

Poderá levar meses ou anos até o seu gato desenvolver uma resposta alérgica a um alimento específico. No entanto, uma vez alérgico, o seu gato quase sempre terá uma reação negativa a esse alimento. Reações alérgicas são mais comumente associadas a fontes de proteína – geralmente a carne no alimento do seu gato.

Alimentos: As causas mais comuns de alergias e intolerâncias alimentares em gatos são bife, laticínios e peixes.

Lesões: Inflamação, infecção, cirurgia e algumas medicações poderão lesionar o sistema digestório, podendo levar a alergias ou intolerâncias alimentares.

Idade: Alergias e intolerância alimentares podem ocorrer em qualquer idade.

Raça: : Algumas raças de gatos parecem mais propensas a desenvolver alergias ou intolerâncias alimentares, incluindo gatos Siameses.

O meu gato é sensível a alimentos?

Se o seu gato vomita com frequência, tem diarreia, pele irritada, uma má condição de pelagem ou perda de pelo, pode ser que ele tenha uma alergia alimentar. Os sintomas comuns de uma alergia alimentar ou intolerância alimentar são irritação digestiva ou irritação de pele. Se o seu gato tem alergias ou intolerâncias alimentares, pode ser que você note alguns dos seguintes sinais:

  • Vômitos ou diarreia
  • Flatulência
  • Coceira frequente ou perda de pelo
  • Pele inflamada, vermelha
  • Problemas de audição crônicos
  • Mau crescimento em gatos jovens
  • Tosse, sibilo e espirros
Common signs of food allergies and food intolerance

IMPORTANTE: Alguns sintomas de alergias ou intolerâncias alimentares são semelhantes àqueles de outras condições graves, portanto, consulte o seu veterinário caso note algum desses sinais.

A importância da nutrição

Alergias ou intolerâncias alimentares poderão durar pela vida toda. O objetivo principal no tratamento de alergias ou reações adversas a alimentos é encontrar e evitar os ingredientes de alimentos responsáveis por causar os sinais de pele e/ou gastrointestinais. Se o seu gato sofre de alergias alimentares, é ainda mais importante alimentar com a ração certa.

Estudos de dieta de eliminação --- remover o ingrediente do alimento que seu gato come --- são os métodos mais práticos e precisos de diagnosticar alergias alimentares em gatos. O alimento que seu gato ingere deve ser balanceado e conter o menor número de ingredientes e conservantes possível. Tenha certeza de retirar o acesso a todas as outras rações, comida de mesa, petiscos, lanches e brinquedos de mastigar enquanto isola o alérgeno.

Se o seu gato tem reação alérgica a uma determinada carne, seria uma boa ideia você tentar um alimento com uma nova fonte de proteína - isto é, nova para o seu gato - como carne de pato ou veado. Se nenhuma dessas opções ajudar, pode ser que seu gato seja alérgico a essas proteínas e ele precisará de um alimento com proteínas especificamente isoladas. Para um diagnóstico preciso e opções de tratamento, sempre consulte o seu veterinário e peça para que recomende o melhor alimento para as alergias alimentares do seu gato.

Perguntas Sobre Alergia Alimentar para Fazer ao Seu Veterinário:

1. Existem alimentos que eu deveria evitar dar ao meu gato devido às suas alergias?

  • Pergunte como alimentos humanos podem afetar a saúde do seu gato.

2. Você recomendaria a ração Prescription Diet® ou a Science Diet® da Hill’s® para minhas alergias?

  • Pergunte sobre questões nutricionais especiais para o seu gato
  • Quanto / com qual frequência você deve alimentar a ração recomendada ao seu gato
  • Discuta sobre quais petiscos você pode alimentar o seu gato juntamente com a ração recomendada

3. O quanto devo esperar para notar sinais de melhora na condição do meu gato?

4. Você pode me fornecer instruções escritas ou um folheto sobre alergias alimentares para o meu gato?

5. Qual é a melhor maneira (e-mail/telefone) de contatar você ou seu hospital veterinário caso tenha dúvidas?

  • Pergunte se você precisa de uma visita de acompanhamento.
  • Pergunte se será enviado um lembrete por e-mail ou notificação.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados