Ingredientes da Comida Para Gatos: O Que Devemos Saber?

Published by
min read

Fornecer uma dieta nutritiva para gatos é essencial para saúde e qualidade de vida. Para que isto aconteça, é essencial aprender quais são os melhores ingredientes e quais os benefícios que esses ingredientes trazem.

Os rótulos das comidas para gatos mostram quais ingredientes constam nas latas ou sacos, mas não explicam como e por que esses componentes específicos são benéficos para seu felino. Por isso, é importante se informar melhor antes de começar a encher o seu carrinho de compras. Cada marca de alimento tem a sua própria definição do que um gato necessita comer, e nem todas são iguais. 

A filosofia da Hill’s é construída sobre uma base de ingredientes de alta qualidade, pesquisas e inovação que provam que a chave para a saúde ideal dos nossos pets é o equilíbrio adequado desses nutrientes essenciais, fornecidos pelos ingredientes. Cada tipo de alimentação Hill’s para gatos é formulada com embasamento científico. Pesquisas sobre a biologia dos felinos ajudam a tornar esta nutrição cada vez mais eficiente. Adicionalmente, os melhores ingredientes serão aqueles que, além de preencherem todos os requerimentos nutricionais exigidos pelo seu bichano, serão também apetitosos.

Entendendo os Rótulos

Os rótulos dos alimentos nos EUA para pets precisam seguir as diretrizes estabelecidas pela Food and Drug Administration Center for Veterinary Medicine (FDA-CVM) e pela  Association of American Feed Control Officials (AAFCO) (site em inglês). Os requerimentos da FDA-CVM e AAFCO são bem específicos, pois cada ingredientes deve ser identificado na ordem correta. E também devem estar listados em ordem decrescente de acordo com seu peso (pela ordem de inclusão).

Por exemplo, um equívoco comum é dizer que os alimentos para cães e gatos possuem subprodutos de baixa qualidade. Mesmo um subproduto pode oferecer um perfil nutricional que atende às exigências de cães e gatos. As empresas precisam listar todos os ingredientes (como ácido ascórbico, vitamina A) que são incluídos para balanceamento nutricional.

A AAFCO (site em inglês) também estabeleceu o que podemos chamar de “a regra dos 95%.” Qualquer alimento para pets com um nome que sugere conter principalmente um determinado ingrediente (Salmão, cordeiro, etc) deve conter 95% daquele ingrediente por kg, sem a inclusão de água (ou 70% se a água foi adicionada).

Alimentos para gatos e seus benefícios

Os nutrientes mais importantes encontrados nos ingredientes que procuramos quando escolhemos a melhor comida para gatos são proteína, gordura e carboidratos, de acordo com Cornell Feline Health Center (site em inglês) (Centro de Saúde de Felinos do Colégio de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell nos EUA). A refeição dos gatos precisa atender os requerimentos básicos quanto a estes nutrientes. Os gatos dependem dos nutrientes encontrados nos tecidos de animais para suprir suas necessidades específicas e peculiares, como um carnívoro estrito. Por isso, existe a necessidade da carne como ingrediente importante para mantê-lo saudável. Entretanto, o fato de serem carnívoros estritos não impede que possam se beneficiar de outras fontes alimentares como os grãos. O tipo de carne que seu felino digere não é tão importante quanto a proteína que este ingrediente fornece. Eles não sabem ler, então o frango, bife, salmão, atum e as fontes menos comuns como a de pato e a de coelho que aparecem nas embalagens são um apelo comercial Proteínas saudáveis podem ser provenientes de outras fontes adicionais no alimento, como ovo e ervilha.

Segundo um site americano que fornece informações veterinárias, VetInfo (site em inglês), certas vitaminas e minerais são vitais para o bem estar dos gatos, como o cálcio, vitamina A, ferro, magnésio e sódio. Os ingredientes utilizados na formulação de comida para gatos específica para filhotes inclui DHA (ácido graxo essencial para o desenvolvimento do cérebro e dos olhos), taurina (um aminoácido essencial para todos as etapas de sua vida), ácido fólico (para crescimento celular), tudo que é necessário para o seu gatinho à medida que cresce.

Striped cat eating wet cat food out of food dish

Ingrediente necessários x desnecessários

Ao buscar pelos melhores ingredientes na alimentação de seu gato, escolha aquele que tenha apenas os que realmente são necessários, sem qualquer aditivo desnecessário.

Desenvolver uma alimentação que forneça o equilíbrio certo de nutrientes é extremamente difícil. Por isso, a Hill’s emprega cerca de 220 veterinários e nutricionistas para garantir que seu pet receba o balanço correto dos ingredientes necessários para todos os estágios e estilo de vida do seu gatinho.

De acordo com as orientações da AAFCO, ingredientes "naturais" são aqueles que não sofreram processamento químico sintético ou que de alguma forma, não passaram por este processo. Que não contêm aditivos ou auxiliares de processamento quimicamente sintéticos, exceto em quantidades que possam ocorrer nas boas práticas de fabricação. Embora os ingredientes naturais pareçam ser a melhor opção para o seu gatinho, lembre-se de que alguns elementos, como antioxidantes e vitaminas adicionais que, não necessariamente estejam presentes nos ingredientes, podem ser acrescentados para fornecer benefícios adicionais à saúde. Desta forma, procure por uma dieta para gatos que contenham um equilíbrio dos nutrientes necessários para sua saúde e não apenas por ingredientes naturais.

Alguns ingredientes, de acordo com a AAFCO, incluindo especiarias e extratos como gengibre, camomila, erva-doce e alecrim são acrescentados principalmente para dar sabor e não nutrição, portanto, não são considerados requisitos para uma alimentação equilibrada. O FDA reavalia regularmente os ingredientes que são prejudiciais aos pets, como o propileno glicol, um aditivo alimentar sintético que foi proibido de ser usado em comida de gato em 2017.

Ao estudar os rótulos dos alimentos para os bichanos, você também encontrará termos que não são fáceis de compreender como hidroxianisol butilado (BHA) ou tocoferóis mistos (BHT). Estes são conservantes químicos e naturais que mantêm os alimentos frescos. O Daily Cat ressalta que os tocoferóis misturados atuam como antioxidantes e são um derivado da vitamina E. Outros aditivos fornecem aminoácidos: L-lisina, L-treonina, DL-triptofano, por exemplo. Segundo a AAFCO, estas substâncias devem ser incluídas na lista de ingredientes e existem regulamentos quanto à quantidade permitida incluída.

Alimento Úmido vs. Alimento Seco

Outra questão na busca pelos melhores ingredientes para alimento de gato é se você deve comprar alimento úmido, seca ou ambas. Ambos os tipos são nutricionalmente completos, o que significa que nenhum é melhor que o outro em termos de necessidades nutricionais. No debate sobre alimentos úmidos ou alimentos secos, existem prós e contras em cada opção.

Two cats eat food off a white plate at the same time.

A versão úmida é ótima para o controle de porções e contém mais água, o que ajuda os gatos - especialmente aqueles que estão doentes - a se manterem hidratados. Mas também pode ser mais caro e mais confuso e as latas, com as sobras de comida, precisam ser refrigeradas após a abertura, e seu felino pode desprezar o alimento frio. Você pode aquecer as sobras em banho-maria, mas certifique-se de que esteja morno para comer antes de servir.

Alimentos secos são uma boa opção, pois podem ser armazenados por mais tempo, se armazenados adequadamente dentro do pacote. No entanto, é importante observar que mesmo a versão seca dos alimentos para gatos têm data de validade; portanto, certifique-se de conferir sempre o prazo de vencimento.

Os gatos são conhecidos por terem paladar exigente, então a escolha deles vai depender do tipo de alimento que você escolhe. Teste os tipos úmido e seco, especialmente quando se tratar de um filhote. Você pode até adicionar um pouco de água ao alimento seco para torná-lo mais agradável para os filhotes, mas não adicione leite porque os laticínios podem causar problemas digestivos, como diarréia.

Pesquisando ingredientes da comida de gato

Não há dúvida de que, se você está pesquisando ingredientes para o alimento de gato é porque quer oferecer o melhor para ele. E um tutor que se educa será um tutor melhor. Em sua pesquisa, provavelmente encontrará várias filosofias nutricionais diferentes (como acontece quando buscamos melhorar a nossa própria nutrição) e também encontrará vários sites que fornecem alegações infundadas com base em tendências pessoais. É importante não ser vítima dessas opiniões, pois isto pode colocar em risco a saúde do seu gato, se apenas seguir o que lê na Internet. Isso pode ser verdade para amigos e familiares - embora seus conselhos sejam, sem dúvida, dados com as melhores intenções, toda situação de gato é um pouco diferente e, portanto, deve ser tratada como tal. Converse com um veterinário sobre suas preocupações e sobre certos ingredientes. Pergunte se as alegações são verdadeiras ou falsas. Eles são realmente a melhor e mais educada fonte de informações que você pode obter quando se trata de escolher o alimento de gato saudável com ingredientes adequados.

Se você estiver interessado em alterar a dieta de seu gato de maneira significativa, recomendamos conversar com um veterinário primeiro. O autotratamento com base nos perfis de ingredientes pode causar problemas, especialmente se você estiver pensando em eliminar algum ingrediente. Por exemplo, como observado acima, os gatos precisam de carne para uma nutrição adequada; portanto, um plano de refeições veganas ou vegetarianas não é uma escolha saudável.

Trabalhe colaborando com o veterinário para determinar quais os melhores ingredientes para o alimento de gato e você encontrará a opção nutricionalmente equilibrada certa para o seu amigo felino.

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e mãe de gatos de longa data, cujos dois azuis russos governam a casa. Seu trabalho também aparece em Care.com, What to Expect, and Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais de estimação, gravidez e vida familiar. Encontre e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

Artigos Relacionados

  • Sugestões sobre Como Tratar o Seu Gato de Forma Saudável

    Dar ao seu gato um petisco ou biscoito caseiro que você mesmo fez pode ser uma ótima maneira de se conectar com seu gato e demonstrar o seu amor e atenção. Aqui seguem algumas receitas que você pode fazer em casa utilizando as nossas rações para gatos Science Diet®, Ideal Balance® ou Prescription Diet®
  • Proteínas e as necessidades especiais de seu gato | Hill's Pet

    Você provavelmente já sabe que as proteínas são importantes para sua própria saúde e que seu gato também precisa delas. A combinação certa de proteínas é fundamental, mas seu gato precisa de ajuda para obter a mistura correta.
  • Os ingredientes corretos: a base da boa nutrição felina | Hill's Pet

    Os nutrientes podem ser encontrados em diversas fontes, mas os ingredientes corretos ajudam a fornecer a nutrição ideal para a máxima saúde. Todos os alimentos Hill's™ Science Diet™ para gatos contêm os ingredientes certos para dar uma base adequada à boa saúde.
  • As preocupações levantadas pela alimentação caseira dos gatos

    154502253 Os gatos possuem necessidades nutricionais diferentes dos humanos. Em um estudo realizado com alimentos caseiros, mais de 90% deles provaram ser incompletos e nutricionalmente desbalanceados para os animais de companhia.